Circuito Banco do Brasil de Surfe vai escrever o 12.o capítulo da sua história em São Sebastião

By João Carvalho | 16 de agosto de 2024 | noticias, principal

PRAIA DE MARESIAS, São Sebastião / São Paulo (Sexta-feira, 16 de agosto) – O Circuito Banco do Brasil de Surfe com o lema “Fã e Apoiador do Surfe Brasileiro”, vai escrever o 12.o capítulo da sua história em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. A badalada Praia de Maresias é o palco da quarta etapa de 2024 e a quinta válida pelo ranking sul-americano da temporada 2024/2025 do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS). O novo top da elite mundial de 2025, Ian Gouveia, e a peruana Arena Rodriguez Vargas, vão defender os títulos conquistados em Maresias no ano passado. As eliminatórias começam na próxima quinta-feira, dia 22, com toda a competição sendo transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.

Os catarinenses lideram todos os rankings e também vão competir em São Sebastião. Lucas Vicente e Laura Raupp estão na frente dos da WSL South America, que classificam 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series de 2025, circuito de acesso para a elite do World Surf League Championship Tour (CT). E Matheus Navarro e a mesma Laura Raupp, defenderão a liderança no ranking especial do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que vale convites para o campeão e a campeã participarem do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que vai fechar o Challenger Series 2025.

Laura Raupp venceu duas das três etapas deste ano e lidera os dois rankings (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Um dos principais objetivos do Circuito Banco do Brasil de Surfe, é descobrir novos talentos no surfe brasileiro, oferecendo oportunidades para que participem de eventos da World Surf League, a casa do melhor surfe do mundo. Nas 11 etapas realizadas desde 2022 em 8 cidades de 6 estados do país, 204 surfistas aproveitaram a chance de competir pela primeira vez de uma etapa do WSL Qualifying Series (QS), 165 na categoria masculina e 39 na feminina. Foram 93, ou 76 e 17 respectivamente, nas três etapas de 2022, mais 72 (58 homens e 14 mulheres) nas cinco de 2023 e 39 (31 e 8) nas três primeiras deste ano.

Um destes jovens surfistas que estrearam em etapas do Qualifying Series (QS) no Circuito Banco do Brasil de Surfe, é o ubatubense Gabriel Klaussner, que se tornou o primeiro campeão no ranking das três etapas de 2022, quando tinha 17 anos de idade. Já a primeira campeã foi a melhor surfista do Brasil em todos os tempos, Silvana Lima. No ano passado, o primeiro lugar nos rankings das cinco etapas, ficaram com Ian Gouveia e a atleta olímpica, Tainá Hinckel, nova contratada para o time de surfistas do Banco do Brasil, junto com os campeões mundiais Filipe Toledo e Italo FerreiraTatiana Weston-WebbSilvana Lima e Juliana dos Santos. Agora em 2024, Matheus Navarro e Laura Raupp vêm se mantendo na frente, desde as vitórias na primeira das três etapas que rolaram este ano, em Torres, no Rio Grande do Sul.

Gabriel Klaussner participou de todas as 11 etapas e disputou mais baterias (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

RECORDES DA HISTÓRIA – A cearense Juliana dos Santos e o paulista Gabriel Klaussner, são os únicos que participaram de todas as 11 etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe desde 2022. Gabriel foi quem mais disputou baterias na competição masculina, 33, mas a recordista é Laura Raupp, que completou 36 com as três finais que fez este ano. Ela venceu as etapas de Torres (RS) e Saquarema (RJ) e foi vice-campeã contra a peruana Daniella Rosas em Marechal Deodoro (AL). Laura ainda é quem mais ganhou baterias, 24 contra 16 do também catarinense Heitor Mueller e do argentino Nacho Gundesen na categoria masculina.

No Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 foram registrados novos recordes, alguns de 2022 que ninguém tinha conseguido superar. A catarinense Tainá Hinckel ganhou a primeira etapa da história na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), depois de vencer a semifinal por 17,00 pontos com uma nota 9,50. Estes números foram igualados por ela mesma em 2023, na abertura do circuito na Praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Foi também nas mesmas ondas do Maracanã do surfe brasileiro, onde a peruana Sol Aguirre bateu os recordes da Tainá esse ano, atingindo 18,56 pontos com notas 9,83 e 8,73.

Sol Aguirre bateu todos os recordes femininos nas esquerdas da Praia de Itaúna (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Na competição masculina, Matheus Navarro também detinha uma marca conseguida na última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe de 2022 em Ubatuba (SP). Na Praia de Itamambuca, o catarinense venceu sua bateria da terceira fase por 18,17 pontos, com notas 9,17 e 9,00. O paulista Igor Moraes foi o recordista de nota no primeiro ano, com 9,33 nas quartas de final também em Ubatuba (SP). Em 2023, esse 9,33 foi ultrapassado quatro vezes e os aéreos do Mateus Herdy nas ondas da Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), valeram nota 9,77 e alcançaram o topo da lista de recordes.

Os 18,17 pontos do Matheus Navarro permaneceram imbatíveis nas cinco etapas de 2023. Mas, na segunda deste ano, novos recordes foram registrados no Saquarema Surf Festival. Na quarta fase, o paraibano Samuel Igo atingiu 18,40 pontos, com o 9,67 da sua melhor onda na Praia de Itaúna. Essa nota ainda ficou abaixo do 9,77 do catarinense Mateus Herdy, mas nas quartas de final, o paulista Igor Moraes atacou uma junção cavernosa nas esquerdas de Itaúna, conseguiu completar a manobra e arrancou o primeiro 10 da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe.

Igor Moraes é o surfista nota 10 da história do Circuito Banco do Brasil de Surfe (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Essa nota 10 agora só poderá ser igualada e as marcas a serem batidas nas ondas de Maresias, em São Sebastião, são os 18,40 pontos do Samuel Igo e as da recordista absoluta, Sol Aguirre, 18,56 pontos e nota 9,83. Todos esses números foram registrados na segunda etapa deste ano, na Praia de Itaúna, o Maracanã do surfe brasileiro em Saquarema. Já Laura Raupp tentará ampliar os seus recordes de vitórias em baterias e confrontos disputados, assim como Gabriel Klaussner que participou de mais baterias entre os homens e Heitor Mueller e Nacho Gundesen, que saíram do mar em primeiro lugar mais vezes.

ATIVIDADES EXTRAS – O Circuito Banco do Brasil de Surfe realiza várias atrações extras para o público em todas as suas etapas, com diversões, aulas de surfe e atividades físicas para todas as idades, além de campanhas de preservação ambiental. Em Maresias, elas começam logo no primeiro dia, com uma gincana sobre limpeza de praia e separação de resíduos com alunos da rede pública, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de São Sebastião. Também na quinta-feira, acontecerá uma atividade em parceria com a Coopersuss, sobre o ciclo de reciclagem e impacto da poluição marinha.

Alunos da rede pública participando do plantio de mudas na etapa de Torres (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Na sexta-feira, dia 23, com apoio da Semam e Seduc (Secretaria de Educação de São Sebastião), terá uma atividade educativa de plantio de mudas para alunos da rede pública. Além disso, serão realizadas oficinas de bolas de sementes da Mata Atlântica, com os participantes podendo ajudar a recuperar áreas do litoral norte paulista no projeto RegenerAção. No sábado, a programação extra começa às 9h30 com surfe inclusivo para alunos do Onda Azul São Sebastião, para jovens com autismo e síndrome de Down. Também no sábado, às 15h, acontece o programa Novas Ondas incentivado pela WSL Latin America, com surfistas profissionais interagindo e surfando com alunos do Instituto Esporte e Educação (IEE) de São Sebastião.

“Fã e Apoiador do Surfe Brasileiro” é o slogan do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024, que promove 5 etapas do Qualifying Series esse ano, valendo pontos para o ranking regional da WSL South America. As três primeiras aconteceram em Torres (RS), Saquarema (RJ) e Marechal Deodoro (AL). A quarta é agora na Praia de Maresias, que acontecerá com patrocínio do Banco do Brasil e será transmitida ao vivo de São Sebastião pelo WorldSurfLeague.com.

Arena Rodriguez e Ian Gouveia campeões em São Sebastião em 2023 (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

CAMPEÕES DAS ETAPAS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:
3.a de 2024: Michael Rodrigues (CE) e Daniella Rosas (PER) na Praia do Francês, Marechal Deodoro (AL)
2.a de 2024: Lucas Vicente (SC) e Laura Raupp (SC) na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
1.a de 2024: Matheus Navarro (SC) e Laura Raupp (SC) na Praia dos Molhes, Torres (RS)
5.a de 2023: Miguel Pupo (SP) e Sophia Medina (SP) na Praia da Grama, Itupeva (SP)
4.a de 2023: Ian Gouveia (PE) e Arena Rodriguez (PER) na Praia de Maresias, São Sebastião (SP)
3.a de 2023: Edgard Groggia (SP) e Silvana Lima (CE) na Praia de Stella Maris, Salvador (BA)
2.a de 2023: Adriano de Souza (SP) e Laura Raupp (SC) na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)
1.a de 2023: Ian Gouveia (PE) e Tainá Hinckel (SC) na Praia de Itaúna, Saquarema (RJ)
3.a de 2022: Alejo Muniz (SC) e Silvana Lima (CE) na Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)
2.a de 2022: Heitor Mueller (SC) e Silvana Lima (CE) na Praia de Stella Maris, Salvador (BA)
1.a de 2022: Santiago Muniz (ARG) e Tainá Hinckel (SC) na Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)

RANKINGS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE 2024 – 3 etapas:

TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o- Matheus Navarro (SC) – 1.495 pontos
2.o- Mateus Sena (RN) – 1.216
2.o- Nacho Gundesen (ARG) – 1.216
4.o- Peterson Crisanto (PR) – 1.200
5.o- Cauã Costa (CE) – 1.150
5.o- Lucas Vicente (SC) – 1.150

TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a- Laura Raupp (SC) – 2.800 pontos
2.a- Daniella Rosas (PER) – 2.000
3.a- Julia Duarte (RJ) – 1.650
4.a- Arena Rodriguez Vargas (PER) – 1.450
5.a- Kiany Hyakutake (SC) – 1.300

RANKINGS DE 2024/2025 DA WSL SOUTH AMERICA – 4 etapas:
—-classifica 7 homens e 3 mulheres para o Challenger Series 2025

TOP-10 DO RANKING MASCULINO:
1.o- Lucas Vicente (BRA) – 5.550 pontos
2.o- Franco Radziunas (ARG) – 4.530
3.o- Peterson Crisanto (BRA) – 3.895
4.o- Igor Moraes (BRA) – 3.742
5.o- José Francisco (BRA) – 3.640
6.o- Kaue Germano (BRA) – 3.502
7.o- Nacho Gundesen (ARG) – 3.275
8.o- Edgard Groggia (BRA) – 3.078
9.o- Cauã Costa (BRA) – 3.073
10.o- Michael Rodrigues (BRA) – 3.000
—-Clique aqui para acessar o ranking completo

TOP-10 DO RANKING FEMININO:
1.a- Laura Raupp (BRA) – 8.840 pontos
2.a- Arena Rodriguez Vargas (PER) – 6.725
3.a- Daniella Rosas (PER) – 6.432
4.a- Julia Duarte (BRA) – 5.465
5.a- Vera Jarisz (ARG) – 4.172
6.a- Juliana dos Santos (BRA) – 3.928
7.a- Silvana Lima (BRA) – 3.578
8.a- Sol Aguirre (PER) – 3.400
9.a- Alexia Monteiro (BRA) – 3.165
10.a- Kiany Hyakutake (BRA) – 3.143
—-Clique aqui para acessar o ranking completo

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,