Filipe Toledo dá outro show e quatro brasileiros estão nas oitavas do US Open
By WSL Latin America | 1 de agosto de 2015 | noticias
Quatro brasileiros se classificaram para as oitavas de final do Vans US Open of Surfing, que serão disputadas neste sábado a partir das 7h30 na Califórnia, 11h30 pelo fuso horário de Brasília. O defensor do título desta etapa do QS 10000, Filipe Toledo, brilhou de novo com seus aéreos “full rotation” de frontside nas direitas de Huntington Beach, aumentando o seu próprio recorde de 18,20 para 18,67 pontos de 20 possíveis. O também paulista Alex Ribeiro completou uma dobradinha verde-amarela com ele e o cearense Michael Rodrigues e o catarinense Tomas Hermes também passaram suas baterias na sexta-feira de ondas de 2-3 pés no píer mais famoso da costa californiana dos Estados Unidos.
Filipe arriscou a manobra logo em sua primeira onda, voou alto e completou com perfeição o aéreo que valeu nota 9,67. Ainda no início da bateria repetiu a dose, acertou outro full rotation sem as mãos na prancha e recebeu 9,00 para fazer o maior placar do campeonato pelo segundo dia consecutivo. Alex Ribeiro também surfou bem para controlar o ataque do basco Aritz Aranburu, que não conseguiu impedir a dobradinha brasileira. Nas oitavas de final, eles enfrentam os dois surfistas que barraram Miguel Pupo no confronto seguinte. Filipinho faz sua quarta defesa do título do US Open contra o sul-africano Beyrick De Vries na quinta bateria e na sexta Alex Ribeiro enfrenta o francês Maxime Huscenot.
“Eu venho treinando muito, mas só surfando, nada fora da água, estou com umas pranchas novas que estão voando e estou confiante para fazer as manobras”, disse Filipe Toledo, que já venceu o primeiro QS 10000 do ano em Trestles, San Clemente, também na Califórnia, onde o paulista de Ubatuba mora com a família desde o ano passado. “É muito bom estar de volta em casa, poder estar aqui com minha família e meus amigos. Esse campeonato é incrível e espero fazer a final de novo aqui”.
Enquanto Filipe compete mais relaxado porque seu foco principal é a disputa do título mundial, Alex Ribeiro busca sua primeira classificação para o WCT e pode até liderar o ranking do WSL Qualifying Series com a vitória no US Open. Se conseguir, já confirma vaga na elite dos top-34 que vai disputar o Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour em 2016, como o catarinense Alejo Muniz quando venceu o QS 10000 de Ballito na África do Sul. Alex ganhou o Quiksilver Pro Saquarema e com a classificação para as oitavas de final do US Open já superou o também paulista Caio Ibelli e o francês Joan Duru para assumir a terceira posição no ranking que indica dez surfistas para o WCT do ano que vem.
Quem entrou na zona de classificação em Huntington Beach e vai galgando posições no ranking a cada fase é o cearense Michael Rodrigues, que mora em Florianópolis (SC). Na sexta-feira, ele barrou um concorrente de Alejo Muniz pela liderança no WSL Qualifying Series, o francês Joan Duru, por uma pequena vantagem de 13,44 a 13,27 pontos na bateria vencida pelo norte-americano Kanoa Igarashi. Agora vai abrir o sábado disputando a primeira vaga para as quartas de final com o experiente americano Nathan Yeomans, que ocupava o 28.o lugar e subiu para 16.o com os resultados do Vans US Open of Surfing na sexta-feira.
A primeira classificação brasileira para as oitavas de final veio depois da eliminação do baiano Marco Fernandez na primeira bateria da sexta-feira em Huntington Beach. Ele foi barrado por Nathan Yeomans e pelo australiano Adam Melling, mas saltou de 94 para 63 no ranking com os 2.200 pontos do 17.o lugar na Califórnia. Miguel Pupo subiu de 53 para 39 com a derrota para o francês Maxime Huscenot e o sul-africano Beyrick De Vries, mas sua posição ainda é ameaçada por quatro surfistas que continuam na briga do título do US Open.
Um deles é o catarinense Tomas Hermes, que chegou na Califórnia em 75.o e já aparece em 41.o, com os 3.700 pontos que garantiu com a classificação para as oitavas de final no último confronto da sexta-feira em Huntington Beach. Ele só completou duas ondas em toda a bateria e as notas 7,83 e 6,50 foram suficientes para vencer por 14,33 pontos, contra 13,90 do neozelandês Billy Stairmand com a nota 8,17 da sua última onda e os 13,87 pontos de Charles Martin, da ilha Guadalupe. Tomas agora vai encarar um dos favoritos ao título do US Open, o californiano Kolohe Andino, no duelo pela última vaga nas quartas de final.
A primeira chamada para as oitavas de final será às 7h30 do sábado em Huntington Beach, 11h30 pelo fuso horário de Brasília. Acesse a transmissão ao vivo da Van US Open of Surfing clicando no banner do evento na capa do www.wslsouthamerica.com
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, onde você pode acompanhar todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e a qualquer hora onde acontecer. As sanções da WSL são para os seguintes circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Pro Junior e Longboard. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York. A WSL também tem sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos na África, Ásia, Austrália, Europa, Havaí, América do Norte e América do Sul.
————————————————————————
João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com
————————————————————————
SEMIFINAIS DO WSL WOMEN´S TOUR VANS US OPEN OF SURFING:
1.a: Bianca Buitendag (AFR) x Johanne Defay (FRA)
2.a: Courtney Conlogue (EUA) x Sally Fitzgibbons (AUS)
OITAVAS DE FINAL DO QS 10000 VANS US OPEN OF SURFING: Derrota=9.o lugar com US$ 4.300 e 3.700 pontos:
1.a: Michael Rodrigues (BRA) x Nathan Yeomans (EUA)
2.a: Adam Melling (AUS) x Kanoa Igarashi (EUA)
3.a: Ryan Callinan (AUS) x Tim Reyes (EUA)
4.a: Mitch Crews (AUS) x Hiroto Ohhara (JPN)
5.a: Filipe Toledo (BRA) x Beyrick De Vries (AFR)
6.a: Alex Ribeiro (BRA) x Maxime Huscenot (FRA)
7.a: Billy Stairmand (NZL) x Tanner Hendrickson (HAV)
8.a: Kolohe Andino (EUA) x Tomas Hermes (BRA)
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA EM HUNTINGTON BEACH:
TERCEIRA FASE DO QS 10000 VANS US OPEN OF SURFING – Round of 24:
————– 1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=17.o lugar com US$ 2.700 e 2.200 pontos:
1.a: 1-Nathan Yeomans (EUA)=13.43, 2-Adam Melling (AUS)=13.17, 3-Marco Fernandez (BRA)=11.23
2.a: 1-Kanoa Igarashi (EUA)=16.10, 2-Michael Rodrigues (BRA)=13.44, 3-Joan Duru (FRA)=13.27
3.a: 1-Tim Reyes (EUA)=14.76, 2-Mitch Crews (AUS)=12.60, 3-Fredrick Patacchia (HAV)=10.57
4.a: 1-Hiroto Ohhara (JPN)=13.67 (7,00), 2-Ryan Callinan (AUS)=13.67 (6.90), 3-Carlos Munoz (CRI)=11.10
5.a: 1-Filipe Toledo (BRA)=18.67,2-Alex Ribeiro (BRA)=13.40, 3-Aritz Aranburu (ESP)=11.87
6.a: 1-Maxime Huscenot (FRA)=16.57, 2-Beyrick De Vries (AFR)=14.47, 3-Miguel Pupo (BRA)=11.86
7.a: 1-Tanner Hendrickson (HAV)=16.26, 2-Kolohe Andino (EUA)=11.36, 3-Dion Atkinson (AUS)=10.94
8.a: 1-Tomas Hermes (BRA)=14.33, 2-Billy Stairmand (NZL)=13.90, 3-Charles Martin (GLP)=13.87
Tags:Alex Ribeiro, Califórnia, featured, Filipe Toledo, Huntington Beach, Marco Fernandez, Michael Rodrigues, Miguel Pupo, QS 10000, Tomas Hermes, Vans US Open of Surfing, WQS, WSL Qualifying Series, WSL South America