Silvana Lima chega as quartas de final do Pantin Classic Galicia Pro
By João Carvalho | 2 de setembro de 2016 | noticias
As meninas voltaram a competir na sexta-feira de ondas de 2-3 pés na Playa de Pantin e a brasileira Silvana Lima passou as duas baterias que disputou para chegar nas quartas de final do QS 6000 Pantin Classic Galicia Pro na Espanha. A cearense foi a recordista do dia e vai enfrentar uma concorrente direta por vaga no CT pelo G-6 do WSL Qualifying Series, a americana Sage Erickson. Além de duas rodadas completas da categoria feminina, foram realizadas as oito baterias restantes da segunda fase masculina. Dos onze sul-americanos que competiram, apenas quatro se classificaram para a rodada dos 48 melhores do QS 6000 da Espanha, os brasileiros Deivid Silva, Ian Gouveia, Luel Felipe e o argentino Santiago Muniz.
Apesar das sete eliminações na sexta-feira, incluindo a do defensor do título do Pantin Classic Galicia Pro, Thiago Camarão, doze sul-americanos seguem na busca por mais uma vitória na principal etapa da World Surf League na Espanha. São dez brasileiros, um uruguaio e um argentino, o irmão mais jovem do top do CT, Alejo Muniz, que compete no Circuito Mundial representando o Brasil, pois eles moram em Santa Catarina desde crianças. Das doze baterias da terceira fase, apenas três não terão nenhum surfista da América do Sul disputando classificação para a rodada dos 24 melhores do campeonato.
A previsão é iniciar o sábado com as meninas e a primeira chamada para as quartas de final foi marcada para as 7h45 na Espanha, 2h45 da madrugada pelo fuso horário de Brasília. Para a terceira fase masculina, a primeira chamada será as 9h00 também na Playa de Pantin, 4h00 em Brasília. Dois brasileiros estão na primeira bateria, o baiano Marco Fernandez e o pernambucano Halley Batista, junto com o americano da elite do CT, Kanoa Igarashi, e o australiano Mitch Crews. O capixaba Krystian Kymerson entra na segunda com o australiano Dion Atkinson, o espanhol Hodei Collazo e o neozelandês Ricardo Christie.
Depois, tem o uruguaio Marco Giorgi na quarta bateria, os catarinenses Tomas Hermes e Willian Cardoso competem juntos na quinta, assim como o paulista Jessé Mendes e o cearense Michael Rodrigues na sétima. Já os classificados na sexta-feira foram distribuídos nas quatro últimas baterias da terceira fase. Na nona, o paulista Deivid Silva defende a quinta posição no WSL Qualifying Series contra o vice-líder do ranking, Ethan Ewing, da Austrália, além do português Miguel Blanco e o recordista de pontos do Pantin Classic Galicia Pro, Nelson Cloarec, da França. O argentino Santiago Muniz entra na décima bateria e os pernambucanos Luel Felipe e Ian Gouveia na 11.a e 12.a, respectivamente.
BRASIL NO G-10 – Além de Deivid Silva, apenas o baiano Bino Lopes está na lista dos dez surfistas indicados pelo WSL Qualifying Series para completar o grupo dos top-34 que disputa o título mundial da World Surf League. Ele é o sétimo do ranking e perdeu em sua estreia na Playa de Pantin, ficando em último na bateria vencida por Luel Felipe, com o costa-ricense Noe Mar McGonagle passando em segundo lugar para a terceira fase. Duas baterias da sexta-feira tiveram participação tripla da América do Sul e com apenas um se classificando em cada.
Na primeira do dia, eram três brasileiros e Deivid Silva confirmou o favoritismo, mas o francês Adrien Toyon acabou vencendo a disputa pela segunda vaga do paranaense Caetano Vargas e do cearense Heitor Alves. Na 21.a bateria, quinta a entrar no mar na sexta-feira, o fato se repetiu. Só que dessa vez, o australiano Cooper Chapman derrotou os três sul-americanos, com o pernambucano Ian Gouveia passando em segundo e o paulista David do Carmo e o argentino Leandro Usuna sendo eliminados da competição.
DEFENSORES DOS TÍTULOS – E a última participação da América do Sul na segunda fase também terminou com derrota. Campeão do Pantin Classic Galícia Pro no ano passado, o paulista Thiago Camarão chegou bem perto da classificação na sua última onda, mas a nota saiu 5,77 e ele não conseguiu tirar a segunda vaga do costa-ricense Carlos Munoz por uma pequena diferença de 12,40 a 12,34 pontos. Já o português Nic Von Rupp garantiu a vitória nas duas últimas ondas que surfou na bateria. Com as notas 7,50 e 6,03 recebidas, ele atingiu 13,53 pontos para pular para o primeiro lugar e o japonês Hiroto Ohhara terminou em último.
Na categoria feminina, a defensora do título do Pantin Classic Galicia Pro, Chelsea Tuach, de Barbados, também foi barrada na sexta-feira. A vitória na Espanha foi decisiva para a sua entrada na elite das top-17 da World Surf League, mas dessa vez ela se despediu em 17.o lugar na Playa de Pantin, perdendo a sexta bateria do dia para a francesa Pauline Ado e a australiana Laura Enever. A brasileira Silvana Lima disputou a terceira e se classificou em segundo no confronto envolvendo três concorrentes diretas por vagas no G-6 do WSL Qualifying Series.
VAGAS NO G-6 – A cearense é a quinta colocada no ranking e barrou a vice-líder, Bronte Macaulay, pois a australiana não conseguiu completar nenhuma onda sequer e ficou em último com apenas 1,50 pontos. Silvana Lima computou duas notas na casa dos 4 pontos para passar em segundo lugar com 9,80 e Sage Erickson venceu por 12,66 pontos. A norte-americana está entre as top-17 esse ano, mas se encontra fora do grupo das dez primeiras colocadas no CT que são mantidas na elite e tenta confirmar sua permanência pelo ranking de acesso.
Nas oitavas de final, Sage Erickson despachou a portuguesa Carol Henrique por 11,33 a 9,90 e no duelo seguinte Silvana Lima surfou boas ondas, variando manobras fortes com velocidade para fazer o maior placar do dia entre as meninas. Com notas 7,83 e 8,10, a cearense totalizou 15,93 pontos contra apenas 9,50 da surfista de São Bartolomeu, Tessa Thyssen. Com as vitórias, Silvana e Sage voltarão a se enfrentar na segunda bateria das quartas de final.
“Estou muito feliz por passar para as quartas de final, pois eu preciso bastante de um bom resultado nesse evento para manter uma boa posição no ranking”, disse Silvana Lima, que já venceu esta etapa de Pantin em 2014. “A bateria antes da nossa teve mais esquerdas, mas eu sabia que as direitas estavam melhores e fiquei focando nelas. Eu acho que a sorte estava do meu lado hoje (sexta-feira) para conseguir pegar aquelas duas ondas incríveis no final, minha prancha funcionou bem e tem um pessoal torcendo por mim aqui que também é ótimo”.
A brasileira permanece em quinto no ranking e a americana já tirou a última vaga no G-6 da equatoriana Dominic Barona, mas precisa vencer para continuar na lista. Isto porque algumas surfistas que estão nas quartas de final, também estão bem próximas da zona de classificação para o CT 2017, como as francesas Justine Dupont e Pauline Ado, a australiana Macy Callaghan e a neozelandesa Paige Hareb.
O QS 6000 Pantin Classic Galicia Pro continua nesse sábado a partir das 7h45 na Playa de Pantin, 2h45 pelo fuso de Brasília, com transmissão ao vivo pelo www.worldsurfleague.com
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.
A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Samsung Galaxy Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis.
Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL já possui uma enorme legião de fãs apaixonados em todo o planeta que acompanha as performances dos melhores surfistas do mundo, como Gabriel Medina, John John Florence, Adriano de Souza, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Greg Long, Makua Rothman, Carissa Moore, entre outros, competindo no mais imprevisível e dinâmico campo de jogo entre todos os esportes no mundo, que é o mar.
Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com
———————————————————–
João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com
———————————————————–
QUARTAS DE FINAL FEMININAS DO QS 6000 PANTIN CLASSIC GALICIA PRO:
1.a: Keely Andrew (AUS) x Teresa Bonvalot (PRT)
2.a: Sage Erickson (EUA) x Silvana Lima (BRA)
3.a: Pauline Ado (FRA) x Macy Callaghan (AUS)
4.a: Justine Dupont (FRA) x Paige Hareb (NZL)
TERCEIRA FASE MASCULINA DO QS 6000 PANTIN CLASSIC GALICIA PRO:
———- 3.o=25.o lugar (US$ 1.300 e 700 pontos) e 4.o=37.o lugar (US$ 1.200 e 650 pontos):
1.a: Kanoa Igarashi (EUA), Marco Fernandez (BRA), Mitch Crews (AUS), Halley Batista (BRA)
2.a: Dion Atkinson (AUS), Krystian Kymerson (BRA), Ricardo Christie (NZL), Hodei Collazo (ESP)
3.a: Joan Duru (FRA), Yadin Nicol (AUS), Mitch Coleborn (AUS), Soli Bailey (AUS)
4.a: Brett Simpson (EUA), Marco Giorgi (URU), Dean Bowen (AUS), Oney Anwar (IDN)
5.a: Tomas Hermes (BRA), Willian Cardoso (BRA), Frederico Morais (PRT), Luke Hynd (AUS)
6.a: Connor O´Leary (AUS), Aritz Aranburu (ESP), Billy Stairmand (NZL), Torrey Meister (HAV)
7.a: Jessé Mendes (BRA), Michael Rodrigues (BRA), Charles Martin (GLP), Jorgann Couzinet (REU)
8.a: Leonardo Fioravanti (ITA), Michael Dunphy (EUA), Cory Arrambide (EUA), Nomme Mignot (FRA)
9.a: Ethan Ewing (AUS), Deivid Silva (BRA), Nelson Cloarec (FRA), Miguel Blanco (PRT)
10: Evan Geiselman (EUA), Santiago Muniz (ARG), Adrien Toyon (FRA), Dimitri Ouvre (BLM)
11: Cooper Chapman (AUS), Carlos Munoz (CRI), Luel Felipe (BRA), Koa Smith (HAV)
12: Jeremy Flores (FRA), Noe Mar McGonagle (CRI), Ian Gouveia (BRA), Nic Von Rupp (PRT)
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NA PLAYA DE PANTIN:
OITAVAS DE FINAL FEMININAS – 9.o lugar com 1.550 pontos e US$ 1.000 de prêmio:
1.a: Keely Andrew (AUS) 15.26 x 9.67 Dimity Stoyle (AUS)
2.a: Teresa Bonvalot (PRT) 9.26 x 7.74 Alessa Quizon (HAV)
3.a: Sage Erickson (EUA) 11.33 x 9.90 Carol Henrique (PRT)
4.a: Silvana Lima (BRA) 15.93 x 9.50 Tessa Thyssen (BLM)
5.a: Macy Callaghan (AUS) 13.33 x 9.86 Laura Enever (AUS)
6.a: Pauline Ado (FRA) 13.00 x 9.73 Garazi Sanchez Ortun (ESP)
7.a: Justine Dupont (FRA) 12.33 x 5.44 Holly Wawn (AUS)
8.a: Paige Hareb (NZL) 10.70 x 9.94 Nikki Van Djik (AUS)
TERCEIRA FASE – 3.a=17.o lugar com 1.050 pontos e US$ 750 de prêmio:
1.a: 1-Dimity Stoyle (AUS)=11.10, 2-Teresa Bonvalot (PRT)=10.90, 3-Mahina Maeda (HAV)=6.90
2.a: 1-Alessa Quizon (HAV)=11.07, 2-Keely Andrew (AUS)=8.53, 3-Philippa Anderson (AUS)=7.60
3.a: 1-Sage Erickson (EUA)=12.66, 2-Silvana Lima (BRA)=9.80, 3=Bronte Macaulay (AUS)=1.50
4.a: 1-Tessa Thyssen (BLM)=10.27, 2-Carol Henrique (PRT)=8.20, 3-Georgia Fish (AUS)=7.47
5.a: 1-Macy Callaghan (AUS)=14.16, 2-Garazi Sanchez Ortun (ESP)=9.63, 3-Ariane Ochoa (ESP)=8.64
6.a: 1-Pauline Ado (FRA)=14.73, 2-Laura Enever (AUS)=13.40, 3-Chelsea Tuach (BRB)=11.57
7.a: 1-Justine Dupont (FRA)=12.10, 2-Nikki Van Dijk (AUS)=10.76, 3-Ashlee Spence (AUS)=8.06
8.a: 1-Paige Hareb (NZL)=14.63, 2-Holly Wawn (AUS)=12.20, 3-Ella Williams (NZL)=12.17
SEGUNDA FASE MASCULINA – 3.o=49.o lugar (US$ 550 e 400 pts) / 4.o=73.o lugar (US$ 450 e 370 pts):
———-baterias que abriram a sexta-feira:
17: 1-Deivid Silva (BRA), 2-Adrien Toyon (FRA), 3-Caetano Vargas (BRA), 4-Heitor Alves (BRA)
18: 1-Miguel Blanco (PRT), 2-Dimitri Ouvre (BLM), 3-Tanner Gudauskas (EUA), 4-Hizunomê Bettero (BRA)
19: 1-Santiago Muniz (ARG), 2-Ethan Ewing (AUS), 3-Mitchell James (AUS), 4-O´Neill Massin (TAH)
20: 1-Evan Geiselman (EUA), 2-Nelson Cloarec (FRA), 3-Slade Prestwich (AFR), 4-Marc Lacomare (FRA)
21: 1-Cooper Chapman (AUS), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-David do Carmo (BRA), 4-Leandro Usuna (ARG)
22: 1-Luel Felipe (BRA), 2-Noe Mar McGonagle (CRI), 3-Kaito Ohashi (JPN), 4-Bino Lopes (BRA)
23: 1-Nic Von Rupp (PRT), 2-Carlos Munoz (CRI), 3-Thiago Camarão (BRA), 4-Hiroto Ohhara (JPN)
24: 1-Jeremy Flores (FRA), 2-Koa Smith (HAV), 3-Shun Murakami (JPN), 4-Diego Lourido Alvarez (ESP)
———-resultados dos sul-americanos na quinta-feira:
3.a: 1-Dion Atkinson (AUS), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Vasco Ribeiro (PRT), 4-Michael February (AFR)
4.a: 1-Krystian Kymerson (BRA), 2-Halley Batista (BRA), 3-Wade Carmichael (AUS), 4-Matthew McGillivray (AFR)
6.a: 1-Soli Bailey (AUS), 2-Brett Simpson (EUA), 3-Ramzi Boukhiam (MAR), 4-Flavio Nakagima (BRA)
7.a: 1-Oney Anwar (IDN), 2-Mitch Coleborn (AUS), 3-Lucca Mesinas Novaro (PER), 4-Pedro Henrique (PRT)
8.a: 1-Marco Giorgi (URU), 2-Yadin Nicol (AUS), 3-Ezekiel Lau (HAV), 4-Guillermo Satt (CHL)
11: 1-Billy Stairmand (NZL), 2-Tomas Hermes (BRA), 3-Andy Criere (FRA), 4-Jackson Baker (AUS)
12: 1-Connor O´Leary (AUS), 2-Willian Cardoso (BRA), 3-Nathan Hedge (AUS), 4-Jonathan Gonzalez (CNY)
13: 1-Jorgann Couzinet (REU), 2-Nomme Mignot (FRA), 3-Tim Reyes (EUA), 4-Alejo Muniz (BRA)
14: 1-Jessé Mendes (BRA), 2-Cory Arrambide (EUA), 3-Jacob Willcox (AUS), 4-Beyrick De Vries (AFR)
15: 1-Michael Dunphy (EUA), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Brian Toth (PRI), 4-Miguel Tudela (PER)
16: 1-Leonardo Fioravanti (ITA), 2-Charles Martin (GLP), 3-Lliam Mortensen (AUS), 4-Yago Dora (BRA)
Tags:Bino Lopes, Deivid Silva, Espanha, featured, Ian Gouveia, Luel Felipe, Pantin Classic Gal, Pantin Classic Galicia Pro, QS 6000, Santiago Muniz, Silvana Lima, Thiago Camarão, WQS, WSL Qualifying Series, WSL South America