Atletas do Oi Pro Junior Series aproveitam as ativações especiais em Maresias

By WSL Latin America | 11 de novembro de 2019 | noticias, principal

Duas ativações especialmente criadas pela WSL Latin America, para os competidores do Oi Pro Junior Series e do Oi Longboard Pro, foram um sucesso na Praia de Maresias, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Eles se divertiram participando de um campeonato no jogo True Surf na arena do evento e depois compareceram em massa no Athlete Summit, realizado no sábado à noite, ficando atentos as palestras de Felipe Stanford, Director of Partnerships & Athletes, sobre gestão de carreira – case: Gabriel Medina, do Sérgio Gadelha, chefe dos juízes (head judge) da WSL Latin America, sobre critérios de julgamento e de Felipe Kozlowski, sobre as melhores práticas do Instagram, estratégias de vídeos, engajamento e monetização.

Ivan Martinho, CEO da WSL Latin America, apresentando os palestrantes Sergio Gadelha, Felipe Kozlowski e Felipe Stanford (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

O primeiro palestrante a se apresentar foi Felipe Stanford, que mostrou alguns detalhes que fizeram de Gabriel Medina um fenômeno nas mídias sociais. Ele fez um resumo de toda a carreira do bicampeão mundial, desde o início, mostrando todo o trabalho que foi feito na sua imagem de atleta, para conseguir patrocínios de marcas até fora do segmento do surfe. Também orientou os jovens surfistas de como atingirem esse estágio de sucesso, como o de Gabriel Medina em todas as mídias, proporcionando o retorno esperado pelos patrocinadores.

O segundo palestrante foi o experiente head judge (chefe dos juízes) da WSL Latin America, Sérgio Gadelha. Ele destacou a quantidade de ex-surfistas que hoje trabalham no julgamento, cerca de vinte já no Brasil, dois deles no quadro principal da World Surf League nas etapas do Championship Tour. Sérgio afirmou para os jovens atletas terem a certeza que estão sendo avaliados por pessoas que têm o feeling do surfista com as técnicas de julgamento.

Felipe Stanford (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Sérgio Gadelha também falou mais detalhadamente sobre os cinco principais critérios para potencializar suas notas nas ondas surfadas durante as baterias nas competições, ressaltando que hoje em dia, todos precisam ser bons em fazer manobras aéreas, bons em tubos e bons usando a borda da prancha nas paredes das ondas. Como exemplo, citou os dois últimos campeões, Gabriel Medina e John John Florence, que são no momento os mais completos.

INSTAGRAM – Depois, começou a palestra que, talvez, tenha sido a mais esperada, de Felipe Kozlowski, Head of Partnerships, sobre as melhores práticas para se obter sucesso em uma das principais plataformas de mídias sociais atualmente, o Instagram. O aplicativo tem somente nove anos de existência e no início era um aplicativo de fotos, mas agora tem outras ferramentas que podem ser utilizadas para conseguir sucesso e mais fãs no Instagram.

Sergio Gadelha (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Ele destacou alguns pontos fundamentais para isso, como compartilhar a essência de cada um, seus valores, crenças, visando adquirir autenticidade, além de fazer mais conexão com os fãs, sempre buscando aumentar a comunidade sendo criativo para consolidar sua marca. Felipe exemplificou a plataforma como um carro que precisa de quatro rodas para se equilibrar e as quatro rodas do Instagram são o Feed de Notícias, o Stories, o Live e o IGTV.

Felipe aconselhou que no Feed é preciso postar foto ou vídeo a cada 2 dias pelo menos, aproveitando o formato vertical para encher a tela dos smartphones, usar tag de localização e mais 3 a 5 hashtags, sobre onde está, o que está fazendo, sempre interagindo com os comentários. No Stories, revelou que existem cerca de 500 milhões de usuários todos os dias e é para usar como se fosse os bastidores dos bastidores, sem tanta preocupação porque ele só fica visível por 24 horas. O ideal é fazer de 5 a 8 stories por semana, usando figurinhas interativas.

(Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Sobre o Live, que pode ter um engajamento sete vezes maior, é bom fazer um por semana, ativando a moderação de comentários, para eliminar os mais ofensivos. E sobre o IGTV, que é a grande novidade do momento, os vídeos podem ser no formato horizontal e também usar no Stories para reforçar a divulgação. Felipe aconselhou um IGTV por semana no mínimo, engajando a audiência nos primeiros 3 segundos com criatividade, com conteúdo original em vídeos com mais de 1 minuto e usar sempre o feed e compartilhamento no Stories.

“Achei muito importante essa iniciativa da WSL, porque muita gente não sabia da maioria das coisas e foi muito bom porque a maioria dos atletas vieram”, disse Julia Duarte, que ocupa a terceira posição no ranking sul-americano Pro Junior. “Eu pensei que só viriam os pais, técnicos, então achei muito bacana porque tem atletas muito novos, que estão iniciando suas carreiras. Eu gostei muito porque aprendi bastante, minha mãe estava aqui comigo, então a gente anotou tudo e vamos melhorar meu Instagram. Achei muito importante pelo fato de que a gente é criança ainda, mas no mundo do surfe já somos adultos, então temos que saber de tudo e sempre ficar atenta para aprender cada dia mais”.

(Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

TRUE SURF – O True Surf é o aplicativo de simulação de surfe oficial da World Surf League (WSL). É o jogo de surfe mais autêntico para o celular, com mais de vinte das melhores ondas do mundo, incluindo as de todas as etapas do Championship Tour (CT), Big Wave Tour (BWT) e do World Longboard Championships (WLC). Além das ondas mais high-performance do mundo, o True Surf é atualizado diariamente com as condições do mar fornecidas pelo Surfline, o site de previsão de tempo e ondas.

Foto: Gabriel Gontijo / WSL

Ruben Garcia, VP de Marketing da True Axis, empresa que desenvolveu o aplicativo, declarou que a parceria com a WSL foi essencial para o lançamento do jogo.

“O conceito principal por trás do True Surf, foi desenvolver uma simulação de surfe o mais real possível com as ondas de cada local, o mais verdadeiro e atual com a realidade, incluindo as condições do mar do Surfline”, disse Garcia. “Quando pensamos numa parceria de surfe competitivo, a gente sabia que tinha que ser com a WSL”.

No Oi Pro Junior Series em Maresias, a WSL Latin America e a True Surf criaram uma ativação na área VIP do evento, promovendo uma competição entre os atletas da categoria Sub-18 nas ondas virtuais de Maresias com condições épicas, especialmente criada para o evento. Além de muita diversão e competitividade, os melhores receberam kits da WSL e premiação virtual para ser usada no aplicativo. O ranking final da ativação ficou com Kainan Meira em primeiro lugar, Lucas Vicente em segundo, Murillo Coura em terceiro e Heitor Mueller em quarto.

Oi Pro Junior Series e o Oi Longboard Pro são uma realização da World Surf League Latin America com patrocínio da Oi como naming rights e da Subway, com todas as quatro etapas contando com o portal Waves como parceiro de mídia e sendo transmitidas ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo www.waves.com.br. Esta última etapa na Praia de Maresias também contou com o importante apoio da Prefeitura Municipal de São Sebastião, da Federação Paulista de Surf e das Associações de Surf de Maresias e de São Sebastião.

True Surf (Foto: @WSL / Gabriel Gontijo)

A OI E O ESPORTE – A Oi acredita no potencial de transformação do esporte e patrocina grandes eventos esportivos como o Oi Rio Pro, Oi Pro Junior Series – voltado para a categoria de base do surfe – e Oi STU Open. Além de apoiar atletas de diferentes modalidades, como os surfistas Gabriel Medina, Italo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima, Adriano de Souza, Tatiana Weston-Webb, Davizinho, Tainá Hinckel e os skatistas Pedro Barros e Leticia Bufoni, a companhia acelera, em parceria com o Instituto Ekloos e apoio do Oi Futuro, cinco projetos de surfe na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, que são voltados para a população local. A Oi também patrocina a equipe de judô Oi Sogipa, no Rio Grande do Sul.

—————————————————————-

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager

(48) 999-882-986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

——————————————————————

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem promovendo os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 230 eventos globais masculinos e femininos no ano para definir os campeões mundiais do World Surf League Championship Tour, Big Wave Tour,  Redbull Airborne, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, além do WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, enquanto incentiva a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis da WSL. A World Surf League é pioneira em streaming online para uma enorme legião de fãs apaixonados e interessados em ver as grandes estrelas, como Kelly Slater, Stephanie Gilmore, John John Florence e muitos brasileiro, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, competindo no campo de jogo mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

——————————————————————

 

Tags:, , , , , , , , , ,