Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro dá a largada no QS 1500 do Chile

By João Carvalho | 29 de outubro de 2016 | noticias

O início do QS 1500 Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro foi adiado no primeiro dia, mas começou na tarde da sexta-feira em ondas de 2-3 pés, quando o vento norte deu uma trégua em Punta de Lobos, no Chile. Foram realizadas as quatro baterias da rodada inicial e a chilena Natalia Escobar surfou a melhor onda do dia para conquistar a primeira vitória na penúltima etapa do WSL Qualifying Series, que vai decidir a campeã sul-americana de 2016 da WSL South America. No sábado entram as principais concorrentes ao título e a primeira chamada para a segunda fase será só as 12h00 no Chile, por causa da maré, 13h00 em Brasília.

“O mar está pequeno, 2-3 pés, mas o problema é o vento que sopra de norte, que não é muito comum por aqui nessa época do ano”, explica Roberto Perdigão, diretor regional da WSL South America. “Esse vento está deixando o mar muito mexido, comprometendo a qualidade das ondas em Punta de Lobos. Estamos monitorando as condições e fazendo chamadas regulares esperando o vento diminuir. Temos um total de 23 baterias para fazer o campeonato e com tempo para buscar a melhor combinação de onda, maré e vento, até domingo”.

A vitória de Natalia Escobar na bateria que abriu o QS 1500 Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro foi uma surpresa. A grande favorita era a equatoriana Dominic Barona, segunda sul-americana mais bem colocada no WSL Qualifying Series, em 13.o lugar no ranking que está classificando para a elite do CT até a nona colocada, a havaiana Coco Ho. Dominic só pegou ondas fracas, mas foi suficiente para passar em segundo lugar. Já Natalia fez os recordes do dia com 10,50 pontos e a nota 7,00 da melhor onda surfada em Punta de Lobos.

Com o primeiro lugar na bateria, Natalia Escobar completou o confronto que vai abrir a segunda fase, encabeçada pela peruana Anali Gomez, semifinalista em Pichilemu no ano passado e 26.a colocada no ranking do QS. Além dela, também vão estrear nesta bateria a chilena Pomare Dreisziger e uma das três únicas participantes do Brasil no Maui and Sons Pichilemu Pro esse ano, Julia Camargo. As outras são Nathalie Martins e Yanca Costa, que estão na briga direta pelo título sul-americano da WSL South America no Chile.

Natalia Escobar (Foto: Luis Barra)
Natalia Escobar (Foto: Luis Barra)

A cearense Yanca Costa entra na quarta bateria do sábado junto com a defensora do título de melhor surfista da América do Sul, a peruana Sofia Mulanovich campeã mundial de 2004. A argentina Catalina Mercere e a chilena Antonia Vidueira são suas adversárias. E a paranaense Nathalie Martins, vice-líder no ranking da WSL South America, enfrenta três chilenas no confronto seguinte, Trinidad Segura, Adela Recordon e Luna Vergara.

Luna Vergara fez o segundo maior placar da sexta-feira em Punta Lobos, 9,25 pontos, para vencer a terceira bateria do dia. Foi mais uma disputa fraca de ondas e a peruana Clementina Pazsoldan ganhou a briga pela segunda vaga da chilena Dominique Zaror por apenas 3,35 a 2,05 pontos. As outras duas baterias da primeira fase também foram vencidas por surfistas do Chile, Janelle Anderson por 7,25 pontos e Josefina Vidueira por 5,75 na última do dia.

O QS 1500 Maui and Sons Pichilemu Woman´s Pro foi homologado pela WSL South America como a 31.a das 32 etapas do WSL Qualifying Series e está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurleague.com

PRIMEIRA FASE DO MAUI AND SONS PICHILEMU WOMAN´S PRO:

———3.a=33.o lugar com 180 pontos no QS:

1.a: 1-Natalia Escobar (CHL)=10.50, 2-Dominic Barona (EQU)=8.65, 3-Paloma Santos (CHL)=7.95

2.a: 1-Janelle Anderson (CHL)=7.25, 2-Antonia Vidueira (CHL)=6.40, 3-Geraldine Pavez (CHL)=0.00

3.a: 1-Luna Vergara (CHL)=9.25, 2-Clementina Pazsoldan (PER)=3.35, 3-Dominique Zaror (CHL)=2.05,

4.a: 1-Josefina Vidueira (CHL)=5.75, 2-Maria Barrios (CHL)=3.85, 3-Paulina Ochoa (CHL)=2.30

SEGUNDA FASE – 3.a=17.o lugar com 300 pontos e 4.a=25.o lugar com 280 pontos:

1.a: Anali Gomez (PER), Pomare Dreisziger (CHL), Julia Camargo (BRA), Natalia Escobar (CHL)

2.a: Lucia Cosoleto (ARG), Bethany Zelasko (EUA), Beatriz Mella (CHL), Dominic Barona (EQU)

3.a: Lorena Fica (CHL), Lucia Indurain (ARG), Paula Atucha (CHL), Janelle Anderson (CHL)

4.a: Sofia Mulanovich (PER), Yanca Costa (BRA), Catalina Mercere (ARG), Antonia Vidueira (CHL)

5.a: Nathalie Martins (BRA), Trinidad Segura (CHL), Adela Recordon (CHL), Luna Vergara (CHL)

6.a: Emily Gussoni (CRI), Josefina Ane (ARG), Matilda Molina (CHL), Clementina Pazsoldan (PER)

7.a: Jessica Anderson (CHL), Brittany Penaroza (HAV), Daniela Henriquez Palomera (CHL), Josefina Vidueira (CHL)

8.a: Leilani McGonagle (CRI), Nicole Fulford (EUA), Katherine Del Rio (CHL), Maria Barrios (CHL)

———————————————————–

João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

———————————————————–

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, promovendo os eventos que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Samsung Galaxy Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL já possui uma enorme legião de fãs apaixonados em todo o planeta que acompanha as performances dos melhores surfistas do mundo, como Gabriel Medina, John John Florence, Adriano de Souza, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Greg Long, Makua Rothman, Carissa Moore, entre outros, competindo no mais imprevisível e dinâmico campo de jogo entre todos os esportes no mundo, que é o mar.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

 

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , ,