Tudo pronto para o Finals Day do Banco do Brasil Saquarema Pro 2025
By WSL Latin America | 17 de outubro de 2025 | noticias, principal
Samuel Pupo avança e mira sua segunda vitória no evento.

Baterias decisivas agitaram mais um dia de janela do Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero, quinta etapa do Challenger Series 2025 da WSL, com ondas de dois a três pés na Praia de Itaúna. As quartas de final masculinas abriram os trabalhos dentro d’água, seguidas pelas semifinais femininas, que definiram as surfistas da finalíssima em Saquarema. Apenas um brasileiro segue vivo na luta pelo título da prova.
A próxima chamada para o Final Day está agendada para este sábado (18), às 6h, para possível reinício de competição às 6h35.
O ex-surfista do Championship Tour (CT) Samuel Pupo (BRA) manteve a calma para garantir a vitória em uma disputadíssima bateria de quartas de final contra o jovem Cauã Costa (BRA). Cauã começou forte e colocou Pupo sob pressão, mas o antigo campeão do Saquarema Pro usou toda a sua experiência competitiva e o conhecimento das ondas de Itaúna para conquistar a vitória e avançar às semifinais.
Após o confronto, Samuca comentou como se mantém concentrado em momentos decisivos com auxílio de estratégias de respiração, já que esta não foi sua primeira vitória de virada nos instantes finais neste evento:
“Eu já fiz muita preparação de respiração para acalmar os batimentos cardíacos, porque em competição eu gosto de ter o batimento bem baixo pra eu tomar as decisões certas e ter o pensamento certo. Então é estar sempre ali buscando a respiração longa, estar sempre pensando que eu preciso fazer a nota que eu preciso, e não deixar o coração acelerado para não tomar a decisão errada”.
Outro brasileiro nas quartas, Deivid Silva (BRA) se despediu do evento após um duelo acirrado contra o australiano Jordan Lawler (AUS), que levou a melhor com um início forte e notas consistentes. Com o resultado, Lawler avançou às semifinais e segue na disputa pelo segundo título da carreira no Challenger Series. Outro destaque do dia foi Eli Hanneman (HAW), que garantiu sua vaga entre os quatro melhores ao anotar uma excelente 8,17 e subir para a vice-liderança do ranking mundial.
Final feminina definida em Saquarema
Na imagem: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK), do País Basco, concede entrevista após vencer bateria contra sua irmã Janire; vitória a colocou na decisão contra a portuguesa Yolanda Hopkins (POR); Créditos: WSL/Ana Catarina
A Praia de Itaúna foi palco de muita emoção neste sábado, com um duelo inédito entre irmãs no Banco do Brasil Saquarema Pro. Representando o País Basco, Annette e Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) se enfrentaram em busca de uma vaga na primeira final de suas carreiras no Challenger Series. A caçula, Annette, levou a melhor com um backside afiado, somando 13 pontos de 20 possíveis, e deixando Janire em terceiro lugar no geral.
“Estamos acostumadas a competir uma contra a outra, mas foi bem emocionante. Eu não gosto muito porque quero que nós duas avancemos,” contou Annette. “Estava lesionada antes de vir pra cá, então esse resultado é como um presente. Estou só curtindo o momento, e é incrível ver as meninas da Europa vivendo uma fase tão boa.”
Na outra semifinal, o destaque ficou com a portuguesa Yolanda Hopkins (POR), que confirmou o grande momento da temporada. Já garantida no Championship Tour (CT) de 2026, Hopkins superou a australiana Sally Fitzgibbons (AUS), atual número 2 do ranking, em uma bateria disputada onda a onda. Com notas 5,67 e 5 pontos, a portuguesa garantiu sua vaga na decisão e segue em busca de um título inédito em Saquarema.
“Os últimos dias foram bem tensos tentando confirmar a classificação, mas agora estou tranquila e com foco total na vitória,” afirmou Hopkins. “Eu amo Saquarema, adoro surfar aqui e quero muito conquistar este troféu. A Sally é uma competidora incrível, e vencer uma bateria contra ela me dá ainda mais confiança para a final.”
Dia de inclusão e alegria marcam visita de projeto social a Itaúna
Na imagem: Crianças do Lar das Crianças Especiais de Saquarema (LACES) interagem com o mascote da WSL, o Saquá, durante o Banco do Brasil Saquarema Pro 2025; Crédito: WSL/Staff images
Cerca de 20 atendidos pelo Lar das Crianças Especiais de Saquarema (LACES) visitaram, nesta sexta-feira, as instalações do Challenger Series (CS), etapa do circuito mundial de surfe realizada na Praia de Itaúna. A ação, apoiada pela Prefeitura de Saquarema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, proporcionou aos participantes um dia de integração e contato com o universo do esporte.
O LACES é uma instituição filantrópica que atua na promoção do bem-estar e da inclusão de pessoas com deficiência de diferentes faixas etárias. Além do acompanhamento pedagógico, os beneficiários participam de atividades como música, natação e capoeira, voltadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e social. Atualmente, o espaço atende cerca de 130 pessoas.
Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero – Resultados e próximos confrontos
QUARTAS DE FINAL MASCULINAS
HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) 10.10 DEF. Cauã Costa (BRA) 9.50
HEAT 2: Jordan Lawler (AUS) 12.50 DEF. Deivid Silva (BRA) 12.33
HEAT 3: Oscar Berry (AUS) 11.24 DEF. Winter Vincent (AUS) 11.07
HEAT 4: Eli Hanneman (HAW) 13.67 DEF. Keijiro Nishi (JPN) 12.93
SEMIFINAIS MASCULINAS
HEAT 1: Samuel Pupo (BRA) vs. Jordan Lawler (AUS)
HEAT 2: Oscar Berry (AUS) vs. Eli Hanneman (HAW)
SEMIFINAIS FEMININAS
HEAT 1: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) 13.00 DEF. Janire Gonzalez Etxabarri (EUK) 10.83
HEAT 2: Yolanda Hopkins (POR) 10.67 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 9.66
FINAL FEMININA
HEAT 1: Annette Gonzalez Etxabarri (EUK) vs. Yolanda Hopkins (POR)
Assista AO VIVO
O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero acontece entre os dias 11 e 19 de outubro de 2025. O evento será transmitido AO VIVO em WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL. Confira também outras formas de assistir por meio dos parceiros de transmissão da WSL no Brasil, SporTV e Globoplay.
O Banco do Brasil Saquarema Pro apresentado por Corona Cero tem patrocínios de Banco do Brasil, Corona Cero, Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Dr. Peanut e Probiótica, apoio da Mormaii e-Motors e Globo, InterTV e Rádio Mix, como parceiros de mídia oficial.