Rip Curl Newcastle Cup apresentado pela Corona volta a ser adiado na Austrália
By WSL Latin America | 6 de abril de 2021 | noticias, principal
A quarta-feira amanheceu com ondas muito pequenas em Merewether Beach e o Rip Curl Newcastle Cup apresentado pela Corona ficou mais um dia sem competição na Austrália. O prazo da segunda etapa do World Surf League Championship Tour 2021 vai até domingo e as previsões são otimistas para encerrar o evento em boas condições neste restante de semana. As próximas baterias têm nomes de peso, o bicampeão mundial Gabriel Medina abrindo a terceira fase e a heptacampeã Stephanie Gilmore na primeira quarta de final feminina. Uma nova chamada foi marcada para as 6h45 da quinta-feira na Austrália, 17h45 da quarta-feira no fuso horário de Brasília.
“Infelizmente, hoje (quarta-feira) ficamos com poucas ondas aqui em Merewether, depois do bom swell (ondulação) que entrou ontem com boas ondas para fazer quatorze baterias”, disse a vice-presidente de circuitos da WSL e diretora de prova no Rip Curl Newcastle Cup. “Mas, estamos confiantes na previsão das ondas que é promissora para os quatro últimos dias do evento, então voltaremos amanhã (quinta-feira) para ver como vai estar o mar”.
Se o próximo dia começar pela categoria masculina, Gabriel Medina vai disputar a primeira vaga para as oitavas de final com o australiano Connor O´Leary. Os dois já se enfrentaram cinco vezes em etapas do CT e o brasileiro ganhou todas. Medina defende a segunda posição no ranking 2021, pois começou a temporada perdendo a final do Billlabong Pipe Masters em dezembro, para o também bicampeão mundial John John Florence. Ambos nunca tinham competido em Newcastle, mas triunfaram na primeira fase.
O próximo brasileiro a disputar a terceira fase do Rip Curl Newcastle Cup é o outro campeão mundial, Adriano de Souza, que já anunciou ser esta a última temporada da sua carreira, quando completa 15 anos na divisão de elite da World Surf League. Mineirinho competiu na terça-feira e aproveitou a segunda chance de classificação para a terceira fase. Ele está na terceira bateria com o francês Jeremy Flores. Os dois já disputaram 14 baterias em etapas do CT e Adriano tem uma larga vantagem de 11 a 3 no placar entre eles.
Depois, tem dois confrontos seguidos entre Brasil e Austrália, com Miguel Pupo enfrentando Owen Wright na oitava bateria e o atual campeão mundial, Italo Ferreira, entrando na nona com o convidado desta etapa, o surfista local de Newcastle, Jackson Baker. Os dois já se encontraram na primeira fase e o potiguar deu um show para vencer a bateria. Italo defende a terceira posição no ranking 2021, parando na semifinal do Billabong Pipe Masters contra Gabriel Medina, que reeditou a decisão do título mundial de 2019 no Havaí.
Os outros seis brasileiros vão disputar as cinco últimas vagas para as oitavas de final, então vários duelos verde-amarelos poderão acontecer nas ondas de Merewether Beach. O primeiro deles será agora na 12.a bateria desta terceira fase, entre os paulistas Caio Ibelli e Deivid Silva. Na 13.a, tem Alex Ribeiro, campeão do QS 6000 de Newcastle em 2019, contra o sul-africano Jordy Smith. Na 14.a, Peterson Crisanto enfrenta o californiano Conner Coffin.
Na penúltima, tem outro campeão em Newcastle em 2017, Yago Dora, com o australiano Jack Freestone. E Filipe Toledo fecha a terceira fase com o italiano Leonardo Fioravanti, que registrou novos recordes – nota 9,00 e 15,67 pontos – para o Rip Curl Newcastle Cup, na bateria da repescagem disputada na terça-feira que provocou a primeira baixa do Brasil na “perna australiana”, Jadson André. A segunda foi Tatiana Weston-Webb, barrada pela australiana Isabella Nichols nas oitavas de final femininas que fecharam a terça-feira.
TRANSMISSÃO AO VIVO – O Rip Curl Newcastle Cup apresentado pela Corona está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com, pelo aplicativo da World Surf League e pelos canais ESPN Brasil. A primeira chamada para a terceira fase masculina e para as quartas de final femininas será as 6h45 da quinta-feira na Austrália, 17h45 da quarta-feira no Brasil.
PERNA AUSTRALIANA – As quatro etapas da nova “perna australiana” são apresentadas pela Corona. O Rip Curl Newcastle Cup tem prazo até 11 de abril para ser encerrado nas ondas de Merewether Beach. A segunda é o Rip Curl Narrabeen Classic de 16 a 26 de abril em Narrabeen Beach, em Sydney, também em New South Wales. As outras serão na região de West Australia, o Boost Mobile Margaret River Pro de 02 a 12 de maio em Margaret River e o Rip Curl Rottnest Search de 16 a 26 de maio em Rottnest Island.
PRÓXIMAS BATERIAS DO RIP CURL NEWCASTLE CUP:
TERCEIRA FASE – Vitória=Oitavas de Final / 17.o lugar com 1.330 pontos:
1.a: Gabriel Medina (BRA) x Connor O´Leary (AUS)
2.a: Frederico Morais (PRT) x Adrian Buchan (AUS)
3.a: Jeremy Flores (FRA) x Adriano de Souza (BRA)
4.a: Julian Wilson (AUS) x Jack Robinson (AUS)
5.a: John John Florence (HAV) x Morgan Cibilic (AUS)
6.a: Seth Moniz (HAV) x Wade Carmichael (AUS)
7.a: Ryan Callinan (AUS) x Crosby Colapinto (EUA)
8.a: Owen Wright (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
9.a: Italo Ferreira (BRA) x Jackson Baker (AUS)
10.a: Michel Bourez (TAH) x Griffin Colapinto (EUA)
11.a: Kanoa Igarashi (JPN) x Ethan Ewing (AUS)
12.a: Caio Ibelli (BRA) x Deivid Silva (BRA)
13.a: Jordy Smith (AFR) x Alex Ribeiro (BRA)
14.a: Peterson Crisanto (BRA) x Conner Coffin (EUA)
15.a: Jack Freestone (AUS) x Yago Dora (BRA)
16.a: Filipe Toledo (BRA) x Leonardo Fioravanti (ITA)
QUARTAS DE FINAL – Derrota=5.o lugar com 4.745 pontos:
1.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Isabella Nichols (AUS)
2.a: Courtney Conlogue (EUA) x Keely Andrew (AUS)
3.a: Carissa Moore (HAV) x Johanne Defay (FRA)
4.a: Caroline Marks (EUA) x Bronte Macaulay (AUS)
———————————————————–
João Carvalho – jcarvalho@worldsurfleague.com
WSL Latin America Media Manager
Felipe Marcondes – fmarcondes@worldsurfleague.com
WSL Latin America Senior Manager, Content & Marketing
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE
A World Surf League (WSL), criada em 1976, é a principal plataforma do surf e dos surfistas no mundo inteiro. A WSL está dedicada a mudar o mundo através do poder inspirador do surf, criando eventos, experiências e narrativas autênticas para inspirar a comunidade global a viver um lifestyle com dedicação, originalidade e entusiasmo.
A World Surf League é uma organização global e sua sede principal é em Santa Monica, Estados Unidos, com escritórios regionais para a América do Norte, América Latina, Europa, África, Ásia, Australasia e Hawaii. A WSL tem uma profunda apreciação pela rica herança do surf, promovendo progressão, inovação e performance nos níveis mais altos do esporte.
A WSL é composta por Circuitos e Eventos, celebrando os melhores surfistas do mundo em todas as modalidades, realizando anualmente mais de 180 campeonatos globais para coroar os campeões mundiais em todas as divisões; pela WSL WaveCO, onde a inovação encontra experiências inéditas; e pela WSL Studios, que oferece as melhores narrativas através das competições, lifestyle e conservação.
Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com
Tags:Adriano de Souza, Alex Ribeiro, Austrália, Caio Ibelli, Carissa Moore, Corona, CT, Deivid Silva, featured, Filipe Toledo, Gabriel Medina, Isabella Nichols, Italo Ferreira, Jadson André, Miguel Pupo, Peterson Crisanto, Rip Curl Newcastle Cup, Tatiana Weston-Webb, World Surf League Championship Tour, WSL, WSL Latin America, Yago Dora