Dois brasileiros são finalistas no WSL Big Wave Tour do México

By João Carvalho | 27 de junho de 2016 | noticias

Dois brasileiros decidiram o título da etapa que abriu a temporada 2016/2017 do World Surf League Big Wave Tour no México. O jovem Pedro Calado ficou em terceiro e o já consagrado campeão mundial de ondas gigantes, Carlos Burle, em quarto lugar na final do Puerto Escondido Challenge no sábado de séries impressionantes de 20-35 pés na praia conhecida como Pipeline mexicano. O campeão foi o sul-africano Grant “Twiggy” Baker com a nota 10 do tubo incrível que completou na final e Greg Long também superou os brasileiros, com outro norte-americano, Will Skudin, ficando em quinto lugar e o havaiano Makuakai Rothman em último na bateria dos seis melhores do desafio nas ondas gigantes de Puerto Escondido.

Grant Baker na onda nota 10 da final em Puerto Escondido (Foto: Hinkle - WSL)
Grant Baker na onda nota 10 da final em Puerto Escondido (Foto: Tim Hinkle – WSL)

O sul-africano Grant Baker totalizou 27,50 pontos de 30 possíveis, contra 25,03 de Greg Long e 24,77 de Pedro Calado, o mais jovem dos finalistas que mostrou muita atitude e coragem para conquistar um brilhante terceiro lugar no México. No Circuito Mundial de Ondas Grandes da World Surf League, a maior nota de cada surfista é multiplicada por dois, que é somada a nota da segunda melhor onda. O campeão mundial de 2009, Carlos Burle, fez 16,87 pontos na final, superando os 12,97 de Will Skudin e os apenas 7,66 pontos da única onda surfada por Makuakai Rothman.

Mas, o havaiano tinha derrotado os brasileiros nas outras duas baterias que eles disputaram no México. Em ambas, Pedro Calado se classificou em segundo lugar e Carlos Burle em terceiro. Nas semifinais, Makua Rothman venceu por 22,33 pontos, com Pedro totalizando 21,01 e Carlos Burle atingindo 15,63 para despachar o mexicano Jimel Corzo, o australiano Jamie Mitchel e o americano Rusty Long.

Na sexta-feira, eles competiram em condições ainda mais desafiadoras, com séries enormes de 25-35 pés formando tubos espetaculares no beachbreak de Puerto Escondido. Além dos brasileiros, outros dois surfistas da América do Sul participaram da etapa de abertura do WSL Big Wave Tour 2016/2017 no México. O peruano Gabriel Villaran competiu na primeira bateria do dia e foi barrado pelo vice-campeão do Puerto Escondido Challenge, Greg Long, e pelos havaianos Albee Layer e Kai Lenny.

Pedro Calado (Foto: Hinkle - WSL)
Pedro Calado (Foto: Tim Hinkle – WSL)

Pedro Calado e Carlos Burle estrearam na terceira bateria, vencida pelo havaiano Makuakai Rothman. E o chileno Cristian Merello entrou na que fechou a primeira fase e definiu as três últimas vagas para as semifinais. Ele terminou em quarto lugar como Gabriel Villaran, sendo superado pelo australiano Jamie Mitchell, o mexicano Jimel Corzo e o americano Rusty Long, os três que depois foram eliminados pelos brasileiros.

BIG WAVE TOUR NA AMÉRICA DO SUL – Em todas as etapas do WSL Big Wave Tour, os 24 participantes são divididos em quatro baterias na primeira fase. Os três primeiros colocados em cada avançam para as semifinais, com novamente os três melhores das baterias se classificando para a grande final. As próximas duas etapas já estão com suas janelas de espera abertas até o dia 31 de agosto. Ambas serão realizadas na América do Sul, o Quiksilver Punta de Lobos Challenge no Chile e o Billabong Pico Alto Challenge no Peru.

Mais informações, notícias, fotos e vídeos do Puerto Escondido Challenge podem ser acessados no www.worldsurfleague.com que transmitiu a etapa de abertura do World Surf League Big Wave Tour ao vivo do México.

Carlos Burle (Foto Morales - WSL)
Carlos Burle (Foto: Morales – WSL)

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A missão da Liga Mundial de Surf é inspirar uma mudança positiva para o surf, nossos fãs, e para o meio ambiente. Antes denominada Association of Surfing Professionals, a WSL tem promovido os principais campeonatos de surf desde 1976, decidindo os campeões mundiais no Samsung Galaxy WSL Championship Tour masculino e feminino, o Big Wave Tour, o Qualifying Series, o Junior, o Longboard e produzindo eventos como o WSL Big Wave Awards. A WSL possui um profundo apreço pelo passado do esporte, promovendo ao mesmo tempo o desenvolvimento, inovação e desempenho no mais alto nível. Nós colocamos os melhores surfistas do mundo nas melhores ondas do mundo.

Exibindo o melhor do surf em sua plataforma digital através da worldsurfleague.com, a WSL tem energizado sua legião de fãs apaixonados com milhões de novos fãs pelo mundo, todos sintonizados acompanhando ao vivo as grandes estrelas do surf mundial, como Kelly Slater, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Adriano de Souza, Makua Rothman, Grant “Twiggy” Baker, Greg Long, Stephanie Gilmore, John John Florence, Carissa Moore, entre outros, competindo no ambiente mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes.

—————————————————————————————

João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

—————————————————————————————

FINAL DO PUERTO ESCONDIDO CHALLENGE:

Foto: Morales - WSL
Foto: Morales – WSL

Campeão: Grant Baker (AFR) por 27,50 pontos (notas 10,00×2 + 7.50)

Vice-campeão: Greg Long (EUA) com 25,03 pontos (notas 8,83×2 + 7,37)

Terceiro lugar: Pedro Calado (BRA) com 24,77 pontos (notas 8,40×2 + 7,97)

Quarto lugar: Carlos Burle (BRA) com 16,87 ponto (notas 6,77×2 + 3,33)

Quinto lugar: Will Skudin (EUA) com 12,97 pontos (notas 4,90×2 + 3,17)

Sexto lugar: Makuakai Rothman (HAV) com 7,66 ponto (notas 3,83×2)

SEMIFINAIS – 1.o, 2.o e 3.o=Final / 4.o=7.o lugar / 5.o=9.o lugar / 6.o=11.o lugar:

1.a: 1-Grant Baker (AFR), 2-Will Skudin (EUA), 3-Greg Long (EUA), 4-Kai Lenny (HAV), 5-Albee Layer (HAV), 6-Rogercin Ramirez (MEX)

2.a: 1-Makuakai Rothman (HAV), 2-Pedro Calado (BRA), 3-Carlos Burle (BRA), 4-Jimel Corzo (MEX), 5-Jamie Mitchell (AUS), 6-Rusty Long (EUA)

PRIMEIRA FASE – 1.o, 2.o e 3.o=Semifinais / 4.o=13.o lugar / 5.o=15.o lugar / 6.o=17.o lugar:

1.a: 1-Greg Long (EUA), 2-Albee Layer (HAV), 3-Kai Lenny (HAV), 4-Gabriel Villaran (PER), 5-Jose Ramirez (MEX), 6-Koa Rothman (HAV)

2.a: 1-Will Skudin (EUA), 2-Grant Baker (AFR), 3-Rogercin Ramirez (MEX), 4-Billy Kemper (HAV), 5-Damien Hobgood (EUA), 6-Coco Nogales (MEX)

3.a: 1-Makuakai Rothman (HAV), 2-Pedro Calado (BRA), 3-Carlos Burle (BRA), 4-Angelo Lozano (MEX), 5-Trevor Carlson (HAV), 6-Tom Lowe (ING)

4.a: 1-Jamie Mitchell (AUS), 2-Jimel Corzo (MEX), 3-Rusty Long (EUA), 4-Cristian Merello (CHL), 5-Nic Lamb (EUA), 6-Oscar Moncada (MEX)

Tags:, , , , , ,