Domingo de apenas duas baterias do Oi Rio Pro disputadas no Postinho

By João Carvalho | 15 de maio de 2016 | noticias

O domingo amanheceu ensolarado na capital carioca, mas com ondas pequenas no Postinho da Barra da Tijuca para mais um dia cheio no Oi Rio Pro apresentado por Corona no Rio de Janeiro. Só foram realizadas as duas baterias que restavam para fechar a quarta fase feminina, com a tricampeã mundial Carissa Moore e a francesa Johanne Defay conquistando as duas últimas vagas para as quartas de final. Depois, a competição foi adiada para as 7h00 da segunda-feira no Postinho. A chamada vale também para a terceira fase masculina, com dez brasileiros entre os 24 concorrentes ao prêmio de 100.000 dólares da vitória no quarto desafio do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour 2016.

Se o próximo dia começar pelos homens, o defensor do título do Oi Rio Pro, Filipe Toledo, entra na primeira bateria com o italiano Leonardo Fioravanti. Na segunda, o catarinense Alejo Muniz enfrenta ao havaiano John John Florence. Na quarta, o paulista Caio Ibelli já defende posição no seleto grupo dos top-5 do ranking contra o australiano Ryan Callinan. Depois, tem dois duelos 100% brasileiros que garantem dois classificados para a quarta fase, mas dois serão eliminados em 13.o lugar na etapa brasileira da World Surf League.

A primeira bateria verde-amarela será uma revanche para o campeão mundial Adriano de Souza, que foi derrotado pelo mesmo carioca Lucas Silveira que ele volta a enfrentar no sexto confronto da terceira fase. No sétimo, o potiguar Italo Ferreira, agora na briga direta pela lycra amarela do Jeep WSL Leader do australiano Matt Wilkinson, eliminado no sábado por Deivid Silva, entra no mar com o baiano Marco Fernandez, vencedor da triagem da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (RJ). Para assumir a ponta do ranking no Rio de Janeiro, tanto Italo Ferreira como o havaiano Sebastian Zietz precisam vencer o Oi Rio Pro.

Depois das duas baterias brasileiras, o paulista Miguel Pupo compete contra o mais jovem integrante da elite dos top-34 da World Surf League, o norte-americano Kanoa Igarashi, 18 anos. E mais um duelo verde-amarelo vai fechar a terceira fase, com o recordista absoluto com a primeira nota 10 do Oi Rio Pro 2016, Gabriel Medina, enfrentando o também paulista Deivid Silva. Os vencedores das baterias nesta rodada ganham duas chances de classificação para as quartas de final e os perdedores terminam em 13.o lugar, marcando 1.750 pontos no ranking e recebendo 10.500 dólares de prêmio.

Johanne Defay (Foto: Daniel Smorigo - WSL)
Johanne Defay (Foto: Daniel Smorigo – WSL)

RESULTADOS DO DOMINGO – No domingo de ondas fracas e pequenas no Postinho da Barra da Tijuca, a francesa Johanne Defay e a havaiana Carissa Moore conseguiram ser melhores do que as suas adversárias nas difíceis condições do mar. A primeira bateria foi iniciada as 7h30, já com um bom público enchendo a praia no Postinho. Foi uma disputa muito fraca de ondas, com Johanne Defay derrotando a australiana Laura Enever por um baixo placar de 8,70 a 6,53 pontos. Com a vitória, a francesa seguiu para enfrentar a vice-líder do ranking, Tyler Wright, na terceira bateria das quartas de final.

“Eu acordei bem cedo hoje (domingo) e fiz um treino no nascer do sol, mas não estava esperando encontrar essas condições tão ruins na bateria”, disse Johanne Defay. “Está bem difícil e procurei ondas para fazer pelo menos duas manobras, então tentei escolher as melhores. Nessa situação, é importante manter a calma. Agora vou enfrentar a Tyler (Wright) e acho que vai ser numa condição diferente. Parece que tem uma ondulação maior chegando, então acho que vai vencer quem escolher as melhores ondas da bateria”.

No segundo e último confronto do domingo, a tricampeã mundial Carissa Moore também confirmou o favoritismo contra outra australiana, Bronte Macaulay. A havaiana foi em várias ondas, mas a maioria fechava rápido, sem abrir uma parede mais longa para as manobras. Mesmo assim, ela conseguiu somar notas 6,17 e 5,67 para vencer por 11,84 a 10,93 pontos. Carissa agora fará um duelo de nove títulos mundiais contra a hexacampeã Stephanie Gilmore, que a derrotou na terceira fase. As duas vão disputar a última vaga para as semifinais do Oi Rio Women´s Pro.

“Competir nessas condições sempre me deixa muito nervosa. É difícil se destacar quando o mar está tão pequeno assim, a não ser que você consiga mandar um aéreo. Tentei ficar bem ativa pegando várias ondas para ter mais oportunidade de tirar boas notas. Agora vou ter mais um confronto com a Steph (Stephanie Gilmore) e ela é uma das minhas surfistas favoritas. Sei que vou ter que dar o meu melhor, porque ela tem surfado muito bem nesse campeonato”.

Carissa Moore (Foto: Daniel Smorigo - WSL)
Carissa Moore (Foto: Daniel Smorigo – WSL)

Oi Rio Pro apresentado por Corona será realizado com patrocínio da Oi, Samsung, Jeep, Go Pro, Airbnb, Riotur, Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Visit.Rio, Governo do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Furnas e Guaraná Antarctica. O Oi Rio Pro será transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo canal ESPN+.

A OI E O ESPORTE – A Oi tem longo histórico de apoio ao esporte, com patrocínios a grandes eventos, equipes e atletas de diferentes modalidades, como basquete, judô, futebol, surfe e skate. A companhia tem grande expertise no apoio ao esporte, seja com patrocínio ou com prestação de serviços de telecomunicações em grandes competições realizadas no país. O incentivo da Oi a projetos esportivos é estratégico para a companhia e reforça a importância do esporte como ferramenta de transformação. Em 2016, a companhia já patrocinou os Jogos Cariocas de Verão e o Oi Bowl Jam de skate. Ano passado, a Oi também patrocinou o Circuito Brasileiro Oi Super Surf e o Oi Rio Pro, a etapa brasileira do Samsung Galaxy World Surf League Championship Tour (CT). Além disso, a Oi patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, atual campeão do mundo.  O incentivo da Oi a projetos esportivos, principalmente de esportes urbanos é um dos pilares de investimento de patrocínios da companhia.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A missão da Liga Mundial de Surf é inspirar uma mudança positiva para o surf, nossos fãs, e para o meio ambiente. Antes denominada Association of Surfing Professionals, a WSL tem promovido os principais campeonatos de surf desde 1976, decidindo os campeões mundiais no Samsung Galaxy WSL Championship Tour masculino e feminino, o Big Wave Tour, o Qualifying Series, o Junior, o Longboard e produzindo eventos como o WSL Big Wave Awards. A WSL possui um profundo apreço pelo passado do esporte, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento, inovação e desempenho no mais alto nível. Nós colocamos os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo.

Exibindo o melhor do surf em sua plataforma digital através da worldsurfleague.com, a WSL tem energizado sua legião de fãs apaixonados com milhões de novos fãs pelo mundo, todos sintonizados acompanhando ao vivo as grandes estrelas do surf mundial, como Kelly Slater, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Adriano de Souza, Makua Rothman, Grant “Twiggy” Baker, Greg Long, Stephanie Gilmore, John John Florence, Carissa Moore, entre outros, competindo no ambiente mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes.

—————————————————————————————

CONTATOS DE MÍDIA:

João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oi Pro Rio

(48) 9988-2986 – jcarvalho@worldsurfleague.com

Assessoria de Imprensa da Oi:

Adriana Castelo Branco – Comunicação Corporativa

(21) 3131-1103 e (21) 988-999-146

adriana.castelobranco@oi.net.br

—————————————————————————————

QUARTAS DE FINAL DO OI RIO WOMEN´S PRO:

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Malia Manuel (HAV)

2.a: Courtney Conlogue (EUA) x Tatiana Weston-Webb (HAV)

3.a: Tyler Wright (AUS) x Johanne Defay (FRA)

4.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Carissa Moore (HAV)

QUARTA FASE – Vitória=Quartas de Final e Derrota=9.o lugar com 3.300 pontos e US$ 10.500:

———baterias que fecharam o sábado:

1.a: Malia Manuel (HAV) 13.10 x 11.50 Keely Andrew (AUS)

2.a: Tatiana Weston-Webb (HAV) 13.24 x 13.00 Sage Erickson (EUA)

———baterias realizadas no domingo:

3.a: Johanne Defay (FRA) 8.70 x 6.53 Laura Enever (AUS)

4.a: Carissa Moore (HAV) 11.84 x 10.93 Bronte Macaulay (AUS)

TERCEIRA FASE – Derrota=13.o lugar com 1.750 pontos e US$ 10.500 de prêmio:

1.a: Filipe Toledo (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)

2.a: John John Florence (HAV) x Alejo Muniz (BRA)

3.a: Nat Young (EUA) x Dusty Payne (HAV)

4.a: Caio Ibelli (BRA) x Ryan Callinan (AUS)

5.a: Stu Kennedy (AUS) x Davey Cathels (AUS)

6.a: Adriano de Souza (BRA) x Lucas Silveira (BRA)

7.a: Italo Ferreira (BRA) x Marco Fernandez (BRA)

8.a: Kanoa Igarashi (EUA) x Miguel Pupo (BRA)

9.a: Sebastian Zietz (HAV) x Adam Melling (AUS)

10: Jordy Smith (AFR) x Jack Freestone (AUS)

11: Michel Bourez (TAH) x Matt Banting (AUS)

12: Gabriel Medina (BRA) x Deivid Silva (BRA)

 

Tags:, , , , , , , ,