Banco do Brasil Saquarema Pro agita o Dia das Crianças em Itaúna com disputas eletrizantes e cinema gratuito na praia

By WSL Latin America | 12 de outubro de 2025 | noticias, principal

Seis brasileiros seguem na briga pelo título no masculino, enquanto quatro ainda têm chances de vitória no feminino.

O segundo dia do Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero, válido como quinta etapa do Challenger Series da WSL, levou centenas de pessoas às areias da Praia de Itaúna neste domingo, palco de grandes performances dentro d’água e uma linda festa de Dia das Crianças fechando o dia.

Foram disputadas as baterias de 1 a 14 do Round dos 64 no Masculino, e a conclusão das baterias 7 e 8 da Rodada das 48 no Feminino, em ondas de um a um metro e meio.

A próxima chamada para a competição está agendada para esta segunda-feira (13), às 6h30, para possível início às 7h05.

Seis brasileiros seguem na briga pelo título no masculino, enquanto quatro ainda têm chances de vitória no feminino

Campeão do Banco do Brasil Saquarema Pro em 2023 e finalista do Vivo Rio Pro, etapa do CT, no mesmo ano, Samuel Pupo (BRA) mostrou mais uma vez seu talento nas ondas de Saquarema ao somar 14,53 pontos, dos 20 possíveis, durante a quarta bateria do Round dos 64. Com leitura afiada das ondas e manobras explosivas de frontside, o brasileiro dominou sua bateria e garantiu a vitória em sua estreia na competição.

image.png

Samuel Pupo é o brasileiro com melhor somatório no evento até o momento. Créditos: WSL/Thiago Diz

“Venho a Saquarema desde os meus 8 anos de idade. A cada ano eu conheço um pouco mais a onda, e acho que isso é uma vantagem. É uma onda difícil, com muito backwash, variação de swell e até a temperatura da água muda bastante”, disse o atleta, que celebrou ainda a primeira vitória na competição:

“Estou feliz por vencer minha primeira bateria, é um dos meus eventos favoritos. Estar aqui com meus amigos, minha família e toda essa torcida na praia me motiva ainda mais a dar o meu melhor”.

Outro brasileiro que se destacou foi Deivid Silva (BRA). O atual vice-campeão da etapa venceu uma bateria disputadíssima, na qual o francês Kauli Vaast (FRA) que, até então, estava na liderança do ranking do Challenger Series, foi eliminado.

“Amarradão de ter começado bem aqui. A bateria foi bem difícil, eu consegui colocar tudo o que eu tinha em mente que foi conseguir pegar as boas ondas. Tô torcendo muito para esse evento realmente poder ficar aqui no Brasil, ter vários brasileiros. Tô torcendo para todos os meus amigos que estão aí no campeonato também. Vamos com tudo e espero que dê Brasil”, comentou Deivid, após a vitória.

A despedida precoce de Kauli no Round de 64 trouxe esperanças principalmente para Matheus Herdy (BRA), que, com os resultados das baterias deste domingo, encontra-se temporariamente na terceira posição do ranking, com a melhor pontuação entre os brasileiros que seguem na disputa por uma vaga no Championship Tour de 2026. O surfista de Santa Catarina avançou após terminar em segundo no décimo terceiro confronto da rodada.

Dos 14 brasileiros que competiram no Round dos 64 masculino neste domingo, seis avançaram para a próxima fase. Além dos já citados, também seguem vivos nas disputas Cauã Costa (BRA), João Chianca (BRA) e Lucas Vicente (BRA).

Já no feminino, o dia foi dedicado apenas à retomada das duas baterias remanescentes do Round das 48, adidas no sábado por conta da neblina forte que tomou conta do outside de Itaúna. As brasileiras Luana Silva (BRA), Sophia Medina (BRA), Laura Raupp (BRA) e Tainá Hinckel (BRA) estão classificadas para a fase das 32 competidoras.

João Chianca manda recado para todas as crianças após vitória na bateria

Um dos momentos mais marcantes do dia foi a declaração de João Chianca, o “Chumbinho”, após vencer sua primeira bateria no evento. O surfista do CT e local de Saquarema, fez questão de enviar uma mensagem especial aos pequenos espectadores assistindo ao campeonato pela transmissão ao vivo.

image.png

João “Chumbinho” sai da água ovacionado pela família e amigos. Créditos: WSL/Thiago Diz

“Feliz Dia das Crianças para todo mundo que nos assiste, para todo mundo que torce. A gente tem muitos fãs bem novinhos, que dão de tudo ali na torcida, que estão ingressando no surfe e que estão ingressando em outros esportes. Ser criança é muito bom. Eu me senti como uma criança hoje estando ali de frente para a minha família e meus amigos, fazendo o que eu amo, competindo. Aproveitem cada dia, é muito abençoado ser criança, você ser inocente, você ver a felicidade nas coisas mais simples. É um dom que todo mundo nasce com, é só você aproveitar dia após dia. Feliz Dia das Crianças à todos”.

Campeão Mundial Júnior Bronson Meydi decola em Saquarema

image.png

 Indonesiano Bronson Meydi conquista a maior nota do evento até o momento. Créditos: WSL/Thiago Diz

O campeão mundial júnior de 2024, Bronson Meydi (IDN), encontrou uma ótima direita e lançou um aéreo de frontside impressionante para conquistar 8,50 pontos e avançar à próxima fase. Estreante no CS, Meydi mostrou que seu surfe de borda é tão afiado quanto suas manobras aéreas, podendo ser um dos nomes a se destacar nas ondas poderosas de Saquarema.

“Tem várias direitas bem divertidas lá fora. Tentei melhorar minha pontuação a cada onda. Eu estava remando de volta para o outside quando vi aquela onda, virei rapidamente e me concentrei em uma coisa só. A seção mais crítica veio direto pra mim, e fiquei até surpreso por ter conseguido completar, mas estou muito feliz que deu tudo certo.”, comentou Meydi.

Apenas dois outros surfistas conquistaram notas excelentes na competição até o momento. Dimitri Poulos (EUA) e Winter Vincent (AUS) arrancaram notas 8,33 e 8 dos juízes, respectivamente nas baterias de número 3 e 10 da rodada.

Referência nos esportes de praia, Natalia Guitler prestigia o Campeonato de Altinha

A campeã mundial de futevôlei e teqball, Natalia Guitler, esteve pela primeira vez em um evento da WSL. A atleta, que aprendeu a surfar aos 18 anos, veio acompanhada da Probiótica para assistir não só as baterias, mas também as finais do Campeonato de Altinha promovido pelo Banco do Brasil. Após participar de uma altinha de exibição, Natalia comentou sobre a conexão entre as duas modalidades e o que esse convite significou para ela:

“Junto com o surfe, que já virou uma realidade, a altinha tá cada vez mais virando uma realidade. Então, é muito legal a WSL reconhecer isso, essa conexão foi fantástica. O surfe tá no meu gosto, na minha vida, tá no meu lifestyle. Eu comentei com o Ivan que quero frequentar mais, quero ir também na piscina de onda para poder praticar mais. O link da altinha com o surfe é uma relação de complemento. Um complementa o outro, quando a pessoa não tá na água, ela tá na areia com a bola. Só alegria aqui, que a gente continue a se encontrar cada vez mais nos eventos para poder prosperar, dar visibilidade a altinha e conectar esses dois mundos cada vez mais”.

image.pngNatalia Guitler brinca com a bola observada pelo mascote Saquá; Crédito: WSL/Staff Images

Cine Saquá encerra o final de semana com filme da Disney e pipocas para as famílias em Itaúna

image.png
Cine Saquá encerra a programação de Dia das Crianças do BB Saquarema Pro. Créditos: WSL/Staff Images

Para fechar a programação especial do Dia das Crianças, a Praia de Itaúna se transformou em um cinema ao ar livre. O Cine Saquá foi uma das grandes novidades do BB Saquarema Pro, um cinema gratuito, aberto ao público, com muita pipoca e perfeito para toda a família. A sessão, realizada às 18h, transmitiu a clássica animação da Disney, “Lilo & Stitch”, garantindo diversão para encerrar o fim de semana.

“A gente está muito feliz, foram dois dias espetaculares e de praia cheia. As ações que tínhamos pensado para celebrar o Dia das Crianças deram muito certo. Tivemos o show de mágica, a altinha com presença da Natalia Guitler, as aulas oferecidas pelo Banco do Brasil, o show da Gabi Melim e, agora, o novíssimo Cine Saquá. Fizemos uma exibição de cinema ao ar livre, com o filme ‘Lilo & Stitch’, que celebra a família. Todas as ações foram super legais, além dos resultados dos brasileiros, que também ajudaram muito para fazer essa festa do primeiro final de semana. Temos dias que prometem pela frente, mas, sem dúvida nenhuma, celebrar o Dia das Crianças e o futuro do surfe brasileiro mais uma vez aqui é um privilégio para nós”, celebra Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.

O primeiro final de semana de evento chegou ao fim, mas a energia da Capital Nacional do Surfe está longe de diminuir. Com as baterias pegando fogo dentro d’água, a programação fora dela segue com tudo nos próximos dias. Na companhia do mascote Saquá, o público pode continuar aproveitando a Academia da Praia BB, as diversas aulas e clínicas esportivas, além de outras atividades gratuitas durante uma semana que promete muitas emoções e entretenimento no BB Saquarema Pro apresentado por Corona Cero.

Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero – Resultados e próximos confrontos

Round dos 64 Masculino

HEAT 1: Jackson Baker (AUS) 13.33 DEF. Cauã Costa (BRA) 10.93, Matthew McGillivray (RSA) 10.27, Lucas Silveira (BRA) 9.43

HEAT 2: Finn McGill (HAW) 10.74 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 10.04, Yago Dominguez (EUK) 9.64, Kade Matson (USA) 5.70

HEAT 3: Dimitri Poulos (USA) 14.33 DEF. Riaru Ito (JPN) 12.80, Billy Stairmand (NZL) 12.53, Hiroto Ohhara (JPN) 9.50

HEAT 4: Samuel Pupo (BRA) 14.53 DEF. Nolan Rapoza (USA) 11.20, Luke Slijpen (RSA) 9.83, Carlos Munoz (CRC) 9.00

HEAT 5: Bronson Meydi (INA) 14.13 DEF. Jordan Lawler (AUS) 12.93, Jackson Bunch (HAW) 9.47, Wesley Leite (BRA) 9.47

HEAT 6: Charly Quivront (FRA) 14.67 DEF. Callum Robson (AUS) 13.70, Jacob Willcox (AUS) 10.34, Shohei Kato (JPN) 9.07

HEAT 7: Deivid Silva (BRA) 12.40 DEF. Oliver Zietz (NLD) 12.03, Morgan Cibilic (AUS) 10.47, Kauli Vaast (FRA) 9.86

HEAT 8: Joao Chianca (BRA) 13.66 DEF. Ian Gentil (HAW) 12.67, Jorgann Couzinet (FRA) 12.10, Joh Azuchi (JPN) 11.10

HEAT 9: Lucca Mesinas (PER) 12.27 DEF. George Pittar (AUS) 12.17, Weslley Dantas (BRA) 10.80, Shion Crawford (HAW) 10.40

HEAT 10: Winter Vincent (AUS) 15.00 DEF. Keoni Lasa (EUK) 11.94, Edgard Groggia (BRA) 11.77, Peterson Crisanto (BRA) 9.97

HEAT 11: Lucas Vicente (BRA) 14.00 DEF. Mikey McDonagh (AUS) 12.07, Ian Gouveia (BRA) 9.70, Rafael Teixeira (BRA) 9.57

HEAT 12: Oscar Berry (AUS) 12.60 DEF. Franco Radziunas (ARG) 11.20, Luke Tema (HAW) 9.73, Michael Rodrigues (BRA) 8.76

HEAT 13: Taro Watanabe (USA) 13.17 DEF. Mateus Herdy (BRA) 12.06, Maxime Huscenot (FRA) 10.16, Adur Amatriain (EUK) 9.83

HEAT 14: Eli Hanneman (HAW) 12.50 DEF. Kyuss King (AUS) 12.43, Ryan Callinan (AUS) 11.00, Kaue Germano (BRA) 10.76

HEAT 15: Levi Slawson (USA) vs. Luke Thompson (RSA) vs. Adin Masencamp (RSA) vs. Luke Swanson (HAW)

HEAT 16: Liam O’Brien (AUS) vs. Keijiro Nishi (JPN) vs. Xavier Huxtable (AUS) vs. Thomas Lindhorst (RSA)

Round dos 32 Masculino

HEAT 1: Jackson Baker (AUS) vs. Finn McGill (HAW) vs. Riaru Ito (JPN) vs. Nolan Rapoza (USA)

HEAT 2: Cauã Costa (BRA) vs. Imaikalani deVault (HAW) vs. Dimitri Poulos (USA) vs. Samuel Pupo (BRA)

HEAT 3: Bronson Meydi (INA) vs. Charly Quivront (FRA) vs. Oliver Zietz (NLD) vs. Ian Gentil (HAW)

HEAT 4: Jordan Lawler (AUS) vs. Callum Robson (AUS) vs. Deivid Silva (BRA) vs. Joao Chianca (BRA)

HEAT 5: Lucca Mesinas (PER) vs. Winter Vincent (AUS) vs. Mikey McDonagh (AUS) vs. Franco Radziunas (ARG)

HEAT 6: George Pittar (AUS) vs. Keoni Lasa (EUK) vs. Lucas Vicente (BRA) vs. Oscar Berry (AUS)

HEAT 7: Taro Watanabe (USA) vs. Eli Hanneman (HAW)

HEAT 8: Mateus Herdy (BRA) vs. Kyuss King (AUS)

Round dos 48 Feminino

HEAT 1: Tya Zebrowski (FRA) 11.67 DEF. Kiara Goold (PYF) 11.63, Jahly Stokes (AUS) 9.93, Sophia Goncalves (BRA) 4.93

HEAT 2: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 10.96 DEF. Eden Walla (USA) 9.50, Daniella Rosas (PER) 9.37, Willow Hardy (AUS) 6.30

HEAT 3: Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 11.50 DEF. Sanoa Dempfle-Olin (CAN) 11.50, Leilani McGonagle (CRC) 8.67, Sumomo Sato (JPN) 5.96

HEAT 4: Anat Lelior (ISR) 12.80 DEF. Mirai Ikeda (JPN) 9.67, Kana Nakashio (JPN) 8.47, Malia Lima (HAW) 2.07

HEAT 5: Reid Van Wagoner (USA) 9.07 DEF. Taina Hinckel (BRA) 8.77, Eweleiula Wong (HAW) 7.50, Vaihitimahana Inso (HAW) 4.60

HEAT 6: Arena Rodriguez (PER) 13.00 DEF. Nanaho Tsuzuki (JPN) 8.70, Oceanna Rogers (AUS) 8.20, Talia Swindal (USA) 7.80

HEAT 7: Minami Nonaka (JPN) 10.10 DEF. Sarah Baum (RSA) 8.53, Anon Matsuoka (JPN) 6.50, Noah Klapp (DEU) 6.43

HEAT 8: Sol Aguirre (PER) 9.00 DEF. Sarah Leiceaga (FRA) 7.53, Louise Lepront (RSA) 7.14, Jessie Van Niekerk (RSA) 4.23

Round dos 32 Feminino

HEAT 1: Luana Silva (BRA) vs. Zoe Benedetto (USA) vs. Tya Zebrowski (FRA) vs. Eden Walla (USA)

HEAT 2: Sophia Medina (BRA) vs. India Robinson (AUS) vs. Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) vs. Kiara Goold (PYF)

HEAT 3: Francisca Veselko (POR) vs. Sophie McCulloch (AUS) vs. Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) vs. Mirai Ikeda (JPN)

HEAT 4: Nadia Erostarbe (EUK) vs. Amuro Tsuzuki (JPN) vs. Anat Lelior (ISR) vs. Sanoa Dempfle-Olin (CAN)

HEAT 5: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Tessa Thyssen (FRA) vs. Reid Van Wagoner (USA) vs. Nanaho Tsuzuki (JPN)

HEAT 6: Kirra Pinkerton (USA) vs. Teresa Bonvalot (POR) vs. Arena Rodriguez (PER) vs. Taina Hinckel (BRA)

HEAT 7: Alyssa Spencer (USA) vs. Laura Raupp (BRA) vs. Minami Nonaka (JPN) vs. Sarah Leiceaga (FRA)

HEAT 8: Yolanda Hopkins (POR) vs. Ellie Harrison (AUS) vs. Sol Aguirre (PER) vs. Sarah Baum (RSA)

Assista AO VIVO

O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero acontece entre os dias 11 e 19 de outubro de 2025. O evento será transmitido AO VIVO em WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL. Confira também outras formas de assistir por meio dos parceiros de transmissão da WSL no Brasil, SporTV e Globoplay.

O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero tem patrocínios de Banco do Brasil, Corona Cero, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Dr. Peanut e Probiótica, apoio da Mormaii e-Motors e Globo, InterTV e Rádio Mix, como parceiros de mídia oficial.