Maui and Sons Arica Pro define campeão da WSL South America no Chile

By WSL Latin America | 30 de julho de 2015 | noticias

A etapa mais desafiadora do calendário sul-americano vai definir o campeão regional da WSL South America na próxima semana no Chile. Mais de sessenta surfistas de dez países já estão inscritos para competir no QS 1500 Maui and Sons Arica Pro Tour nos dias 04 a 09 de agosto nos tubos gelados de El Gringo, na Ex Isla Alacrán. A vitória vale 1.500 pontos para o WSL Qualifying Series e 1.000 pontos para fechar o ranking 2015 da WSL South America, com o primeiro colocado garantindo participação nas principais etapas classificatórias para a elite dos top-34 da World Surf League do ano que vem, as com status QS 10000 e QS 6000.

Alvaro Malpartida (PER) - Photo: Pablo Jimenez
Alvaro Malpartida (PER) – Photo: Pablo Jimenez

Importante ressaltar que este bônus é somente para o campeão regional. Caso ele garanta participação ficando entre os 100 primeiros do WSL Qualifying Series, a vaga não será repassada para o segundo do ranking regional. Esta nova regra implantada pela World Surf League nesta temporada é válida para os sete escritórios da entidade no mundo e o ranking regional só computa os resultados nas etapas com status QS 1000, QS 1500 e QS 3000. No calendário 2015 da WSL South America só tem duas provas com este nível. A primeira foi o QS 1500 Rip Curl Pro Argentina disputada em Mar Del Plata, que foi vencida pelo brasileiro Robson Santos.

Ele lidera o ranking e no ano passado se destacou no Maui and Sons Arica Pro Tour surfando um tubaço nota 10 em El Gringo. O seu principal concorrente ao título de campeão regional da WSL South America no Chile será o jovem carioca Lucas Silveira, que divide a segunda posição no ranking com o paulista Hizunomê Bettero, ambos com os 560 pontos do terceiro lugar na Argentina. Hizunomê não está entre os quinze brasileiros que já confirmaram participação no Maui and Sons Pro Tour, nem o argentino Leandro Usuna, o cearense Messias Felix e o pernambucano Luel Felipe, que estão empatados em quarto lugar no ranking com 420 pontos.

Robson Santos (BRA) - Photo: Rommel Gonzales
Robson Santos encarando as morras de El Gringo no ano passado (Foto: Rommel Gonzales)

Com essas ausências, Robson Santos pode garantir o título antes mesmo do término do Desafio de Arica no Chile. Também não fazem parte da lista dos surfistas inscritos antecipadamente alguns ex-campeões do Maui and Sons Arica Pro Tour, como o vencedor da primeira edição em 2009, o peruano Gabriel Villaran, o da terceira em 2012, o australiano Anthony Walsh, além de Jessé Mendes, que no ano passado se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma vitória nos tubos perfeitos e desafiadores de El Gringo. Já o chileno Guillermo Satt, campeão em 2011, e o peruano Alvaro Malpartida, que faturou o título em 2013, estão confirmadíssimos para tentar um inédito bicampeonato m Arica.

O Brasil comparece mais uma vez com o maior pelotão para tentar repetir o feito de Jessé Mendes esse ano. São quinze surfistas e a maioria de uma nova geração que já quer começar a competir em ondas grandes e condições extremas como as do Chile. Os únicos mais experientes são o próprio paulista Robson Santos, o ex-top do WCT, Paulo Moura, o também pernambucano Halley Batista e o carioca Jeronimo Vargas. Entre os mais novos, destaque para o catarinense Luan Wood, que semanas atrás conquistou o vice-campeonato sul-americano Pro Junior no Maui and Sons Pro Junior de San Bartolo, no Peru.

O segundo maior esquadrão é dos donos da casa com doze chilenos na lista encabeçada por Guillermo Satt e Manuel Selman. O Peru tem dez participantes confirmados, como Alvaro Malpartida, campeão em Arica em 2013, os irmãos Miguel e Tomas Tudela e Alonso e Sebastian Correa. O Havaí também comparece em bom número, com nove inscritos, entre eles o vice-campeão do Maui and Sons Arica Pro Tour de 2012, Eala Stewart. A relação dos dez países que estarão representados esse ano em El Gringo continua com a Austrália (4 inscritos), Estados Unidos (4), Argentina (3), França (2), Venezuela (1) e São Bartolomeu (1).

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – a World Surf League (WSL) organiza as competições anuais de surfe profissional e as transmissões ao vivo de cada etapa pelo worldsurfleague.com, onde você pode acompanhar todo o drama e aventura do surfe competitivo em qualquer lugar e a qualquer hora onde acontecer. As sanções da WSL são para os seguintes circuitos: World Surf League Championship Tour (CT), que define os campeões mundiais da temporada, Qualifying Series (QS), Big Wave Tour, Pro Junior e Longboard. A organização da WSL está sediada em Santa Monica, Califórnia, com escritório comercial em Nova York. A WSL também tem sete escritórios regionais de apoio na organização dos eventos na África, Ásia, Austrália, Europa, Havaí, América do Norte e América do Sul.

————————————————————————
João Carvalho – WSL South America Media Manager
(48) 9988-2986 – jcarvalho@worldsurfleague.com
————————————————————————

BRASIL – 15: Robson Santos, Halley Batista, Paulo Moura, Jeronimo Vargas, Luan Wood, Lucas Silveira, Alcides Lopes, Samuel Igo, Yago Dora, Weslley Dantas, Wesley Leite, Tales Araujo, Phillippe Chagas, João Chianca e Lucas Chianca

CHILE – 12: Guillermo Satt, Manuel Selman, Tristan Aicardi, Roberto Araki, Danilo Cerda, Nicolas Vargas, Leon Vicuña, Diego Medina, Cristian Merello, Edward Portocarrero, Jorge Soto e Rafael Tapia

PERU – 10: Alvaro Malpartida, Miguel Tudela, Tomas Tudela, Lucca Mesinas, Alonso Correa, Sebastian Correa, Cristobal De Col, Joaquin Del Castillo, Martin Jeri e Gianni Porcari

HAVAÍ – 09: Eala Stewart, Kevin Sullivan, Kiron Jabour, Luke Shepardson, Keoni Yan, Eli Olson, Kalani Ross, Travis Beckmann e Schuyler Page Allen

AUSTRALIA – 04: Dean Bowen, Teale Vanner, Caiden Fowler e Max Longhurst

ESTADOS UNIDOS – 04: Johnny Noris, Brad Ettinger, Jacob Szekely e Myles Laine-Toner

ARGENTINA – 03: Martin Passeri, Nahuel Amalfitano e Juan Arca

FRANÇA – 02: Paul Cesar Distinguin e Andy Criere

VENEZUELA – 01: Francisco Bellorin

SÃO BARTOLOMEU – 01: Dimitri Ouvre

TOP-16 DO RANKING SUL-AMERICANO PROFISSIONAL DA WSL SOUTH AMERICA – 1.a etapa:
1.o: Robson Santos (BRA) – 1.000 pontos
2.o: Hizunomê Bettero (BRA) – 560
2.o: Lucas Silveira (BRA) – 560
4.o: Leandro Usuna (ARG) – 420
4.o: Messias Felix (BRA) – 420
4.o: Luel Felipe (BRA) – 420
7.o: Renato Galvão (BRA) – 300
7.o: Thiago Camarão (BRA) – 300
7.o: Franklin Serpa (BRA) – 300
7.o: Renan Peres (BRA) – 300
11: Weslley Dantas (BRA) – 280
11: Alcides Lopes (BRA) – 280
13: Jihad Khodr (BRA) – 200
13: Ian Gouveia (BRA) – 200
13: Cristobal de Col (PER) – 200
13: Thiago Guimarães (BRA) – 200
13: Deivid Silva (BRA) – 200
13: Juninho Urcia (PER) – 200
13: Samuel Igo (BRA) – 200
13: Matheus Herdy (BRA) – 200

CALENDÁRIO DAS PRÓXIMAS ETAPAS DA WSL SOUTH AMERICA EM 2015:
Ago 04-09 – QS 1500 – Maui and Sons Arica Pro Tour em El Gringo, Arica – Chile
Out 20-25 – QS 6000 – Red Nose Santa Catarina Pro na Praia do Santinho, Florianópolis (SC)
Out 27-31 – QS 6000 – Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca, Itacaré (BA) – Brasil
Out 27-31 – QS 3000 feminino – Mahalo Surf Eco Festival na Praia da Tiririca, Itacaré (BA)
Nov 02-09 – QS 10000 – SP Pro 10.000 na Praia de Maresias, São Sebastião (SP) – Brasil
Nov 04-08 – QS 1500 feminino – Pichilemu Women´s Pro em Punta de Lobos, Pichilemu – Chile

Tags:, , , , , , , , , , , , ,