Thiago Camarão bate todos os recordes do Rip Curl Pro Argentina

By João Carvalho | 13 de abril de 2017 | noticias

Os brasileiros brilharam nas boas ondas de 3-4 pés da quinta-feira na Playa Grande de Mar del Plata e são maioria entre os 32 classificados para a terceira fase do QS 1500 Rip Curl Pro Argentina. O segundo dia começou com uma surpresa, a eliminação do atual campeão sul-americano da WSL South America, Leandro Usuna, mas outro argentino foi o primeiro destaque do dia, Felipe Suarez. Ele bateu os recordes do campeonato e depois Luan Wood igualou a sua nota 8,5 e os 16,00 pontos que totalizou, mas todas as marcas foram batidas por outro brasileiro, Thiago Camarão. Ele atingiu 16,60 pontos com a nota 8,60 da última onda que surfou numa das três baterias 100% verde-amarelas da quinta-feira em Mar del Plata.

Thiago Camarão (Foto: Maximiliano Marinucci)

“As condições (do mar) estão muito boas e nunca pensei em surfar ondas assim aqui”, destacou Thiago Camarão. “Eu acho que tive sorte em pegar boas ondas e a bateria era muito difícil, porque os outros surfistas do Brasil na bateria são muito bons. O Kaique (Ferreira), o Igor (Moraes) e o Marcos (Correa) surfam muito bem e acho que venci porque peguei ondas melhores do que eles. Essa é a segunda vez que venho competir aqui e dessa vez mais tranquilo porque tenho um patrocinador, pois no ano passado eu estava sem patrocínio. Agora é só focar em surfar, pois estou bem fisicamente e mentalmente e espero continuar assim até o final”.

Thiago Camarão venceu a nona bateria disputada na quinta-feira na Argentina. Antes, dois surfistas já tinham superado os recordes do primeiro dia. O primeiro foi o argentino Felipe Suarez no quarto confronto do dia. Com uma série de três manobras potentes de backside nas esquerdas da Playa Grande, ele ganhou notas 7,50 e 8,50 em duas ondas seguidas para totalizar 16,00 pontos. A bela vitória de Felipe Suarez sobre três brasileiros, diminuiu um pouco a frustração da torcida local pela eliminação do campeão sul-americano Leandro Usuna, para o uruguaio Sebastian Olarte e o brasileiro Krystian Kymerson na primeira bateria do dia.

“Eu acho que tive sorte de pegar boas ondas na bateria”, minimizou Felipe Suarez. “Eu não estava com a prioridade (de escolha da próxima onda), mas ninguém remou nela e tentei fazer meu máximo para tirar minha maior nota (8,5). Eu sempre surfo aquela esquerda, todo dia treino baterias nela, então eu sabia exatamente o que fazer. Sou local daqui e acho que ninguém conhece essa onda melhor do que eu. Quero buscar um bom resultado e acho que é um sonho de qualquer argentino ganhar esse campeonato”.

Luan Wood (Foto: Maximiliano Marinucci)

Três baterias depois, o catarinense Luan Wood igualou as marcas de Felipe Suarez, também recebendo notas 7,50 e 8,50 nas duas únicas ondas boas que completou na bateria contra o argentino Mariano Arreyes e mais dois brasileiros, Junior Lagosta e Pedro Nogueira. Luan vai disputar um confronto direto entre Brasil e Argentina na terceira fase, com ele e Gustavo Borges enfrentando Francisco Usuna e Facundo Arreyes.

“Estou muito contente por passar a bateria e por ter achado boas ondas, então agora é focar no próximo rounde”, disse Luan Wood. “Estou feliz por estar de volta aqui a Mar del Plata, já é a quinta vez que venho para cá e as ondas estão muito boas. Demoram um pouco para entrar, mas a condição está boa para competir. Esse é o meu primeiro QS do ano e espero conseguir uma boa pontuação e premiação também para seguir disputando o Circuito Mundial”.

MAIORIA BRASILEIRA – Thiago Camarão, Luan Wood e Gustavo Borges, são três dos 22 brasileiros que se classificaram na quinta-feira em Mar del Plata. Entre eles, está o campeão da primeira edição do Rip Curl Pro Argentina em 2013, Jihad Khodr, que passou em segundo na bateria vencida por Wesley Leite. Dos dez surfistas que vão tentar acabar com a hegemonia brasileira de títulos em Mar del Plata, cinco são da Argentina, dois do Uruguai, dois do Chile e um da Costa Rica, Anthony Fillingim, vencedor da bateria que fechou a segunda fase.

Sebastian Olarte (Foto: Maximiliano Marinucci)

Assim como o costa-ricense, os dois únicos uruguaios também triunfaram nas ondas da Playa Grande, Francisco Morosini e Sebastian Olarte, algoz do campeão sul-americano e finalista do Rip Curl Pro Argentina no ano passado, Leandro Usuna. A esperança de uma primeira vitória argentina em casa agora fica para Felipe Suarez, o irmão mais jovem de Leandro, Francisco Usuna, Facundo Arreyes, Sebastian Ventura e José Gundesen. E os dois chilenos que também passaram para a terceira fase foram Guillermo Satt e Roberto Araki.

QS 1000 FEMININO – No inédito QS 1000 feminino, as brasileiras também são maioria com quatro classificadas para as quartas de final do Rip Curl Pro Argentina. As meninas que se destacaram na quinta-feira foram as que disputaram o título sul-americano Pro Junior da WSL South America no ano passado. A argentina Lucia Cosoleto surfou a melhor onda que valeu nota 8,25 na primeira bateria. E na segunda, a atual campeã Pro Junior, Tainá Hinckel, fez o maior placar, 14,25 pontos, somando notas 7,65 e 6,60.

“Foi uma bateria muito difícil, mas estou feliz por ter passado em primeiro lugar”, disse Lucia Cosoleto. “Por sorte, a minha primeira onda foi muito boa, ela abriu perfeita e só tentei fazer meu máximo nela. Estou me sentindo muito bem, competindo em casa, gosto muito de surfar essa onda aqui e estou bem confiante para conseguir um bom resultado. Mas, quero só me concentrar bateria por bateria e surfar bem para ir avançando na competição”.

Lucia Cosoleto (Foto: Maximiliano Marinucci)

A argentina bateu a campeã sul-americana da WSL South America em 2011, Dominic Barona, com a equatoriana ganhando a briga pela segunda vaga para as quartas de final da chilena Lorena Fica e da brasileira Carolina Bonelli. Na segunda bateria, duas brasileiras passaram, a catarinense Tainá Hinckel e a cearense Yanca Costa. Lucia Cosoleto agora vai abrir as quartas de final com Yanca Costa e na disputa seguinte Tainá encara a experiente Dominic Barona.

Mais duas brasileiras passaram na terceira bateria feminina da quinta-feira e o dia foi encerrado com uma dobradinha peruana de Melanie Giunta com a campeã sul-americana da WSL South America em 2010 e 2013, Anali Gomez. Na terceira quarta de final, Anali volta a enfrentar Camila Cassia que a derrotou na quarta-feira. E Melanie vai disputar a última vaga para as semifinais com a jovem Maju Freitas.

O Rip Curl Pro Argentina está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e as notícias em português e espanhol publicadas no www.wslsouthamerica.com com divulgação também nas mídias sociais da WSL South America no Facebook, Twitter e Instagram. A primeira chamada da sexta-feira será as 8h00 na Playa Grande de Mar del Plata.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL), antes denominada Association of Surfing Professionals (ASP), tem como objetivo celebrar o melhor surf do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL já possui uma enorme legião de fãs apaixonados em todo o planeta que acompanha as performances dos melhores surfistas do mundo, como Gabriel Medina, John John Florence, Adriano de Souza, Kelly Slater, Stephanie Gilmore, Greg Long, Makua Rothman, Carissa Moore, entre outros, competindo no mais imprevisível e dinâmico campo de jogo entre todos os esportes no mundo, que é o mar.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com

—————————————————————-

João Carvalho – WSL South America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

—————————————————————-

BATERIAS QUE VÃO ABRIR A SEXTA-FEIRA DO RIP CURL PRO ARGENTINA:

TERCEIRA FASE DO QS 1500 – 3.o=17.o lugar com 300 pontos e 4.o=25.o lugar com 280 pontos:

1.a: Sebastian Olarte (URU), João Chianca (BRA), Jeronimo Vargas (BRA), Tayrom da Silva (BRA)

2.a: Krystian Kymerson (BRA), Roberto Araki (CHL), Gustavo Bertotto (BRA), Felipe Suarez (ARG)

3.a: Wesley Santos (BRA), Michel Roque (BRA), Junior Lagosta (BRA), Gustavo Ramos (BRA)

4.a: Gustavo Borges (BRA), Francisco Usuna (ARG), Luan Wood (BRA), Facundo Arreyes (ARG)

5.a: Thiago Camarão (BRA), Renan Peres (BRA), José Francisco (BRA), Sebastian Ventura (ARG)

6.a: Igor Moraes (BRA), Franklin Serpa (BRA), José Gundesen (ARG), Samuel Igo (BRA)

7.a: Pedro Mendes (BRA), Wesley Leite (BRA), Felipe Oliveira (BRA), Geovane Ferreira (BRA)

8.a: Francisco Morosini (URU), Jihad Khodr (BRA), Guillermo Satt (CHL), Anthony Fillingim (CRI)

QUARTAS DE FINAL DO QS 1000 – 5.o lugar com US$ 200 de prêmio e 420 pontos no QS:

1.a: Lucia Cosoleto (ARG) x Yanca Costa (BRA)

2.a: Dominic Barona (EQU) x Tainá Hinckel (BRA)

3.a: Anali Gomez (PER) x Camila Cassia (BRA)

4.a: Melanie Giunta (PER) x Maju Freitas (BRA)

RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA NA PLAYA GRANDE DE MAR DEL PLATA:

SEGUNDA FASE DO QS 1500 – 3.o=33.o lugar com 180 pontos e 4.o=49.o lugar com 165 pontos:

1.a: 1-Sebastian Olarte (URU), 2-Krystian Kymerson (BRA), 3-Leandro Usuna (ARG), 4-Gaspar Larragneguy (ARG)

2.a: 1-João Chianca (BRA), 2-Roberto Araki (CHL), 3-Deyvson Santos (BRA), 4-Ignacio Rojas (ARG)

3.a: 1-Gustavo Bertotto (BRA), 2-Jeronimo Vargas (BRA), 3-Ihgor Santana (BRA), 4-Vitor Ferreira (BRA)

4.a: 1-Felipe Suarez (ARG), 2-Tayrom da Silva (BRA), 3-Tales Araujo (BRA), 4-Giuliano Arreyes (ARG)

5.a: 1-Wesley Santos (BRA), 2-Gustavo Borges (BRA), 3-Luciano Brulher (BRA), 4-Andres Echecopar (PER)

6.a: 1-Michel Roque (BRA), 2-Francisco Usuna (ARG), 3-Marcelo Rodriguez (ARG), 4-Tad McCardell (EUA)

7.a: 1-Luan Wood (BRA), 2-Junior Lagosta (BRA), 3-Mariano Arreyes (ARG), 4-Pedro Nogueira (BRA)

8.a: 1-Facundo Arreyes (ARG), 2-Gustavo Ramos (BRA), 3-Lucas Vicente (BRA), 4-Joaquin Juarez (ARG)

9.a: 1-Thiago Camarão (BRA), 2-Igor Moraes (BRA), 3-Marcos Correa (BRA), 4-Kaique Oliveira (BRA)

10: 1-Renan Peres (BRA), 2-Franklin Serpa (BRA), 3-Mateus Sena (BRA), 4-Jackson Santos (BRA)

11: 1-José Gundesen (ARG), 2-José Francisco (BRA), 3-Caetano Vargas (BRA), 4-Martin Passeri (ARG)

12: 1-Samuel Igo (BRA), 2-Sebastian Ventura (ARG), 3-Pedro Dib (BRA), 4-Ygor Arakaki (BRA)

13: 1-Pedro Mendes (BRA), 2-Francisco Morosini (URU), 3-Joaquin del Castillo (PER), 4-Uriel Sposaro (ARG)

14: 1-Wesley Leite (BRA), 2-Jihad Khodr (BRA), 3-Emanoel Tobias (BRA), 4-Nahuel Rull (ARG)

15: 1-Guillermo Satt (CHL), 2-Felipe Oliveira (BRA), 3-Amando Lins (BRA), 4-Lucas Santamaria (ARG)

16: 1-Anthony Fillingim (CRI), 2-Geovane Ferreira (BRA), 3-Nicolas Vargas (CHL), 4-Nicolas Hermida (ARG)

SEGUNDA FASE FEMININA DO QS 1000 – 1.a e 2.a=Quartas de Final:

————-3.a=9.o lugar com 300 pontos e 4.a=13.o lugar com 280 pontos no QS:

1.a: 1-Lucia Cosoleto (ARG), 2-Dominic Barona (EQU), 3-Lorena Fica (CHL), 4-Carolina Bonelli (BRA)

2.a: 1-Tainá Hinckel (BRA), 2-Yanca Costa (BRA), 3-Marina Rezende (BRA), 4-Lucia Indurain (ARG)

3.a: 1-Camila Cassia (BRA), 2-Maju Freitas (BRA), 3-Delfina Montefiori (URU), 4-Karol Ribeiro (BRA)

4.a: 1-Melanie Giunta (PER), 2-Anali Gomez (PER), 3-Givanilta Ferreira (BRA), 4-Candela Baleani (ARG)

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , ,