Regras e Regulamentos
A World Surf League (WSL) coordena o circuito anual de competições profissionais de surfe, incluindo os Championship Tour (CT) masculino e feminino, o Challenger Series, 0 Qualifying Series (QS), o Lonngboard Tour (LT – LQS), o Pro Junior (JQS), o Big Wave Tour e o prêmio XXL Big Wave Awards.
Não existem muitas regras complicadas no surfe profissional, mas há algumas que vale a pena conhecer enquanto você acompanha o esporte. As regras existem para garantir a segurança dos atletas, a justiça na competição e, principalmente, para promover o melhor surfe do planeta nas competições ao vivo.
– Julgamento e Pontuação
– Rankings
– Prioridade
– Interferência
– Reinício de bateria
– Doping e uso de drogas
Abaixo descrevemos os conceitos básicos e, para quem quiser se aprofundar em todos os detalhes, sinta-se à vontade para baixar o livro de regras completo disponível no link ao final desta página. Observação: os itens a seguir não se aplicam ao prêmio XXL Big Wave Awards.
Julgamento e Pontuação
Os eventos são compostos por rodadas, que por sua vez são formadas por baterias com dois a quatro surfistas tentando registrar suas duas melhores ondas – cada uma valendo até 10 pontos, somando no máximo 20 pontos por bateria. Um painel com cinco juízes avalia cada onda em uma escala de um a dez. Para cada onda pontuada, a maior e a menor nota (entre os cinco juízes) são descartadas, e o surfista recebe a média das três notas restantes. Não há limite para o número de ondas avaliadas, mas apenas as duas melhores (cada uma valendo até 10) são somadas para formar a pontuação total do surfista na bateria (até 20).
Os juízes avaliam os seguintes critérios (exceto em eventos de Longboard ou BWT):
– Comprometimento e grau de dificuldade
– Manobras inovadoras e progressivas
– Combinação de manobras principais
– Variedade de manobras
– Velocidade, força e fluidez
Escala de Pontuação:
[0,0 — 1,9: Fraco]
[2,0 — 4,9: Regular]
[5,0 — 6,4: Bom]
[6,5 — 7,9: Muito Bom]
[8,0 — 10,0: Excelente]
Rankings
Após cada evento, os surfistas recebem pontos de acordo com sua colocação — quanto melhor o desempenho, mais pontos são atribuídos. Por exemplo, no Circuito Mundial (CT), o primeiro lugar recebe 10.000 pontos, o segundo lugar recebe 7.800 pontos e assim por diante. Esses pontos são somados para compor o ranking do CT.
Prioridade
O surfista com prioridade tem o direito incondicional de pegar qualquer onda que escolher. Outros surfistas na bateria podem remar e até pegar a mesma onda, desde que não atrapalhem o potencial de pontuação do surfista com prioridade. Um surfista perde a prioridade ao pegar uma onda e/ou remar para uma onda e não conseguir pegá-la. Se dois ou mais surfistas pegarem uma onda, aquele que chegar primeiro à zona de drop terá a prioridade.
Interferência
Um surfista que atrapalhar o potencial de pontuação de outro com prioridade receberá uma penalidade de interferência. Na maioria dos casos, isso significa que sua pontuação na bateria será calculada apenas com sua melhor onda. Exceto no BWT, se um surfista cometer duas interferências durante uma bateria, ele será desclassificado da mesma.
Reinício de Bateria
Exceto no BWT, se ninguém pegar uma onda nos primeiros 10 minutos de uma bateria, o juiz principal tem autoridade para reiniciá-la.
Clique para baixar o livro de regras atual da WSL em português
Política Antidoping
A política antidoping da WSL está disponível aqui.