Bruno Santos vence triagem e reforça o Brasil no Billabong Pro Tahiti

By João Carvalho | 15 de agosto de 2016 | noticias

O niteroiense Bruno Santos provou mais uma vez ser um dos melhores do mundo nos tubos de Teahupoo e novamente venceu a triagem para reforçar a seleção brasileira no sétimo desafio do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour 2016, que começa nesta sexta-feira no Taiti. Foi também pela triagem que Bruninho conquistou a primeira vitória brasileira no Billabong Pro Tahiti em 2008, feito só repetido pelo campeão mundial Gabriel Medina em 2014. Medina chegou perto do bi consecutivo no ano passado e é um dos três surfistas que vão brigar pela lycra amarela de número 1 do Jeep WSL Leader no Taiti. O líder é o australiano Matt Wilkinson, seguido pelo havaiano John John Florence.

Italo Ferreira e Adriano de Souza festejando mais uma vitória de Bruno Santos
Italo Ferreira e Adriano de Souza festejando mais uma vitória de Bruno Santos

Os dois concorrentes de Medina vão enfrentar os dois classificados pela triagem disputada na segunda-feira em Teahupoo. Na grande final, Bruno Santos superou o australiano Nathan Hedge e a outra vaga ficou para Hira Terinatoofa, taitiano mais bem colocado no evento. Bruninho também se classificou para disputar o Billabong Pro Tahiti no ano passado e acabou derrotando duas vezes um brasileiro que competia com a lycra amarela do Jeep WSL Leader em Teahupoo. Esse 13.o lugar foi um dos dois resultados descartados por Adriano de Souza, que depois conquistou o título mundial com uma vitória histórica do Brasil numa final verde-amarela igualmente inédita com Gabriel Medina no Billabong Pipe Masters do Havaí.

Após barrar Mineirinho na terceira fase em Teahupoo, Bruno Santos perdeu as duas chances de classificação para as quartas de final e terminou em nono lugar, enquanto Medina seguiu firme na busca pelo bicampeonato até chegar em sua segunda final consecutiva no Taiti. Na bateria decisiva, o francês Jeremy Flores conseguiu achar os melhores tubos para vencer e Medina seguiu lutando pelo título mundial até a última etapa. Não conseguiu, mas conquistou outro feito inédito como primeiro brasileiro a ganhar o cobiçado troféu de campeão da Tríplice Coroa Havaiana, no duelo direto contra Mick Fanning nas semifinais do Billabong Pipe Masters.

Depois de perder dois títulos mundiais para o Brasil, o australiano decidiu descansar um pouco e pediu licença do Circuito Mundial para só participar de algumas etapas escolhidas por ele. Já os brasileiros estão na briga de novo, com Medina em terceiro lugar no ranking e Mineirinho em quarto, mas sem chances matemáticas de disputar a liderança no Taiti. O Billabong Pro Tahiti inaugura a reta final da temporada e o potiguar Italo Ferreira, sexto colocado no Jeep WSL Ranking, será o primeiro brasileiro a desafiar os tubos da bancada mais perigosa do planeta na sexta-feira, caso as condições do mar estejam boas para iniciar o evento no primeiro dia do seu prazo, que vai até 30 de agosto. Italo entra na segunda bateria com o californiano Kanoa Igarashi e o havaiano Keanu Asing.

Os vencedores dos doze confrontos da primeira fase avançam direto para a terceira rodada, mas os perdedores têm outra chance de classificação nos duelos eliminatórios da segunda fase. Logo após Italo Ferreira, acontecem duas participações duplas do Brasil nas estreias dos últimos campeões mundiais da World Surf League. O defensor do título, Adriano de Souza, é o cabeça de chave da terceira bateria, completada por Miguel Pupo e o australiano Kai Otton. E na seguinte, serão mais dois paulistas, Gabriel Medina e Alex Ribeiro, contra o norte-americano Conner Coffin.

Bruno Santos
Bruno Santos

O niteroiense Bruno Santos vai competir na quinta bateria, encabeçada por John John Florence, ou na sexta, do lycra amarela Matt Wilkinson, que lidera a corrida do título mundial desde a primeira etapa na Austrália. Depois, tem o potiguar Jadson André contra o havaiano Sebastian Zietz e o australiano Josh Kerr na nona bateria, o catarinense Alejo Muniz contra os australianos Joel Parkinson e Adrian Buchan na décima, o paulista Caio Ibelli na 11.a contra o californiano Kolohe Andino e o australiano Jack Freestone, e os paulistas Filipe Toledo e Wiggolly Dantas fecham a primeira fase com outro australiano, Adam Melling.

O prazo do Billabong Pro Tahiti começa nesta sexta-feira (19) e vai até o dia 30 de agosto, com a sétima das onze etapas do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour sendo transmitida ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e com grande divulgação também pelos parceiros de mídia da World Surf League: ESPN, Globosat e Sportv no Brasil, Fox Sports da Austrália, CBS Sports dos Estados Unidos, Edgesport, Sky NZ, Canal + Deportes, Channel Nine, MCS, Starhub e Oceanic Time Warner Cable 250 & 1250 no Havaí.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Samsung Galaxy Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL já possui uma enorme legião de fãs apaixonados em todo o planeta que acompanha as performances dos melhores surfistas do mundo, como Gabriel Medina, John John Florence, Adriano de Souza, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Greg Long, Makua Rothman, Carissa Moore, entre outros, competindo no mais imprevisível e dinâmico campo de jogo entre todos os esportes no mundo, que é o mar.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

———————————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

———————————————————–

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG PRO TAHITI– Vitória=Terceira Fase / 2.o e 3.o=Segunda Fase:

1.a: Jordy Smith (AFR), Dusty Payne (HAV), Ryan Callinan (AUS)

2.a: Italo Ferreira (BRA), Kanoa Igarashi (EUA), Keanu Asing (HAV)

3.a: Adriano de Souza (BRA), Miguel Pupo (BRA), Kai Otton (AUS)

4.a: Gabriel Medina (BRA), Conner Coffin (EUA), Alex Ribeiro (BRA)

5.a: John John Florence (HAV), Davey Cathels (AUS),

6.a: Matt Wilkinson (AUS), Stu Kennedy (AUS),

7.a: Michel Bourez (TAH), Kelly Slater (EUA), Matt Banting (AUS)

8.a: Julian Wilson (AUS), Nat Young (EUA), Jeremy Flores (FRA)

9.a: Sebastian Zietz (HAV), Josh Kerr (AUS), Jadson André (BRA)

10: Adrian Buchan (AUS), Joel Parkinson (AUS), Alejo Muniz (BRA)

11: Caio Ibelli (BRA), Kolohe Andino (EUA), Jack Freestone (AUS)

12: Filipe Toledo (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), Adam Melling (AUS)

TOP-22 DO JEEP WSL RANKING – após a sexta etapa na África do Sul:

1.o: Matt Wilkinson (AUS) – 34.250 pontos

2.o: John John Florence (HAV) – 31.900

3.o: Gabriel Medina (BRA) – 29.200

4.o: Adriano de Souza (BRA) – 24.400

5.o: Mick Fanning (AUS) – 23.450

6.o: Italo Ferreira (BRA) – 22.250

7.o: Jordy Smith (AFR) – 21.200

8.o: Michel Bourez (TAH) – 20.700

9.o: Julian Wilson (AUS) – 20.000

10: Sebastian Zietz (HAV) – 19.750

11: Adrian Buchan (AUS) – 19.700

12: Caio Ibelli (BRA) – 19.450

13: Filipe Toledo (BRA) – 18.450

14: Wiggolly Dantas (BRA) – 18.400

15: Kolohe Andino (EUA) – 16.450

16: Joel Parkinson (AUS) – 16.200

17: Josh Kerr (AUS) – 15.000

18: Nat Young (EUA) – 14.900

19: Kelly Slater (EUA) – 14.450

20: Dusty Payne (HAV) – 13.200

21: Kanoa Igarashi (EUA) – 12.750

22: Miguel Pupo (BRA) – 12.700

——–outros top-34 do Brasil:

28: Alejo Muniz (BRA) – 10.250 pontos

29: Jadson André (BRA) – 7.750

38: Alex Ribeiro (BRA) – 3.000

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,