Surfistas aprovam a Praia de Grumari como sede do Oi Rio Pro

By João Carvalho | 11 de maio de 2016 | noticias

Os melhores surfistas do mundo competiram pela primeira vez na Praia de Grumari, em ondas de 3-4 pés com séries maiores e um bom público na areia, nessa terça-feira (10) no Rio de Janeiro. Com um esquema especial de acesso, a torcida pode acompanhar a rodada de estreia do Oi Rio Pro apresentado por Corona, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour. Essa é a primeira vez que Grumari recebe uma competição internacional, depois que a estrutura montada no Postinho da Barra da Tijuca foi atingida por uma sequência de três ressacas.

Miguel Pupo (WSL / Smorigo)
Miguel Pupo (WSL / Smorigo)

O carioca Lucas Silveira, convocado para substituir Kelly Slater, considera a Praia de Grumari um paraíso: “Aqui, no meio da Natureza, não tem aquela loucura de prédios como na Barra e isso é muito bom. As ondas também estavam boas. Não estavam excelentes, mas boas o suficiente para o campeonato. Gostei muito, me conectei com o mar e o público brasileiro é incrível com tanta gente aqui na praia assistindo, torcendo, numa terça-feira. É muito bom estar no mar e recebendo essa vibração do público”.

Outro brasileiro que também gostou de competir em Grumari foi o paulista Miguel Pupo. “Em relação às ondas, foi bem melhor quando comparamos com o Postinho, na Barra da Tijuca. Aqui as ondas são mais constantes por ser um lugar que recebe melhor o swell (ondulação). Já no Postinho, a logística é muito melhor, dá para ir comer ali do lado. Aqui é tudo mais distante, mas em prol do surfe, vale a pena”, disse o surfista de Maresias, São Sebastião (SP).

As ondas de Grumari agradaram a maioria dos estrangeiros também, como o sul-africano Jordy Smith, que passou para o terceiro rounde depois de vencer a bateria contra Conner Coffin (EUA) e Jack Freestone (AUS). “As ondas aqui em Grumari estavam melhores que as do Postinho. Foi uma boa decisão da WSL trazer o campeonato para cá hoje (terça-feira). Teve sol, bastante gente na praia e foi muito bom”, concluiu Jordy.

Tatiana Weston-Webb (WSL / Smorigo)
Tatiana Weston-Webb (WSL / Smorigo)

Para a havaiana Tatiana Weston-Webb, foi uma decisão muito inteligente ter esse lugar como opção depois do que aconteceu no Postinho da Barra da Tijuca. “Estou bem feliz de competir aqui. Além de ser divertido surfar aqui, a energia do público é sensacional”, disse a surfista havaiana, que nasceu no Brasil.

As crianças também vieram ver seus ídolos de perto. A publicitária Patrícia Costa trouxe os dois filhos, de 4 e 7 anos de idade, para assistir o primeiro dia de competição. “O acesso é um pouco difícil quando comparado com o Postinho, na Barra da Tijuca, mas meus dois filhos queriam muito vir e adoraram”, disse Patrícia. O público jovem compareceu em peso na praia. Em frente ao palanque, os fãs incentivavam os atletas a cada bateria, além dos pedidos de fotos e autógrafos.

Durante os dias em que a competição estiver acontecendo na Praia de Grumari, o Postinho da Barra da Tijuca vai funcionar todos os dias com promoções e atividades dos patrocinadores do Oi Rio Pro 2016 no Rio de Janeiro. A loja da World Surf League também estará aberta no Postinho para atender aos fãs com produtos exclusivos e telões na praia vão mostrar a transmissão ao vivo do evento.

DCIM100MEDIADJI_0004.JPG

ACESSO A GRUMARI – Grumari fica dentro de um Parque Municipal em Área de Preservação Ambiental (APA) e o acesso de pessoas já é normalmente limitado pelos órgãos governamentais do Rio de Janeiro. No período de realização do Oi Rio Pro, de 10 a 21 de maio, será utilizado o mesmo sistema aplicado na “Operação Verão” da capital carioca e a prioridade é para os atletas e seus acompanhantes, staff técnico e imprensa. O controle vai acontecer na entrada da estrada para a Prainha e Grumari e a cancela será fechada para os carros quando completar o limite de 600 veículos do estacionamento da Praia de Grumari.

A partir daí, só pode entrar a pé, de bicicleta ou nos micro-ônibus que a organização do Oi Rio Pro disponibiliza para o público. Eles saem do estacionamento do Shopping Recreio, próximo do ponto do BRT no Recreio dos Bandeirantes, quando completam 22 passageiros, em viagens de ida e volta durante todos os dias do evento. O transporte tem capacidade e horário limitado (das 8 às 11 horas da manhã no trecho Recreio-Grumari e das 14 às 18 horas no trecho Grumari-Recreio). A limitação é para que o público possa ser atendido confortavelmente, evitando o transito no momento do término do evento. Outras etapas do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour também acontecem em reservas ambientais, como o Rip Curl Pro em Bells Beach na Austrália e o Hurley Pro em Trestles nos Estados Unidos.

Oi Rio Pro apresentado por Corona será realizado com patrocínio da Oi, Samsung, Jeep, Go Pro, Airbnb, Riotur, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Visit.Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Furnas e Guaraná Antarctica. O Oi Rio Pro será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo canal ESPN+.

DCIM100MEDIADJI_0021.JPGA OI E O ESPORTE – A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio ao esporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico para a companhia e reforça a importância do esporte como ferramenta de transformação. Em 2016, a companhia já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate. Ano passado, a Oi também patrocinou o Circuito Brasileiro Oi Super Surf e o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour (CT). Além disso, a Oi patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão do mundo. O incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes urbanos é um dos pilares de investimento de patrocínios da companhia.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A missão da Liga Mundial de Surf é inspirar uma mudança positiva para o surf, nossos fãs, e para o meio ambiente. Antes denominada Association of Surfing Professionals, a WSL tem promovido os principais campeonatos de surf desde 1976, decidindo os campeões mundiais no Samsung Galaxy WSL Championship Tour masculino e feminino, o Big Wave Tour, o Qualifying Series, o Junior, o Longboard e produzindo eventos como o WSL Big Wave Awards. A WSL possui um profundo apreço pelo passado do esporte, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento, inovação e desempenho no mais alto nível. Nós colocamos os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo.

Exibindo o melhor do surf em sua plataforma digital através da worldsurfleague.com, a WSL tem energizado sua legião de fãs apaixonados com milhões de novos fãs pelo mundo, todos sintonizados acompanhando ao vivo as grandes estrelas do surf mundial, como Kelly Slater, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Adriano de Souza, Makua Rothman, Grant “Twiggy” Baker, Greg Long, Stephanie Gilmore, John John Florence, Carissa Moore, entre outros, competindo no ambiente mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes.

—————————————————————————————

CONTATOS DE MÍDIA:

João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oi Pro Rio

(48) 9988-2986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Texto de Gabriela Damaceno – Assessoria de Imprensa do Oi Rio Pro

(48) 9662-9214 – gktdamaceno@gmail.com

Assessoria de Imprensa da Oi:

Adriana Castelo Branco – Comunicação Corporativa

(21) 3131-1103 e (21) 988-999-146

adriana.castelobranco@oi.net.br

—————————————————————————————

 

Tags:, , , , , , , , , , , ,