Peruano é finalista na etapa do WSL Big Wave Tour da ilha de Maui
By João Carvalho | 7 de dezembro de 2015 | noticias
No mesmo domingo em que Piccolo Clemente estreou fazendo os recordes do Mundial de Longboard na China, outro peruano fazia bonito em uma competição da World Surf League, Gabriel Villaran. Ele foi um dos seis finalistas da etapa do WSL Big Wave Tour (BWT) da ilha de Maui, disputada em ondas gigantescas de 40-50 pés no pico Pe´ahi, de Maui, no Havaí. Os locais havaianos foram os únicos que conseguiram pegar duas ondas na bateria final, com Billy Kemper faturando o título e Albee Layer ficando em segundo lugar. O americano Greg Long surfou um tubaço incrível que valeu a maior nota, 8,13, para ficar em terceiro, seguido por Ian Walsh. O peruano Gabriel Villaran terminou em quinto, superando outra fera havaiana, Shane Dorian.
“É um sentimento incrível, porque essa onda está num nível muito acima de tudo que já surfei”, disse Gabriel Villaran. “O vento estava realmente desafiador, dificultando bastante o drop na onda. Foi a minha primeira vez em ondas tão grandes assim aqui, então conseguir surfar algumas e pegar um tubo no começo do dia, me deixa realmente muito feliz. Os caras que moram aqui são muito bons e eu curti bastante tudo o que vivi hoje (domingo). Foi realmente um dia de ondas épicas e fazer a final foi uma grande oportunidade para mim”.
Foi mesmo um dia histórico de ondas enormes, gigantescas, surfadas na remada, sem ajuda de jet-ski, com muitas quedas fantásticas em quase todas as baterias. No formato especial das etapas do WSL Big Wave Tour, todos os confrontos são formados por seis competidores e a maior nota de cada é multiplicada por dois, com o resultado também computando a segunda melhor onda surfada. No Pe´ahi Challenge participaram 24 surfistas divididos em quatro baterias na primeira fase. Os três primeiros colocados em cada avançaram para as semifinais, com novamente os três melhores se classificando para a grande final.
Então, os finalistas tiveram que enfrentar as condições adversas e superperigosa do mar três vezes. Além de Gabriel Villaran, dois brasileiros também competiram na ilha de Maui. O campeão mundial de ondas grandes, Carlos Burle, passou junto com o peruano na primeira bateria do campeonato, vencida pelo campeão do Pe´ahi Challenge, Billy Kemper. Já o baiano Yuri Soledade foi barrado na terceira bateria, pelos havaianos Albee Layer e Mark Healey e o americano Nic Lamb.
Nas semifinais, Gabriel Villaran e Carlos Burle entraram juntos no mar de novo, mas o brasileiro ficou em último. A lenda viva do surf norte-americano, Greg Long, foi o vencedor da bateria, com Billy Kemper passando em segundo e o peruano em terceiro, eliminando também os havaianos Trevor Carlson e Shaun Walsh. Com a vitória no Pe´ahi Challenge, Billy Kemper assumiu a liderança no ranking do Big Wave Tour da World Surf League.
“Este foi um sonho se tornando realidade”, disse o campeão Billy Kemper. “Nós temos falado sobre este momento há anos e ter um evento assim, na remada, no quintal de casa, para mim foi tudo o que sempre sonhei. As ondas estavam incríveis e há muito tempo imaginei surfar Pe´ahi desse jeito, na remada, com alguns dos meus surfistas favoritos e melhores amigos. O principal mesmo é podermos voltar para nossas famílias no fim do dia. É um sentimento que você não consegue traduzir em palavras. Tem o medo, mas tudo é adrenalina pura. Estou muito feliz por estar aqui agora, sentado, dando essa entrevista”.
Mais informações, notícias, fotos, vídeos do Pe´ahi Challenge podem ser acessados no www.worldsurfleague.com que transmitiu a competição ao vivo no domingo.
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A missão da World Surf League é simples: inspirar uma mudança positiva para o surf e nossos fãs. A WSL, nova sigla da antiga ASP (Association of Surfing Professionals), vem realizando os principais campeonatos de surf desde 1976, decidindo os campeões mundiais de cada temporada no Samsung Galaxy WSL Championship Tour, do Big Wave Tour, Longboard e Pro Junior, além das etapas do Qualifying Series, as regionais do Pro Junior e Longboard e outros eventos, como o Big Wave Awards. A WSL também vem resgatando a rica história do esporte, promovendo baterias entre estrelas do passado, unindo progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis de todos os tempos. A WSL quer os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo.
Para acompanhar o melhor surf do mundo, é só acessar o www.worldsurfleague.com como milhares de fãs do mundo inteiro, para assistir ao vivo as maiores estrelas do esporte como Kelly Slater, Mick Fanning, Gabriel Medina, Filipe Toledo, Makua Rothman, Grant “Twiggy” baker, Greg Long, Stephanie Gilmore, John John Florence, Carissa Moore e tantos outros no campo de batalha mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes.
—————————————————————————————
João Carvalho – Assessoria de Imprensa da WSL South America – jcarvalho@worldsurfleague.com
—————————————————————————————
FINAL DO PE´AHI CHALLENGE NA ILHA DE MAUI:
Campeão: Billy Kemper (HAV) por 22,77 pontos (notas 8,00×2 + 6,77)
Vice-campeão: Albee Layer (HAV) com 19,33 pontos (notas 7,00×2 + 5,33)
Terceiro lugar: Greg Long (EUA) com 16,26 pontos (nota 8,13×2)
Quarto lugar: Ian Walsh (HAV) com 1,00 ponto (nota 0,50×2)
Quinto lugar: Gabriel Villaran (PER) com 0,80 ponto (nota 0,40×2)
Sexto lugar: Shane Dorian (HAV) com 0,20 ponto (nota 0,10×2)
SEMIFINAIS – 1.o, 2.o e 3.o=Final / 4.o=7.o lugar / 5.o=9.o lugar / 6.o=11.o lugar:
1.a: 1-Greg Long (EUA), 2-Billy Kemper (HAV), 3-Gabriel Villaran (PER), 4-Trevor Carlson (HAV), 5-Shaun Walsh (HAV), 6-Carlos Burle (BRA)
2.a: 1-Albee Layer (HAV), 2-Ian Walsh (HAV), 3-Shane Dorian (HAV), 4-Mark Healey (HAV), 5-Nic Lamb (EUA), 6-Kai Lenny (HAV)
PRIMEIRA FASE – 1.o, 2.o e 3.o=Semifinais / 4.o=13.o lugar / 5.o=15.o lugar / 6.o=17.o lugar:
1.a: 1-Billy Kemper (HAV), 2-Gabriel Villaran (PER), 3-Carlos Burle (BRA), 4-Nic Vaughan (EUA), 5-Dave Wassel (HAV), 6-Nathan Fletcher (EUA)
2.a: 1-Greg Long (EUA), 2-Shaun Walsh (HAV), 3-Trevor Carlson (HAV), 4-Aaron Gold (HAV), 5-Makuakai Rothman (HAV), 6-Patrick Gudauskas (EUA)
3.a: 1-Albee Layer (HAV), 2-Nic Lamb (EUA), 3-Mark Healey (HAV), 4-Yuri Soledade (BRA), 5-Tyler Larronde (HAV), 6-Grant Baker (AFR)
4.a: 1-Ian Walsh (HAV), 2-Kai Lenny (HAV), 3-Shane Dorian (HAV), 4-Natxo Gonzalez (ESP), 5-Koa Rothman (HAV), 6-Anthony Tashnick (EUA)
Tags:Billy Kemper, Carlos Burle, featured, Gabriel Villaran, Maui, Pe´ahi Challenge, World Surf League WSL Big Wave Tour, WSL South America, Yuri Soledade