World Surf League celebra inclusão do surf nas Olimpíadas de Tokyo 2020

By João Carvalho | 3 de agosto de 2016 | noticias

O Comitê Olímpico Internacional (COI) oficializou nessa quarta-feira, 3 de agosto de 2016, no Rio de Janeiro, que está sediando os Jogos Olímpicos de 2016, a inclusão do surf como uma das novidades entre os esportes que vão disputar medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020 no Japão. Os outros são o Skate, Caratê, Softball e Escalada.

Filipe Toledo (Foto: Kenneth Morris - WSL)
Filipe Toledo (Foto: Kenneth Morris – WSL)

“Parabéns ao presidente da ISA (International Surfing Association), Fernando Aguerre, e a ISA por todo empenho para conseguir incluir nosso esporte nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020”, disse Paul Speaker, CEO da World surf League (WSL), que organiza as competições profissionais do surf mundial. “Este é o um grande momento para o surf profissional e uma validação do surf como um esporte com participação de atletas e espectadores em todo o mundo. A WSL é a casa dos melhores surfistas do mundo e está ansiosa em trabalhar com a ISA para garantir que o surf seja apresentado da melhor maneira possível e pelos melhores surfistas do mundo. É admirável que os nossos incríveis atletas vão ter a oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades representando seus países para a enorme audiência global das Olimpíadas ”.

O australiano Kieren Perrow, Comissário (Comissioner) da World Surf League, acrescentou: “a WSL tem trabalhado incansavelmente para fornecer oportunidades para todos os seus surfistas se desenvolverem como atletas profissionais e também para expandir a participação global no esporte surf. Estamos muito animados com a decisão do COI e já ansiosos pelo que isso significa para o futuro do surf profissional”.

A World Surf League representa mais de 2.000 surfistas profissionais entre homens e mulheres, incluindo os da elite do WSL Championship Tour que disputam o título mundial masculino e feminino, realizando mais de 170 competições a cada ano nos cinco continentes dos aros do símbolo das Olimpíadas.

Foto: Kirstin Scholtz - WSL
O Brasil ganhou os últimos títulos mundiais da World Surf League, com Gabriel Medina em 2014 e Adriano de Souza em 2015 (Foto: Kirstin Scholtz – WSL)

Algumas estrelas da World Surf League falaram sobre a inclusão do surf nos Jogos Olímpicos de Tokyo 2020, durante o Vans US Open of Surfing encerrado no último domingo (31) em Huntington Beach, com o brasileiro Filipe Toledo conquistando seu segundo título de campeão no maior palco do esporte na Califórnia. Entre eles, o próprio Filipe e o atual campeão mundial Adriano de Souza, semifinalista no QS 10000 dos Estados Unidos.

“Será incrível ver o surf nas Olimpíadas”, vibrou Adriano de Souza, que deseja estar lá nas Olimpíadas de 2020. “Será um privilégio ver o nosso país participando dos Jogos de Tokyo, principalmente a gente do surf, que hoje está em ascensão. Temos grandes chances de ser ouro lá, portanto, se eu não estiver na água competindo, vou estar na beira do mar torcendo para os brasileiros. Acho que vai ser um grande evento para nunca mais esquecer, então eu quero muito participar, ou na água ou na praia, quero estar lá em 2020”.

“É muito legal saber que o surf está crescendo e vai fazer parte das Olimpíadas de 2020 no Japão”, aprovou Filipe Toledo, que é bem mais jovem do que Mineirinho e pode estar disputando medalha na próxima Olimpíada. “Vai ser muito legal para o esporte surf, legal também para as marcas e acho que vamos ter que trabalhar bastante agora para chegar lá, treinar muito mais, e isso vai ajudar a gente tanto no CT, como para melhorar nosso potencial para poder estar nas Olimpíadas de 2020”.

Clique no link para ver as entrevistas com nove surfistas dos Estados Unidos, Havaí, Austrália e os dois brasileiros, falando sobre a entrada do surf nas Olimpíadas: https://wdrv.it/94c555d83

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Samsung Galaxy Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL já possui uma enorme legião de fãs apaixonados em todo o planeta que acompanha as performances dos melhores surfistas do mundo, como Gabriel Medina, John John Florence, Adriano de Souza, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Greg Long, Makua Rothman, Carissa Moore, entre outros, competindo no mais imprevisível e dinâmico campo de jogo entre todos os esportes no mundo, que é o mar.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

———————————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Manager

(48) 9988-2986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

———————————————————–

 

Tags:, , , , , , , , ,