Samuel Pupo e Yolanda Hopkins são os grandes campeões do Banco do Brasil Saquarema Pro 2025

By WSL Latin America | 18 de outubro de 2025 | noticias, principal

Neste sábado, Samuel Pupo (BRA) e Yolanda Hopkins (POR) venceram o Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero, a quinta etapa do Challenger Series 2025 da WSL, disputada em ondas desafiadoras de meio a um metro e vento maral.

O público presente em Itaúna vibrou com as baterias decisivas, e ainda pôde aproveitar as últimas atividades nas areias do Point.

Samuel Pupo é novamente campeão da etapa de Saquarema do Challenger Series (CS), ao derrotar o havaiano Eli Hanneman (HAV) na final. A bateria foi marcada pela dominância e determinação do “Rei de Saquarema”, que conseguiu garantir a liderança do confronto com duas ondas na casa dos 5 pontos (5.17 e 5.00), logo nos primeiros minutos.

Na segunda metade, com a calmaria diminuindo as oportunidades no mar, a experiência e seletividade de Pupo foram essenciais para manter a vantagem. Seu adversário estava com dificuldades para se encontrar dentro d’água e até reagiu no final, porém, o havaiano não conseguiu superar as duas melhores performances do brasileiro, que garantiu a vitória por 10.17 a 9.50.

Esse é o segundo confronto entre os dois surfistas. Em 2023, quando o brasileiro foi campeão do Corona Saquarema Pro, Samuca superou Hanneman nas semifinais. Antes da decisão começar, o brasileiro figurava em sexto no ranking classificatório, enquanto Eli sentava no topo da lista do Challenger Series (CS). Com a vitória e os 10.000 pontos garantidos, Pupo não só comemora mais um título em casa, mas também solidifica sua posição no segundo lugar do ranking e cada vez mais próximo de garantir seu retorno à elite do surfe mundial.

“Ainda estou sem acreditar que venci essa etapa mais uma vez. Foi um evento muito desafiador e eu sabia que precisava de um bom resultado. Fui fazendo meu caminho bateria por bateria e tinha muita fé de que tudo daria certo novamente, e deu. Estou muito feliz!”, celebra o campeão.

“Acho que minha carreira se resume a muita resiliência e muitos anos de luta. Foi a minha terceira vez caindo no corte. É difícil continuar acreditando, mas tenho a Deus e a minha família ao meu lado”, completa.

A classificação de Samuel para a finalíssima veio em mais uma emocionante bateria das semifinais, repetindo a estratégia de esperar a melhor onda até os instantes finais do confronto. Na bateria contra Jordan Lawler (AUS), enquanto o australiano surfa 11 ondas, o brasileiro só havia anotado um 4.83 pontos durante todo o embate. Mantendo a calma e aguardando as melhores condições, Pupo virou o jogo a seu favor com um 6.33, garantindo a classificação na decisão com apenas duas ondas surfadas.

Na imagem: Annette Gonzalez Etxabarri, do País Basco, Yolanda Hopkins, de Portugal, Samuel Pupo, do Brasil, e Eli Hanneman, do Havaí, após a final do Banco do Brasil Saquarema Pro. Créditos: WSL/Thiago Diz

No feminino, Yolanda Hopkins repete a excelente performance de todo o evento e fica com o título

31 baterias femininas e 562 ondas surfadas depois, o público presente nas areias de Itaúna pode conhecer a dona do título do Banco do Brasil Saquarema Pro 2025. A primeira portuguesa na história do Championship Tour a se classificar diretamente para a temporada 2026, após chegar às semifinais em Itaúna, Yolanda Hopkins (POR) também levou na mala para casa o troféu de campeã da etapa neste sábado.

Na imagem: Yolanda Hopkins comemora o título do Banco do Brasil Saquarema Pro 2025. Créditos: WSL/Thiago Diz

A surfista, que já estava na liderança do confronto contra a atleta basca Annette Gonzalez Etxabarri (EUK), liderou praticamente todo o duelo, e sacramentou a grande vitória com a maior nota do dia, um 7.33, na última onda.

“Este é, sem dúvida, um evento muito especial pra mim. Há dois dias conquistei minha vaga no CT e agora saio daqui com o título, é simplesmente incrível! Estou muito feliz. A Annette é uma surfista excelente e vinha se destacando muito neste evento, mas hoje as coisas foram um pouco diferentes. As condições estavam difíceis, porém, na Europa estamos acostumados com esse tipo de fundo e de onda. Meu backside funciona muito bem nessas condições. Foi uma jornada incrível!”, comemora Yolanda.

Com o título, Yolanda Hopkins assume a liderança do ranking do Challenger Series.

Confira os donos das melhores performances durante a competição

Não faltaram notas boas, somatórios altos e números expressivos durante a janela de realização do Banco do Brasil Saquarema Pro 2025. 47 baterias foram disputadas no masculino, com 958 ondas computadas na Praia de Itaúna até que fosse definido o campeão do evento.

Hanneman liderou os números finais de melhor onda (8.5 pontos), e maior somatório (15.67 pontos) de todo o evento por sua performance na sétima bateria da Rodada dos 16. Completaram o top 3 de melhores notas Levi Slawson (AUS), com 8.5 no Round dos 64, seguido por Bronson Meidy (INA), também com 8.5 pontos na mesma rodada. Já entre as mulheres, Mirai Ikeda (JPN) foi a dona da maior nota (8 pontos) e maior média (15.17 pontos) na Rodada dos 32.

Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero – Resultados Finals Day

SEMIFINAIS MASCULINO

HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) 11.16 DEF. Jordan Lawler (AUS) 10.00

HEAT 2: Eli Hanneman (HAW) 12.00 DEF. Oscar Berry (AUS) 10.37

FINAL MASCULINO

HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) 10.17 DEF. Eli Hanneman (HAW) 9.50

FINAL FEMININO

HEAT 1: Yolanda Hopkins (POR) 13.16 DEF. Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 10.20

O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero teve patrocínios de Banco do Brasil, Corona Cero, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Dr. Peanut e Probiótica, apoio da Mormaii e-Motors e Globo, InterTV e Rádio Mix, como parceiros de mídia oficial.