World Surf League anuncia novidades para o Challenger Series de 2023

By WSL Latin America | 9 de agosto de 2022 | noticias

LOS ANGELES, Califórnia/EUA (Terça-feira, 9 de agosto) – A World Surf League (WSL) está anunciando hoje, uma série de atualizações para o Challenger Series (CS), o campo de batalha para os surfistas mostrarem seus talentos na disputa por vagas para a elite do Championship Tour (CT). O número de participantes nas etapas será reduzido e os tops do CT que confirmarem suas permanências no corte do meio da temporada, não serão mais obrigados a competir em dois eventos. Além disso, haverá um aumento na premiação das etapas na próxima temporada.

As atualizações serão implantadas a partir do Challenger Series de 2023 e foram projetadas buscando ganhar tempo nas janelas dos eventos, para que a competições aconteçam em ondas melhores dentro do período de cada etapa. As mudanças também visam criar narrativas mais atraentes para os eventos, fortalecendo os perfis dos atletas.

“Fizemos essas mudanças para melhorar positivamente o Challenger Series”, disse Jessi Miley-Dyer, vice-presidente de Circuitos e Competições da WSL. “Ouvimos as avaliações dos competidores sobre a nossa primeira temporada e as incorporamos ao formato de 2023. As atualizações no formato, visam aproveitar as melhores condições das ondas dentro das janelas dos eventos. Também aumentamos a premiação para os atletas e criamos mais oportunidades para os competidores se requalificarem para a temporada do Challenger Series do próximo ano, sem ter que voltar ao Circuito Regional. Reservamos 10 vagas masculinas e 5 femininas, para os surfistas do Challenger mais bem colocados no ranking, que não se classificaram para o CT”.

A partir de 2023, o número de participantes nas etapas do Challenger Series, será reduzido de 96 para 80 atletas na categoria masculina e de 64 para 48 na feminina. A maior parte desta diminuição será de surfistas do CT, que já garantiram suas permanências no corte da elite no meio da temporada. Eles não serão mais obrigados a participar de dois eventos do Challenger Series, no entanto, poderão solicitar vaga de convidado (wildcard), se desejarem competir.

Com a introdução do corte na metade da temporada, os 12 homens e 7 mulheres que perderem suas vagas na elite, sem conseguir ficar entre os 20 primeiros colocados da categoria masculina e entre as 10 melhores da feminina, estarão automaticamente garantidos para competir em todas as etapas do Challenger Series, contra os (as) atletas classificados pelos rankings regionais e convidados (as). A redução no número de participantes, permitirá que as competições aproveitem melhor os ciclos das ondulações no período de cada etapa.

A partir de 2023, todas as etapas do Challenger Series serão disputadas por 80 homens e 48 mulheres, obedecendo os seguintes critérios de qualificação:

  • 12 homens e 7 mulheres que perderam suas vagas no CT na metade da temporada
  • 10 homens e 5 mulheres do ranking do Challenger Series do ano anterior que não se classificaram para o CT
  • 3 homens e 2 mulheres do CT que não se requalificaram para o CT e nem para o Challenger
  • 49 homens e 30 mulheres classificados pelos sete escritórios regionais da WSL (América Latina, América do Norte, Havaí/Tahiti, Europa, África, Austrália/Oceania e Ásia)
  • 1 homem e 1 mulher campeões mundiais da categoria Junior
  • 5 homens e 3 mulheres convidados (wildcards) para cada evento

A premiação, que é igual para mulheres e homens em todas as etapas do Challenger Series, também será aprimorada, com um aumento do valor mínimo. A WSL anunciará mais detalhes sobre essa atualização, quando o calendário do Challenger Series 2023 for divulgado.

Em 2022, o Challenger Series está sendo disputado em sete etapas, com os quatro melhores resultados sendo computados nos rankings, que definirão os 10 homens e as 5 mulheres classificados para completar a elite do Championship Tour em 2023. As próximas serão o EDP Vissla Pro Ericeira, nos dias 1 a 9 de outubro em Portugal, o Corona Saquarema Pro apresentado pelo Banco do Brasil, de 1 a 8 de novembro no Brasil e o Haleiwa Challenger, de 26 de novembro a 7 de dezembro no Havaí.

Foto: Kelly Cestari / World Surf League

Tags:, , , , ,