Surfistas já escalados para estrear no Oi Rio Pro em Saquarema

By João Carvalho | 9 de maio de 2018 | principal

A World Surf League já divulgou as baterias do Oi Rio Pro 2018, que pode começar nesta sexta-feira em Saquarema, se as ondas estiverem boas na Praia de Itaúna. A etapa brasileira do WSL Championship Tour tem prazo até o dia 20 para ser encerrada na “Capital Nacional do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro e vai acontecer nos dias com melhores ondas neste período. Os 36 concorrentes ao título conquistado pelo campeão mundial Adriano de Souza no ano passado e as dezoito participantes do Oi Rio Women´s Pro, estão divididos em baterias de três na primeira fase. Então, o primeiro dia é o melhor para o público ver de perto na Praia de Itaúna, todas as grandes estrelas do esporte competindo em Saquarema.

Adriano de Souza (Foto: @WSL / Poullenot)

A torcida que promete lotar a cidade novamente, terá dezessete brasileiros para apoiar no Oi Rio Pro esse ano. Serão quatorze brigando pelo título masculino e três pelo feminino, incluindo a atual número 4 do ranking mundial, Tatiana Weston-Webb, que vai estrear com a bandeira brasileira gravada em sua lycra de competição na Praia de Itaúna. Ela nasceu no Rio Grande do Sul e desde criança mora no Havaí, sempre competiu como havaiana, mas decidiu passar a representar o Brasil no Circuito Mundial e a primeira vez será em Saquarema.

A agora gaúcha Tatiana Weston-Webb, foi escalada na sexta e última bateria da primeira fase do Oi Rio Women´s Pro, com a francesa Johanne Defay e a australiana Keely Andrew. A cearense Silvana Lima estreia no confronto anterior, com a havaiana tricampeã mundial, Carissa Moore, e a neozelandesa Paige Hareb. A terceira brasileira sairá da triagem com quatro surfistas que será realizada na quinta-feira, às 9h00 na Praia de Itaúna, valendo vaga para completar a terceira bateria, da hexacampeã mundial e líder do ranking, Stephanie Gilmore.

Tatiana Weston-Webb (Foto: @WSL / Ed Sloane)

Com a troca de nacionalidade de Tatiana Weston-Webb, a “seleção brasileira” no World Surf League Championship Tour passa a ter treze surfistas. Entre os homens, o Brasil foi o primeiro país a superar a maioria australiana, desde a criação da divisão de elite em 1992. São onze entre os top-34 e a Austrália ainda teve Mick Fanning encerrando a carreira. Joel Parkinson também não vem ao Brasil, por razões pessoais, mas será substituído por um australiano da nova geração, Mikey Wright, que já liderou o WSL Qualifying Series esse ano.

JEEP LEADERBOARD – Para a torcida brasileira, uma das atrações no Oi Rio Pro 2018 é o potiguar Italo Ferreira, que vai vestir a lycra amarela do Jeep Leaderboard em Saquarema. Ele sentiu a emoção de badalar o sino do troféu de campeão da etapa de Bells Beach e divide o primeiro lugar no ranking com o australiano Julian Wilson. Além deles, a hexacampeã mundial Stephanie Gilmore também usará a lycra amarela em Itaúna. O potiguar de Baía Formosa vai estrear na sétima bateria, contra o australiano Connor O´Leary e o havaiano Keanu Asing.

Italo Ferreira (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Antes dele, oito dos quatorze participantes do Brasil em Saquarema, já terão feito suas primeiras apresentações na Praia de Itaúna. O campeão da estreia da Oi patrocinando a etapa brasileira em 2015, Filipe Toledo, com uma multidão vibrando como um estádio de futebol no Postinho da Barra da Tijuca, foi escalado na primeira bateria, com o pernambucano Ian Gouveia e o japonês Kanoa Igarashi. Nesta rodada inicial, a vitória vale vaga na terceira fase, mas os perdedores têm uma segunda chance de classificação na repescagem.

BATERIA BRASILEIRA – Mais dois brasileiros entram na segunda bateria, o catarinense Tomas Hermes e o paulista Miguel Pupo, para enfrentar o sul-africano Jordy Smith. Na terceira, o paulista Wiggolly Dantas pega dois australianos, Owen Wright e Wade Carmichael. E a quinta bateria será 100% verde-amarela, com o campeão mundial Gabriel Medina estreando junto com o também paulista Jessé Mendes e o catarinense Alejo Muniz.

Gabriel Medina (Foto: @WSL / Daniel Smorigo)

Depois, tem Italo Ferreira na sétima e na oitava o campeão mundial Adriano de Souza começa a defender o seu título de campeão do Oi Rio Pro em Saquarema, contra dois novatos na elite deste ano, o americano Griffin Colapinto e o sul-africano Michael February, que herdou a vaga do aposentado Mick Fanning. Mais três brasileiros competem sozinhos com surfistas de outros países, Yago Dora na nona bateria, o também catarinense Willian Cardoso na 11.a e o cearense Michael Rodrigues na 12.a e última da primeira fase.

Entre os onze titulares da “seleção brasileira”, o único desfalque é o paulista Caio Ibelli, que está contundido. Mas, outros três já foram escalados direto na chave principal, Miguel Pupo e Wiggolly Dantas nas vagas dos contundidos e Alejo Muniz como convidado da World Surf League, por estar liderando o ranking do WSL Qualifying Series. O 14.o participante do Brasil no Oi Rio Pro 2018 será o vencedor da triagem organizada pela Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro na quinta-feira, às 9h00 na Praia de Itaúna.

TRIAGEM NA QUINTA-FEIRA – Em todas as etapas do World Surf League Championship Tour, os organizadores do evento têm direito a escolher um convidado para desafiar os melhores do mundo. No Oi Rio Pro, foi aberta uma chance para quatro surfistas disputarem a vaga e quatro para a feminina. O critério para selecionar os nomes foi o mesmo, o brasileiro mais bem colocado no ranking mundial do WSL Qualifying Series, o campeão da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP), o campeão estadual profissional do Rio de Janeiro e um indicado pela Associação de Surf de Saquarema.

Filipe Toledo (Foto: @WSL / Poullenot)

O catarinense Alejo Muniz estava nesta triagem, antes de receber o “wildcard” da World Surf League. Então, o número 3 no ranking do QS, Deivid Silva, entrou em seu lugar para disputar a vaga com o campeão brasileiro e também paulista Thiago Camarão, o campeão carioca de 2017, Eduardo Fernandes, de Buzios, e o bicampeão brasileiro Leonardo Neves, que venceu uma seletiva da Associação de Surf de Saquarema, entre surfistas que moram na cidade.

Saquarema também estará representada na triagem feminina e em dose dupla, pela campeã estadual Kayane Reis e por Taís de Almeida, que no último fim de semana ganhou uma etapa do Circuito Brasileiro na capital carioca e foi indicada pela ASS. As duas vão enfrentar a jovem catarinense de apenas 14 anos de idade, Tainá Hinckel, que é a melhor brasileira no QS deste ano, e a atual campeã brasileira Luana Coutinho, de Ubatuba (SP).

COLETIVA DE IMPRENSA – A quinta-feira será agitada na Praia de Itaúna. Depois da triagem pela manhã, à tarde tem a Coletiva de Imprensa Oficial do Oi Rio Pro 2018 começando às 14h00 na arena do evento, com alguns destaques do World Surf League Championship Tour. Estarão atendendo aos jornalistas os campeões mundiais John John Florence, Gabriel Medina, Adriano de Souza e Stephanie Gilmore, os líderes do ranking Italo Ferreira e Julian Wilson, além das duas brasileiras na elite, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb.

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global da Corona, Jeep, Airbnb e Hurley e a Oi como patrocinador “naming rights” da etapa brasileira, que é realizada com o importante apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), e da Prefeitura Municipal de Saquarema. O Oi Rio Pro 2018 também conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS).

O Oi Rio Pro será transmitido ao vivo de Saquarema pelo www.worldsurfleague.com para o mundo todo também pelo Facebook Live e pelo aplicativo da World Surf League.

A OI E O ESPORTE – A companhia patrocina grandes eventos esportivos, equipes e atletas de diferentes modalidades como surfe, skate e eventos de cultura urbana. Além de patrocinar pelo quarto ano consecutivo o Oi Rio Pro, a Oi patrocina os surfistas brasileiros de destaque na WSL: Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo, Silvana Lima e Adriano de Souza, o Mineirinho, além do surfista Davizinho, de 12 anos, atual vice-campeão mundial de surfe adaptado. Recentemente, como parte do legado do patrocínio aos Jogos Cariocas de Verão de 2016 e 2017, a Oi construiu pistas de skate em Manguinhos e São João da Barra e reformou o park de Campo Grande – aproveitando assim o grande potencial do esporte urbano para aproximar culturas e realidades, promovendo encontros e transformando espaços públicos.

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem realizando os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 180 eventos globais que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour, além do Big Wave Tour, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, bem como o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis WSL app. A WSL tem uma enorme legião de fãs apaixonados pelo surf em todo o mundo, que acompanham ao vivo as apresentações de grandes estrelas, como Tyler Wright, John John Florence, Paige Alms, Kai Lenny, Taylor Jensesn, Honolua Blomfield, Mick Fanning, Stephanie Gilmore, Kelly Slater, Carissa Moore, Gabriel Medina, Courtney Conlogue, entre outros, competindo no campo de jogo mais imprevisível e dinâmico entre todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

——————————————————————

João Carvalho – Assessoria de Imprensa do Oi Pro Rio – jcarvalho@worldsurfleague.com

Assessoria de Imprensa da Oi – Adriana Castelo Branco – adriana.castelobranco@oi.net.br

——————————————————————

PRIMEIRA FASE DO OI RIO PRO 2018 EM SAQUAREMA:

1.a: Filipe Toledo (BRA), Kanoa Igarashi (JPN), Ian Gouveia (BRA)

2.a: Jordy Smith (AFR), Tomas Hermes (BRA), Miguel Pupo (BRA)

3.a: Owen Wright (AUS), Wade Carmichael (AUS), Wiggolly Dantas (BRA)

4.a: John John Florence (HAV), Joan Duru (FRA), Mikey Wright (AUS)

5.a: Gabriel Medina (BRA), Jessé Mendes (BRA), Alejo Muniz (BRA)

6.a: Julian Wilson (AUS), Patrick Gudauskas (EUA), vencedor da triagem

7.a: Italo Ferreira (BRA), Connor O´Leary (AUS), Keanu Asing (HAV)

8.a: Adriano de Souza (BRA), Griffin Colapinto (EUA), Michael February (AFR)

9.a: Michel Bourez (TAH), Conner Coffin (EUA), Yago Dora (BRA)

10: Adrian Buchan (AUS), Sebastian Zietz (HAV), Ezekiel Lau (HAV)

11: Matt Wilkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA), Willian Cardoso (BRA)

12: Kolohe Andino (EUA), Frederico Morais (PRT), Michael Rodrigues (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA DO OI RIO PRO 2018:

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Nikki Van Dijk (AUS), Coco Ho (HAV)

2.a: Tyler Wright (AUS), Caroline Marks (EUA), Bronte Macaulay (AUS)

3.a: Stephanie Gilmore (AUS), Malia Manuel (HAV), vencedora da triage

4.a: Lakey Peterson (EUA), Sage Erickson (EUA), Pauline Ado (FRA)

5.a: Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA), Paige Hareb (NZL)

6.a: Tatiana Weston-Webb (BRA), Johanne Defay (FRA), Keely Andrew (AUS)

TOP-22 DO JEEP LEADERBOARD – RANKING WSL 2018 – após a 3.a etapa:

01: Julian Wilson (AUS) – 13.330 pontos

01: Italo Ferreira (BRA) – 13.330 pontos

03: Mick Fanning (AUS) – 11.500

04: Owen Wright (AUS) – 11.155

04: Michel Bourez (TAH) – 11.155

06: Adrian Buchan (AUS) – 9.885

07: Gabriel Medina (BRA) – 9.415

08: Griffin Colapinto (EUA) – 8.170

09: Filipe Toledo (BRA) – 8.075

10: Adriano de Souza (BRA) – 7.030

10: Conner Coffin (EUA) – 7.030

12: Tomas Hermes (BRA) – 6.925

12: Patrick Gudauskas (EUA) – 6.925

14: Frederico Morais (PRT) – 6.830

14: Michael Rodrigues (BRA) – 6.830

16: Jeremy Flores (FRA) – 5.785

16: Wade Carmichael (AUS) – 5.785

18: Ezekiel Lau (HAV) – 5.585

19: Mikey Wright (AUS) – 5.365

20: Jordy Smith (AFR) – 4.995

20: Kolohe Andino (EUA) – 4.995

20: Joel Parkinson (AUS) – 4.995

20: Willian Cardoso (BRA) – 4.995

——–outros brasileiros:

26: Jessé Mendes (BRA) – 3.750 pontos

31: Yago Dora (BRA) – 2.505

36: Caio Ibelli (BRA) – 1.260

36: Ian Gouveia (BRA) – 1.260

39: Miguel Pupo (BRA) – 420

TOP-10 DO JEEP LEADERBOARD – RANKING WSL 2018 – 3 etapas:

01: Stephanie Gilmore (AUS) – 19.940 pontos

02: Lakey Peterson (EUA) – 17.830

03: Carissa Moore (HAV) – 14.235

04: Tatiana Weston-Webb (BRA) – 13.935

05: Caroline Marks (EUA) – 13.915

06: Tyler Wright (AUS) – 12.575

06: Johanne Defay (FRA) – 12.575

08: Nikki Van Dijk (AUS) – 10.880

09: Keely Andrew (AUS) – 10.580

10: Sally Fitzgibbons (AUS) – 10.560

10: Silvana Lima (BRA) – 10.560

10: Malia Manuel (HAV) – 10.560

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,