Interação com a comunidade local e ações de conscientização ambiental marcam a sexta-feira do VIVO Rio Pro
By WSL Latin America | 21 de junho de 2025 | noticias, principal
WSL Rising Tides une tops do CT com meninas locais em um dia inspirador no Centro de Treinamento Léo Neves
A Praia de Itaúna, em Saquarema, já está pronta para receber os fãs de surfe do maior evento da modalidade no mundo, o VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero, nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL em 2025. Mas antes de vestirem as lycras de competição, nesta sexta-feira (20), ídolos do Tour participaram de diferentes ações pela cidade, promovendo interação com a comunidade local e conscientização ambiental durante o WSL Rising Tides e o WSL One Ocean.
WSL Rising Tides une tops do CT com meninas locais em um dia inspirador no Centro de Treinamento Léo Neves
O Centro de Treinamento Léo Neves, localizado entre a Barrinha e a Praia de Itaúna, abriu a manhã de atividades desta sexta-feira com um encontro entre suas alunas e as surfistas da elite mundial Tatiana Weston-Webb (BRA), Luana Silva (BRA), Caitlin Simmers (EUA), Erin Brooks (CAN), Isabella Nichols (AUS) e Arena Rodriguez (PER) durante o WSL Rising Tides.
O programa, que inspira a próxima geração de surfistas criando conexões entre jovens atletas e seus ídolos do surfe dentro e fora da água, é um dos momentos mais especiais para a comunidade local. Mas não só as alunas saem ganhando nesse momento de interação. Para Tati, que compete como convidada na etapa de Saquarema, esta também é uma forma de promover a comunidade do surfe feminino como um todo.
“Para mim, é muito especial ouvir tantas histórias pessoais de meninas dizendo: ‘Você é minha inspiração, eu comecei a surfar por sua causa e tô me esforçando muito por sua causa.’ Isso me faz me sentir muito bem e feliz por estar representando algo muito maior do que só eu surfando no CT ou fora dele. É mais sobre criar um movimento de mulheres querendo surfar, querendo estar na água, querendo se jogar e até serem melhores do que os homens (risos).”
Para Nicole dos Santos Araújo, aluna do CT Léo Neves de apenas 15 anos, o momento foi especial.
“Tá sendo incrível. Eu estava muito ansiosa de vir conhecer todas elas e achei a Tati muito maneira.”
Luana Silva aproveitou a ativação do Rising Tides para falar sobre a importância do projeto, especificamente no impacto ao surfe na América do Sul.
“Acho que isso é uma grande parte do motivo pelo qual eu mudei para (representar) o Brasil também, para inspirar as meninas que estão surgindo na América do Sul, e, especialmente, no Brasil. A gente sempre quer mais mulheres no Tour, e especialmente vindas da América do Sul, têm sido muito poucas. Acho que atualmente sou só eu, a Tati (Weston-Webb) e a Sofía Mulánovich. Então, acredito que nos próximos anos isso vai começar a se expandir e crescer, e eu espero poder fazer parte dessa mudança.”
Número 2 no ranking do CT até o momento, e uma das favoritas na corrida pelo título em 2025, Caitlin Simmers relembra seu momento no Rising Tides.
“Eu sempre achei muito especial que a WSL faça o Rising Tides, pegando um monte de garotas para ir surfar. Eu acho que é uma das minhas coisas favoritas para fazer, eu amo. Eu participei no Rising Tides quando eu era muito jovem, provavelmente com 14 anos. E, eu acho que é muito inspirador poder surfar com suas surfistas favoritas, rir com elas, falar com elas e tentar aprender um pouco de português também, então isso é legal.”
Jack Robinson participa do WSL One Ocean na Barrinha
Se as surfistas tiraram a manhã para participar da ação da WSL, na parte da tarde o australiano Jack Robinson (AUS) representou os atletas, e aproveitou para atender aos muitos pedidos de fotos, durante o WSL One Ocean, atividade de proteção dos oceanos e ecossistemas costeiros realizada em parceria com o projeto Mar Sem Lixo. Por meio do programa, a WSL segue firme no seu compromisso com a sustentabilidade e o engajamento com as comunidades.
O evento, que contou com a presença de organizações de proteção ambiental e de crianças e lideranças locais, teve replantio de vegetação nativa na Barrinha, limpeza da praia, e atividades lúdicas de sustentabilidade.
“É sempre bom retribuir. Hoje eu vim aqui, plantei algumas árvores e as devolvi para a natureza. Saquarema é um lugar lindo e me lembra um pouco a Austrália. É sempre especial vir e fazer parte das atividades. Esse lugar nos recebe bem, então tratá-lo com o mesmo respeito é muito importante.”
Na Barrinha, o surfista se uniu aos representantes do Ministério Público Federal,do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), do projeto Bandeira Azul da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo da Prefeitura de Saquarema, e dos projetos Amigos da Lagoa de Jacarepiá, Instituto BW, Rede Flor do Mar, e Centro de Treinamento Léo Neves.
Mais de 10 mil pessoas prestigiam o Festival Sun, Sound and Soul
Na última quinta-feira (19), dando continuidade à promoção da cultura do surfe em Saquarema e resgatando a memória local dos grandes festivais de música que aconteceram nas décadas de 70 e 80 na Praia de Itaúna, a cidade recebeu de braços abertos o Festival Sun, Sound & Soul. O público presente pôde cantar hits inesquecíveis da grande atração da noite, o rapper Filipe Ret, que comemorou seu aniversário de 40 anos com mais de 10 mil pessoas no Centro de Saquarema. Além disso, subiram ao palco a banda Índio e a Tribo do Reggae, Toni Garrido e Gabi Melim, além do mascote oficial da WSL, o Saquá.
“Primeira edição do Festival, e é uma grande alegria quando a gente vê uma ideia se materializando. Quero agradecer ao meu time, à Prefeitura de Saquarema e à todos os patrocinadores”, celebra o Presidente da WSL na América Latina, Ivan Martinho.
Baterias definidas para a rodada de abertura do VIVO Rio Pro
O dia amanheceu OFF para as competições neste sábado, mas o evento está ON para as ativações dos patrocinadores oficiais do VIVO Rio Pro.
A abertura oficial da programação ficou por conta do Hino Nacional Brasileiro, reproduzido pela bateria da escola de samba local Unidos do Tigre. Na Vila dos Patrocinadores, o stand da Probiótica receberá Filipe Toledo (BRA), enquanto Italo Ferreira (BRA) passará na área da Riachuelo e da Mãe Terra.
Se em terra os atletas estarão em ação, no céu também terá ativação. Os caças da Marinha do Brasil proporcionarão um espetáculo inesquecível aos presentes. E encerrando o dia, no final da tarde o público na Praia de Itaúna poderá presenciar uma demonstração de salvamento aquático com o helicóptero também da Marinha do Brasil.
De fora d’água para dentro d’água, a torcida brasileira já pode se organizar para assistir seus surfistas preferidos em ação. Os oito atletas brasileiros do masculino e as duas do feminino já conheceram seus adversários para a primeira rodada do VIVO Rio Pro. Confira abaixo a chave de baterias.
A próxima chamada para o VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero está programada para este domingo (22), às 7h15.
BATERIAS MASCULINAS – VIVO RIO PRO APRESENTADO POR CORONA CERO
BATERIA 1: Italo Ferreira (BRA) x Connor O’Leary (JPN) x Seth Moniz (HAW)
BATERIA 2: Kanoa Igarashi (JPN) x Joel Vaughan (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
BATERIA 3: Yago Dora (BRA) x Crosby Colapinto (EUA) x Peterson Crisanto (BRA)
BATERIA 4: Jordy Smith (RSA) x Cole Houshmand (EUA) x Gabriel Klaussner (BRA)
BATERIA 5: Barron Mamiya (HAW) x Jake Marshall (EUA) x Alan Cleland (MEX)
BATERIA 6: Ethan Ewing (AUS) x Miguel Pupo (BRA) x Marco Mignot (FRA)
BATERIA 7: Jack Robinson (AUS) x Leonardo Fioravanti (ITA) x Rio Waida (INA)
BATERIA 8: Filipe Toledo (BRA) x Griffin Colapinto (EUA) x João Chianca (BRA)
BATERIAS FEMININAS – VIVO RIO PRO APRESENTADO POR CORONA CERO
BATERIA 1: Bettylou Sakura Johnson (HAW) x Isabella Nichols (AUS) x Erin Brooks (CAN)
BATERIA 2: Gabriela Bryan (HAW) x Lakey Peterson (EUA) x Arena Rodriguez (PER)
BATERIA 3: Caitlin Simmers (EUA) x Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
BATERIA 4: Molly Picklum (AUS) x Caroline Marks (EUA) x Luana Silva (BRA)
Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com.
Assista AO VIVO
O VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero acontece entre os dias 21 e 29 de junho de 2025. O evento será transmitido AO VIVO em WorldSurfLeague.com e no aplicativo gratuito da WSL. Confira também outras formas de assistir por meio dos parceiros de transmissão da WSL. Para quem acompanha no Brasil, a transmissão a partir das Quartas de Final segue co-exclusiva no WorldSurfLeague.com, SporTV e Globoplay. Para quem assiste nos Estados Unidos, a cobertura das Quartas de Final em diante permanece co-exclusiva no WorldSurfLeague.com e na ESPN+.
O VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero conta orgulhosamente com o apoio da VIVO, Corona Cero, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Probiótica, Dr. Peanut, YETI, EY, Apple Watch, True Surf e Surfline, além do apoio adicional do Aeroporto Internacional do Galeão e da Mormaii E-Motors, e com os parceiros oficiais de mídia Grupo Globo e InterTV.
Para atualizações completas, baterias, rankings e conteúdos dos bastidores, acesse WorldSurfLeague.com.