Rip Curl Pro Playa Grande promove sua nona edição em Mar del Plata na Argentina
By WSL Latin America | 31 de março de 2023 | noticias, principal
PLAYA GRANDE, Mar del Plata / Argentina (Sexta-feira, 31 de março de 2023) – A “Capital Nacional do Surf” na Argentina se prepara para receber a segunda etapa do Circuito Sul-americano da World Surf League (WSL), com um evento masculino e feminino do QS 1000 na Semana Santa em Mar del Plata. É o único campeonato internacional deste nivel que acontece no país e também uma das etapas mais tradicionais da América do Sul, sendo fundamental para as aspirações de surfistas em ascensão no circuito mundial. Organizado pela World Surf League e Biologia Club, o Rip Curl Pro Playa Grande vai promover a sua nona edição, com homens e mulheres de países como Brasil, Perú, Chile e Argentina, competindo entre os dias 5 e 9 de abril em Mar del Plata. Assista o teaser do evento no link https://www.youtube.com/shorts/prsfEIVh0Kw.
Do lado argentino, Leandro “Lele” Usuna, primeiro surfista do país a participar de uma Olimpíada, e Nacho Gundesen, são os principais candidatos para buscar uma importante e inédita vitória na Playa Grande, a Catedral Nacional do Surf. Todas as oito edições realizadas desde 2013, foram vencidas por surfistas do Brasil.
Neste ano, entre os brasileiros inscritos, destaque para as presenças de Mateus Herdy e Gabriel André na categoria masculina e Julia Duarte na feminina. Também importante destacar a participação de Melanie Giunta, do Peru, outro país que também é um berço de surfistas de destaque internacional.
Os países com maior protagonismo no surfe feminino são o Brasil, Chile e Peru. Mas o contingente de surfistas argentinas se fará presente e será liderado por Ornella Pellizzari e Josefina Ane, que também vão tentar ganhar um primeiro título em casa.
No mesmo período do Rip Curl Pro Playa Grande, a Liga Nacional de Surf (ASA) realizará a sua quarta etapa do circuito argentino. Por isso, todos os surfistas do país aguardam ansiosos a próxima Semana Santa, que será fundamental para o seu ano competitivo. A espera termina na terça-feira, dia 4 de abril, quando abre a janela da competição e no Domingo da Páscoa serão coroados os campeões das etapas nacional e internacional.
A Playa Grande oferece a possibilidade de variar o local da competição de acordo com as condições do mar. As baterias poderão acontecer em Biología ou Yatch. A comissão técnica ficará responsável por analisar as condições das ondas a cada día, para escolher o melhor lugar para realizar a competição.
Já é uma tradição, a Catedral do Surf ser o palco deste evento internacional na Semana Santa. Com um complexo preparado para o turismo, com uma grande oferta gastronômica e com excelentes locais panorâmicos para não perder nenhum detalhe do evento. A Playa Grande é apontada como um dos melhores lugares do mundo para receber um campeonato deste nivel.
Galeria dos Campeões na Argentina:
2013: Jihad Khodr (Brasil)
2014: Alex Ribeiro (Brasil)
2015: Robson Santos (Brasil)
2016: Flavio Nakagima (Brasil)
2017: Thiago Camarão (Brasil) e Dominic Barona (Equador)
2018: Wesley Santos (Brasil) e Dominic Barona (Equador)
2019: Matheus Navarro (Brasil) e Daniella Rosas (Peru)
2022: Alejo Muniz (Brasil) e Daniella Rosas (Peru)
“Este é um ano especial de muitas mudanças no surfe da região, com o circuito sul-americano se preparando para decolar em uma competição mais sólida para todos os surfistas”, destaca Sebastian Loustau, presidente do Biología Club e director do evento. “A participação da Entidade Nacional de Alto Rendimento e da Secretaria de Esportes, só confirma que o surfe argentino está no caminho certo. Será uma semana incrível de ondas e poderemos curtir um grande evento, abrangendo todas as idades e diversas modalidades de surfe. Este ano incluímos o Surf Adaptado, Stand Up Paddle e um campeonato de equipe de salva-vidas, além dos clássicos food trucks e música ao vivo. E esperamos que este ano, os títulos do Rip Curl Pro Playa Grande fiquem na Argentina”.
PRO.RIPCURLARGENTINA.COM
Acesse as redes sociais para ver tudo que acontece no evento!
Instagram @ripcurlargentina @cristobalcolonstore @ripcurlproar
Para acompanhar minuto a minuto do evento use @ripcurlproar
Facebook Rip Curl (Ar)
Texto e contato de mídia do evento:
Máximo Luis Falaschini
maxifalaschini17@hotmail.com
2235442419
—————————————————–
João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com
Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com
SOBRE A WSL: A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.
Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com
Tags:Alejo Muniz, Argentina, Daniella Rosas, Dominic Barona, featured, Gabriel André, Josefina Ane, Julia Duarte, Leandro Usuna, Mar del Plata, Mateus Herdy, Melanie Giunta, Nacho Gundesen, Ornella Pellizzari, QS 1000, Rip Curl Pro Playa Grande, sul-americano, WSL Latin America, WSL Qualih Amerieries, WSL South America