João Chianca reforça a seleção brasileira da WSL no Surf City El Salvador Pro

By João Carvalho | 3 de junho de 2024 | noticias, principal

PUNTA ROCA, La Libertad, El Salvador (Segunda-feira, 3 de junho) – A seleção brasileira terá o reforço de João Chianca no Surf City El Salvador Pro apresentado por Corona, que começa nesta quinta-feira nas direitas de Punta Roca, em La Libertad. A primeira chamada será às 7h00 em El Salvador, 10h00 no fuso horário de Brasília. Chumbinho foi um dos convidados para participar da sétima etapa do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) 2024 na América Central. É a última parada antes do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, que será realizada entre os dias 22 e 30 de junho na Praia de Itaúna, o Maracanã do surfe brasileiro.

João Chumbinho também vai competir como convidado da etapa brasileira do CT na sua casa, pois ele mora em Saquarema, na Capital Nacional do Surf na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Estes dois eventos da América Latina serão os últimos antes da parada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Chumbinho é um dos representantes do Brasil na disputa por medalhas nos tubos de Teahupo´o, no Taiti. Os outros são os campeões mundiais Filipe ToledoGabriel Medina e o time feminino terá Tatiana Weston-WebbLuana Silva e a atual campeã sul-americana da World Surf League, Tainá Hinckel.

João Chianca em El Salvador no ano passado (Photo: Aaron Hughes/World Surf League)

Com o reforço de João Chianca, cinco surfistas do Brasil vão participar do Surf City El Salvador Pro. Se o evento for iniciado pela competição masculina, Chumbinho será o primeiro a estrear nas direitas de Punta Roca. Ele foi escalado na terceira bateria, com o australiano Ryan Callinan e o finalista nas duas edições da etapa de El Salvador, Griffin Colapinto. As duas decisões foram contra o atual campeão mundial Filipe Toledo, que venceu a primeira em 2022 e perdeu a do ano passado para o californiano.

Será a primeira bateria do Chumbinho no CT, depois de se tornar o quarto melhor surfista do mundo em 2023. No final do ano, ele acabou sofrendo um acidente enquanto treinava nos tubos de Pipeline e só voltou a competir na abertura do Challenger Series 2024, na Gold Coast, Austrália. No ano passado, ele participou da segunda edição do Surf City El Salvador Pro e terminou em nono lugar, perdendo para o havaiano Ian Gentil nas oitavas de final.

Italo Ferreira em Punta Roca no ano passado (Photo by Beatriz Ryder/World Surf League)

Após a reestreia do João Chianca, na quinta bateria tem uma participação dupla do Brasil com os campeões mundiais Gabriel Medina e Italo Ferreira. No ano passado, eles também estrearam na mesma bateria e o Italo venceu. O campeão olímpico vem embalado da vitória espetacular nos tubos épicos de Teahupo´o, com John John Florence impedindo uma final brasileira ao barrar Gabriel Medina nas semifinais. Italo Medina vão enfrentar o italiano Leonardo Fioravanti e o vencedor passa direto para as oitavas de final, mas os outros têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

Com o título no Taiti, Italo Ferreira assumiu a quinta posição no ranking da World Surf League e é o primeiro brasileiro a aparecer nos top-5 esse ano, grupo que vai disputar o título mundial da temporada no Lexus WSL Finals, nas ondas de alta performance de Lower Trestles, em San Clemente, na Califórnia, Estados Unidos. Com a terceira posição em Teahupo´o, Medina subiu do 19.o para o 12.o lugar no ranking, mas precisa chegar nas semifinais de novo em El Salvador, para ingressar na lista dos top-5.

Gabriel Medina em El Salvador em 2023 (Photo by Aaron Hughes/World Surf League)

Depois tem Yago Dora fechando a participação brasileira na rodada inicial do Surf City El Salvador Pro. Ele vai disputar a última classificação direta para as oitavas de final, com o havaiano Barron Mamiya e o californiano Cole Houshmand. Na categoria feminina, as vencedoras das baterias da primeira fase, já avançam para as quartas de final e as outras duas vão para a repescagem. Tatiana Weston-Webb está escalada na terceira bateria, com as norte-americanas Caitlin Simmers e Lakey Peterson.

TRANSMISSÃO AO VIVO – Todas as etapas do World Surf League Championship Tour 2024 podem ser assistidas ao vivo no Sportv Globoplay, parceiros de mídia da WSL no Brasil. Neste ano, a transmissão em português pelos canais da World Surf League, pela primeira vez está sendo produzida no Brasil e também pelo WorldSurfLeague.com e pelo Aplicativo e Canal da WSL no YouTube, pode ser acessada a transmissão em espanhol e em inglês.

El Salvador é a última parada antes do Vivo Rio Pro no Brasil (Foto: @WSL / Beatriz Ryder)

Surf City El Salvador Pro apresentado por Corona começa na quinta-feira e tem prazo até o dia 15 de junho para fechar a sétima etapa do Word Surf League Championship Tour 2024, que será realizada com patrocínios de Surf City, Corona, SHISEIDO, Red Bull, YETI, Eventbrite, Bonsoy, Surfline, True Surf e Alt Sports.

PRIMEIRA FASE DO SURF CITY EL SALVADOR PRO:

CATEGORIA MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Ethan Ewing (AUS), Rio Waida (IDN), Matthew McGillvray (AFR)
2.a: Jack Robinson (AUS), Crosby Colapinto (EUA), Connor O’Leary (JPN)
3.a: Griffin Colapinto (EUA), Ryan Callinan (AUS), João Chianca (BRA)
4.a: John John Florence (HAV), Liam O’Brien (AUS), Bryan Perez (SLV)
5.a: Italo Ferreira (BRA), Gabriel Medina (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA)
6.a: Jordy Smith (AFR), Ramzi Boukhaim (MAR), Seth Moniz (HAV)
7.a: Jake Marshall (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Imaikalani deVault (HAV)
8.a: Barron Mamiya (HAV), Cole Houshmand (EUA), Yago Dora (BRA)

CATEGORIA FEMININA – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: Johanne Defay (FRA), Caroline Marks (EUA), Tyler Wright (AUS)
2.a: Brisa Hennessy (CRC), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Leilani McGonagle (CRC)
3.a: Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Lakey Peterson (EUA)
4.a: Molly Picklum (AUS), Gabriela Bryan (HAV), Sawyer Lindblad (EUA)

RANKINGS DA WORLD SURF LEAGUE – 6 etapas:

TOP-20 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o- John John Florence (HAV) – 31.465 pontos
2.o- Griffin Colapinto (EUA) – 27.195
3.o- Jack Robinson (AUS) – 25.980
4.o- Ethan Ewing (AUS) – 23.930
5.o- Italo Ferreira (BRA) – 22.715
6.o- Jordy Smith (AFR) – 20.225
7.o- Jake Marshall (EUA) – 19.450
8.o- Barron Mamiya (HAV) – 19.300
9.o- Cole Houshmand (EUA) – 19.300
10.o- Kanoa Igarashi (JPN) – 19.090
11.o- Ramzi Boukhiam (MAR) – 18.800
12.o- Gabriel Medina (BRA) – 18.150
13.o- Rio Waida (IDN) – 17.735
14.o- Crosby Colapinto (EUA) – 17.375
15.o- Ryan Callinan (AUS) – 16.810
16.o- Liam O´Brien (AUS) – 16.035
17.o- Yago Dora (BRA) – 16.035
18.o- Imaikalani deVault (HAV) – 15.470
19.o- Seth Moniz (HAV) – 14.820
20.o- Leonardo Fioravanti (ITA) – 13.480

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a- Brisa Hennessy (CRC) – 32.140 pontos
2.a- Caitlin Simmers (EUA) – 32.100
3.a- Molly Picklum (AUS) – 29.900
4.a- Johanne Defay (FRA) – 29.900
5.a- Caroline Marks (EUA) – 27.745
6.a- Gabriela Bryan (HAV) – 24.710
7.a- Tatiana Weston-Webb (BRA) – 24.270
8.a- Bettylou Sakura Johnson (HAV) – 23.850
9.a- Tyler Wright (AUS) – 23.850
10.a- Sawyer Lindblad (EUA) – 22.510

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , ,