Metha Energia levanta a bandeira da sustentabilidade no LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis

By WSL Latin America | 4 de abril de 2022 | noticias, principal

FLORIANÓPOLIS, Santa Catarina (Segunda-feira, 4 de abril) – A Metha Energia está patrocinando a segunda edição do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis e vem levantando a bandeira da sustentabilidade dia a dia, com distribuição de energia limpa e ações que causem real impacto. A startup mineira escolheu este campeonato de surfe, que começa na quarta-feira e vai até domingo na Praia Mole, para chamar a atenção sobre o assunto. A Metha Energia será responsável pela compensação de carbono, da limpeza da praia, destinação correta do lixo e promoverá outras ativações de conscientização ambiental.

O LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis vai fechar a temporada 2021/2022 da World Surf League Latin America. Na capital catarinense, serão decididos os títulos sul-americanos e as vagas do continente para o WSL Challenger Series. Serão classificados 10 homens e 4 mulheres da América do Sul, para disputar o circuito que é o único caminho para se chegar na elite do World Surf League Championship Tour. Estarão competindo na Praia Mole, 136 surfistas na categoria masculina e até 32 na feminina.

Praia Mole cheia todos os dias do LayBack Pro 2021 (Foto: James Thisted / LayBack Pro)

Mas, como exatamente uma competição de surfe pode produzir carbono? Qualquer evento entra na categoria de escopo 2, com emissões indiretas, provenientes da energia elétrica com o consumo de eletricidade, vapor, calor e refrigeração. Dessa forma, após o término do LayBack Pro, será contabilizado tudo o que foi gerado, mesmo que indiretamente, desde o transporte de participantes até acomodações da equipe ou uso de refrigeradores.

A compensação do carbono será financiada inteiramente pela Metha Energia, utilizando Crédito de Carbono Azul. Ainda que pouco utilizado, o Carbono Azul está relacionado aos ecossistemas da costa marinha, envolve desde algas a mangues e pântanos salgados, e é essencial para diminuir o aquecimento global. Seu impacto é maior por armazenar carbono com mais eficiência do que as plantas terrestres, durante o processo de fotossíntese. A Metha Energia busca a melhor solução para impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente.

A startup mineira é uma energytech que conecta produtores de energia limpa ao consumidor final, proporcionando uma economia de até 15% na conta de energia elétrica, sem cobrar taxas para isso. Em fase de expansão para outros estados do Brasil, a ideia é levar mais sustentabilidade para mais lugares e eventos, como o LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis.

Para Fábio Teixeira, diretor da Metha Energia, participar de um evento tão relevante como esse, é levantar a bandeira da sustentabilidade em um cenário de projeção internacional. “Queremos mais do que entrar em novos mercados e deixar em evidência a distribuição de energia limpa. O mais importante em ações como essa, é conscientizar a sociedade e mostrar para todos as diversas maneiras de respeitar o meio ambiente, mitigar os impactos da ação humana e promover mais sustentabilidade”, ressalta.

ROUTE BRASIL – Outra questão importante que será apoiada pela Metha Energia, é a limpeza da praia, evitando que qualquer resíduo vá para o mar, além da coleta e destinação correta do lixo produzido no evento. Para isso, a empresa fez uma parceria com a Route Brasil, instituto de educação, limpeza e pesquisa ativa, sobre o impacto sistêmico da atividade humana no meio ambiente, que coordenará uma limpeza geral da Praia Mole no sábado. Mais informações: https://routebrasil.org/

Em um cenário onde 25 milhões de toneladas de lixo são despejadas por ano nos oceanos, é essencial trazer esse debate em uma competição de esporte marítimo, como o surfe. A conscientização e ação efetiva, é o que traz resultado para a redução desses números. Durante essa semana, haverá sinalizações no evento com informações para o público, campanhas de conscientização e sustentabilidade, limpeza da praia, recolhimento de resíduos e descarte apropriado. Dessa forma, é possível evitar a poluição dos mares, aumentar a taxa de reciclagem e incentivar as pessoas a adotar práticas de reaproveitamento no dia a dia.

SOBRE A METHA ENERGIA – A Metha Energia é referência em Minas Gerais no sistema de geração distribuída (GD), oferecendo energia limpa e mais barata. Desde 2018, revoluciona o setor elétrico no estado, ao conectar produtores de energia limpa ao consumidor final. Antes, a prática era voltada apenas para empresas e indústrias. Esse é só o começo para a energytech, que está em expansão para outros estados do Brasil e vem viabilizando novas ações sustentáveis que causem impacto em todo o país, apoiando e investindo em campanhas de conscientização e transformação para uma sociedade em harmonia com o meio ambiente. Mais informações: www.methaenergia.com.br.

A Prefeitura de Florianópolis apresenta o LayBack Pro 2022 é uma realização da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) com a Agência Esporte & Arte (AEA) como co-realizadora e licenciada pela WSL Latin America para promover uma etapa masculina e feminina do WSL Qualifying Series. O evento é patrocinado pela Metha Energia, com apoio da BOLD, SIBON Charters, Goedert Group, Hotel Selina, The Search House, além da Fundação Municipal de Esportes e da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Associação de Surf da Praia Mole (ASPM) e do Site Waves, com transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com produzida pela FIRMA.

Cartaz do LayBack Pro apresentado pela Prefeitura de Florianópolis

————————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.

Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.

Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.

A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,