Ações da WSL são as atrações do Vivo Rio Pro na quinta-feira em Saquarema

By WSL Latin America | 22 de junho de 2023 | noticias, principal

SAQUAREMA, Rio de Janeiro / Brasil (Quinta-feira, 22 de junho de 2023) – A primeira chamada para a abertura do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, está marcada para as 7h00 da sexta-feira na Capital Nacional do Surf, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Na quinta-feira, duas ações da World Surf League foram as atrações da etapa brasileira do Championship Tour em Saquarema. O Rising Tides, com o encontro de uma nova geração do surfe feminino com estrelas da elite, foi realizado no Centro de Treinamento de Surf Léo Neves na Praia de Itaúna. E a WSL One Ocean aconteceu na Lagoa de Saquarema.

O Rising Tides é uma ação da WSL que busca promover o desenvolvimento do surfe feminino nos países por onde passa o Championship Tour. É uma oportunidade única para uma nova geração conhecer de perto algumas estrelas do esporte. A havaiana pentacampeã mundial e atual número 1 do mundo, Carissa Moore, a brasileira Tatiana Weston-Webb, a californiana Caroline Marks e a havaiana Gabriela Bryan, interagiram com cerca de 25 surfistas de até 16 anos de idade do Rio de Janeiro, São Paulo e vindas até do Sul do país.

Tatiana Weston-Webb e Caroline Marks com algumas participantes em frente ao Centro de Treinamento de Surf Léo Neves construído pela Prefeitura Municipal de Saquarema na Praia de Itaúna (Crédito da Foto: @WSL / Thiago Diz)

“Eu quero agradecer a WSL, por fazer essa ação do Rising Tides”, disse Tatiana Weston-Webb. “É incrível de ver a próxima geração vindo com essa animação toda de ser surfista, de surfar com a gente. Especialmente aqui no Brasil, é um prazer de fazer parte do Rising Tides todo ano. Eu acho que estava faltando um pouco de base pro surfe feminino aqui no Brasil e é superimportante também ter mais apoio de patrocinadores, para elas terem a grana suficiente para ir atrás dos sonhos delas”.

O Rising Tides aconteceu em frente ao Centro de Treinamento de Surf Léo Neves, construído pela Prefeitura de Saquarema que homenageia o bicampeão brasileiro que já fez parte da elite mundial e é da cidade. Entre as 25 participantes, estavam duas jovens surfistas que já treinam utilizando a Metodologia de Alto Rendimento Oficial da WSL, Sofia Tinoco e Allany Tuze. Allany tem 16 anos e mora na cidade desde pequena, mas a Sofia, 14 anos, é filha da ex-surfista profissional, Karina Barbosa, que se mudaram da capital carioca para Saquarema, para participar do projeto.

Allany Tuze e Sofia Tinoco representaram o CT Leo Neves (Foto: @WSL / Thiago Diz)

“É muito gratificante essa oportunidade. Elas são bem legais, bem simpáticas, a Tati (Weston-Webb) dando total atenção ali pras meninas e estou muito feliz. Está sendo um dia muito especial e agora a gente vai pra água dar um surfezinho”, disse Allany Tuze, antes de correr pro mar. “É muito incrível ver pessoas que eu gosto bastante, as meninas que já estão no CT, é muito bom ver elas de perto. É uma sensação muito boa e estou amando estar aqui”, confessou Sofia Tinoco.

Carissa Moore prestigiando o Rising Tides (Foto: @WSL / Thiago Diz)

WSL ONE OCEAN – Para o Vivo Rio Pro apresentado por Corona, o WSL One Ocean se uniu ao Surf Conservation Partnership, beneficiário da WSL PURE, uma colaboração entre a Conservation International e a Save The Waves Coalition, ao lado dos parceiros brasileiros, Instituto APRENDER Ecologia e Conservation International (CI-Brasil), para proteger as ondas, ecossistemas marinhos e costeiros insubstituíveis de Saquarema. Com financiamento da Corona, parceiros e surfistas do Championship Tour (CT) realizaram uma apresentação na Lagoa de Saquarema, com uma barreira de interceptação, plantio de vegetação nativa e limpeza da praia e do manguezal na lagoa.

Participantes do WSL One Ocean (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Além da ativação, o CI-Brasil e APRENDER Ecologia estão construindo um Programa Brasileiro de Reservas de Surf, visando criar uma proteção mais abrangente das melhores ondas do Brasil e os incríveis ecossistemas que as cercam, como os manguezais, que apoiam a mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Eles também trabalharam com 50 alunos de uma escola local, em uma ação educativa sobre a importância da lagoa e dos ecossistemas ao redor, para a preservação desse pico de surfe mundialmente conhecido.

A WSL One Ocean é apoiado globalmente e regionalmente pela Corona, parceira de longa data da WSL que compartilha a mesma paixão de proteger a saúde dos nossos oceanos. As estrelas do Vivo Rio Pro apresentado por Corona que participaram da ação da WSL One Ocean na Lagoa de Saquarema foram os brasileiros Caio Ibelli e Yago Dora, o australiano Liam O´Brien, o sul-africano Matthew McGillivray e a francesa Johanne Defay, vice-campeã em Saquarema no ano passado.

Caio Ibelli foi um dos participantes da WSL One Ocean (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, será realizado com os patrocínios de Vivo, Corona, Banco do Brasil, do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Esporte e Lazer, da Prefeitura Municipal de Saquarema, Natura Kaiak, TikTok, Australian Gold, Oakberry, Red Bull, EY, YETI, Apple, True Surf, Eco Flame Garden e será transmitido ao vivo pelo SporTV, Globoplay, WorldSurfleague.com e Aplicativo e canal da WSL no YouTube.

BATERIAS DO VIVO RIO PRO EM SAQUAREMA:

PRIMEIRA FASE – 1.o=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Segunda Fase:
1.a: Ethan Ewing (AUS), Caio Ibelli (BRA), Rio Waida (IDN)
2.a: João Chianca (BRA), Matthew McGillivray (AFR), Seth Moniz (HAV)
3.a: Filipe Toledo (BRA), Callum Robson (AUS), Kelly Slater (EUA)
4.a: Griffin Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS), Samuel Pupo (BRA)
5.a: Gabriel Medina (BRA), Yago Dora (BRA), Ian Gentil (HAV)
6.a: Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Barron Mamiya (HAV)
7.a: John John Florence (HAV), Connor O´Leary (AUS), Jordy Smith (AFR)
8.a: Italo Ferreira (BRA), Leonardo Fioravanti (ITA), Kanoa Igarashi (JPN)

PRIMEIRA FASE – 1.a=Quartas de Final /  2.a e 3.a=Segunda Fase:
1.a: Molly Picklum (AUS), Stephanie Gilmore (AUS), Gabriela Bryan (HAV)
2.a: Carissa Moore (HAV), Lakey Peterson (EUA), Silvana Lima (BRA)
3.a: Tyler Wright (AUS), Caitlin Simmers (EUA), Johanne Defay (FRA)
4.a: Caroline Marks (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Bettylou Sakura Johnson (HAV)

RANKINGS DA WORLD SURF LEAGUE – 7 etapas:

TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o: Griffin Colapinto (EUA) – 42.890 pontos
2.o: Filipe Toledo (BRA) – 41.660
3.o: João Chianca (BRA) – 36.320
4.o: Ethan Ewing (AUS) – 32.215
5.o: Gabriel Medina (BRA) – 28.025
6.o: Jack Robinson (AUS) – 27.875
7.o: John John Florence (HAV) – 24.885
8.o: Italo Ferreira (BRA) – 23.835
8.o: Leonardo Fioravanti (ITA) – 23.835
10.o: Connor O´Leary (AUS) – 23.630
——-outros brasileiros:
12.o: Yago Dora (BRA) – 22.120 pontos
13.o: Caio Ibelli (SP) – 20.130

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a: Carissa Moore (HAV) – 45.575 pontos
2.a: Tyler Wright (AUS) – 42.095
3.a: Caroline Marks (EUA) – 39.040
4.a: Molly Picklum (AUS) – 36.780
5.a: Stephanie Gilmore (AUS) – 29.015
5.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) – 29.015
7.a: Caitlin Simmers (EUA) – 28.660
8.a: Lakey Peterson (EUA) – 23.405
8.a: Gabriela Bryan (HAV) – 23.405
8.a: Bettylou Sakura Johnson (HAV) – 23.405

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A VIVO – A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, empresa líder em telecomunicações no País, com mais de 112 milhões de acessos (1T23) e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B. No segmento móvel, a Vivo tem 98 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (39%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (1T23). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte e é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de surf, beach tennis, ciclismo e automobilismo de aventura por todo o Brasil.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com


 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,