Cauã Costa se destaca na abertura do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil

By João Carvalho | 14 de outubro de 2023 | noticias, principal

PRAIA DE ITAÚNA, Saquarema, Rio de Janeiro (Sábado, 14 de outubro de 2023) – O cearense Cauã Costa se destacou na abertura do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, no Maracanã do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O bicampeão sul-americano Pro Junior da World Surf League (WSL) fez os recordes do sábado, com seus aéreos nas direitas da Praia de Itaúna, nota 8 e 14 pontos. No primeiro dia foi realizada as primeiras fases das categorias masculina e feminina, depois rolou o Onda do Bem Outubro Rosa e o show do vice-campeão mundial de Jet Waves, Bruno Jacob. Neste domingo estreiam os cabeças de chave do Challenger Series de Saquarema, ao vivo pelo WorldSurfLeague.com, e as atrações extras serão a Bateria Legends e as acrobacias aéreas da Esquadrilha Céu.

O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil foi inaugurado com o cantor local de Saquarema e finalista do The Voice, Juceir Junior, cantando o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida foi iniciada a competição masculina em condições desafiadoras, com ondas pesadas de 4-6 pés na Praia de Itaúna. O havaiano Shion Crawford e o australiano Jordan Lawler, venceram as primeiras baterias do campeonato, que vai fechar a lista dos 10 homens e 5 mulheres que o Challenger Series indica para completar a elite do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) de 2024.

Os competidores que estão na briga direta pelas últimas vagas, fazem parte da relação dos 48 e das 16 cabeças de chave, que só estreiam na segunda fase do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil. Os primeiros adversários deles e delas, foram definidos nas rodadas iniciais do sábado. Um total de 10 brasileiros competiu e três baterias tiveram participação dupla. Mas, a única dobradinha verde-amarela aconteceu quando Cauã Costa fez os recordes do campeonato. O também jovem paulista Ryan Kainalo, avançou junto com ele, eliminando o japonês Tenshi Iwami e o americano Tyler Gunter.

Cauã Costa (Foto: Daniel Smorigo/World Surf League)

“Eu me sinto superbem aqui em Saquarema sempre. Me sinto muito à vontade nessas ondas na condição que for e estou feliz em poder representar o Brasil num campeonato desse nível”, disse Cauã Costa, que falou sobre estrear fazendo as marcas a serem batidas em Saquarema. “Sempre têm essas direitas aqui no canal quando o mar ganha um tamanho e eu fico focado nelas. Claro que às vezes rolam as esquerdas, dependendo das condições. Mas hoje as direitas estavam predominando e não tirei o olho delas. Eu abri a bateria com um 8,00, o que já tira um peso, não que eu esteja pressionado, mas só estou querendo fazer meu trabalho bem feito aqui e é isso, vamos pra próxima”.

Essa primeira nota no critério excelente do julgamento, foi recebida com o incrível aéreo full rotation de frontside do Cauã Costa numa direita. Nas mesmas ondas da Praia de Itaúna, o cearense conquistou o bicampeonato sul-americano Pro Junior, vencendo as duas últimas edições desta categoria Sub-20 do Saquarema Surf Festival. Ele agora busca sua classificação para disputar vagas para o CT no Challenger Series do ano que vem. Atualmente, Cauã Costa ocupa a terceira posição no ranking regional da WSL South America, que classifica os sete primeiros colocados.

Nacho Gundesen (Foto: Daniel Smorigo/World Surf League)

PRIMEIRAS VITÓRIAS – Antes de Cauã Costa e Ryan Kainalo fazerem a primeira dobradinha verde-amarela no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, o argentino Nacho Gundesen já havia conseguido a primeira vitória sul-americana no sábado. No terceiro confronto do dia, ele derrotou o marroquino Teva Bouchgua, o sueco Kian Martin e o filipino John Mark Tokong. Nacho Gundesen foi um dos convidados para substituir surfistas do Challenger Series que não vieram competir no Brasil.

Outro foi o catarinense Heitor Mueller, que foi convocado na última hora, só na manhã da sexta-feira. Deu tempo para chegar em Saquarema e estrear com a primeira vitória brasileira na Praia de Itaúna: “Foi uma loucura. Recebi a mensagem 16 horas antes de começar o campeonato, aí arrumamos tudo em 1 hora. Foi muito rápido pra arrumar as pranchas, roupas, passagem (aérea de Santa Catarina para o Rio de Janeiro). Mas viemos, deu tudo certo e foi incrível essa primeira bateria. Gostei muito do mar como está, lembra a Prainha (São Francisco do Sul) onde eu surfo, então vamos pra cima quebrar tudo”.

Heitor Mueller (Foto: Daniel Smorigo/World Surf League)

LOCAIS DE SAQUAREMAHeitor Mueller derrotou o francês Gatien Delahaye, o australiano Kalani Ball e o sul-africano Connor Slijpen, na bateria realizada antes da dobradinha brasileira do Cauã Costa com o Ryan Kainalo. Outro surfista que ganhou a chance de competir no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, foi o surfista local da cidade, Valentin Neves, filho do bicampeão brasileiro Léo Neves (in memoriam). Ele barrou o francês Tiago Carrique e o espanhol Adur Amatriain, no confronto vencido pelo neozelandês Te Kehukehu Butler. Agora, Valentin Neves já vai enfrentar o também saquaremense João Chianca na segunda fase.

“O campeonato tá maneiro, o nível muito alto, é minha primeira vez correndo um Challenger e é muito bom ter a oportunidade de competir em casa. Amanhã (domingo) vai ter altas ondas e estou amarradão por ter passado minha primeira bateria”, disse Valentin Neves, que vai competir junto com outro local de Saquarema na segunda fase, o número 4 do mundo no CT 2023, João Chianca. “Eu já ganhei dele uma vez, mas foi muito tempo atrás né e estou ansioso pra competir com ele de novo. Eu sei que ele é monstro, mas vamos embora, porque bateria boa é bateria difícil. Espero conseguir me classificar para o Challenger Series esse ano, para estar aqui ano que vem disputando vaga pro CT”.

Valentin Neves (Foto: Daniel Smorigo/World Surf League)

RECORDISTA DE TÍTULOS – Após a primeira fase da categoria masculina, foi iniciada a rodada inicial feminina, com a havaiana Eweleiula Wong e a norte-americana Kirra Pinkerton ganhando as primeiras baterias. Na terceira, a experiente Silvana Lima derrotou três surfistas bem mais jovens do que a duas vezes vice-campeã mundial, a havaiana Zoe McDougall, a australiana Nyxie Ryan e a brasileira Karol Ribeiro. Silvana é recordista com 19 títulos em etapas da divisão de acesso da World Surf League, todas do Qualifying Series, pois ainda não ganhou nenhuma do Challenger Series implantado em 2021.

“É sempre muito bom estar aqui em Saquarema. Tenho viajado muito esse ano, acabei de chegar do Chile, onde participei de um Surf Camp de preparação para o Pan-americano, mas fico feliz de estar em Saquarema de novo e ter passado minha primeira bateria”, contou Silvana Lima. “O mar está bem difícil hoje (sábado) e é legal ver bastante brasileiras tendo a chance de competir aqui. Fico feliz de ter mais surfistas representando o Brasil e dando dura nas gringas (risos)”.

Silvana Lima (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Duas baterias depois da estreia vitoriosa de Silvana Lima no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, veio a primeira dobradinha verde-amarela em um confronto com participação tripla do Brasil. A única estrangeira, Ariane Ochoa, da Espanha, foi eliminada junto com a mais experiente do confronto, a surfista local de Saquarema, Taís Almeida. As duas que avançaram para enfrentar as cabeças de chave na segunda fase, foram a catarinense Laura Raupp e a paulista Sophia Medina.

Além delas, a atual líder do ranking regional da WSL South America e bicampeã sul-americana Pro Junior, Tainá Hinckel, se classificou na última bateria do dia, vencida pela canadense Erin Brooks. As peruanas Daniella Rosas e Arena Rodriguez Vargas, também avançaram para a segunda fase. Tainá Hinckel completou a bateria da única cabeça de chave do Brasil, Luana Silva, que ocupa a sexta posição no ranking que classifica as top-5 para o CT 2024. As duas vão enfrentar a portuguesa Teresa Bonvalot e a japonesa Amuro Tsuzuki.

Laura Raupp venceu a dobradinha brasileira feminina (Foto: @WSL / Thiago Diz)

ATRAÇÕES EXTRAS – Apesar do dia frio e chuvoso, muita gente compareceu na Praia de Itaúna no sábado, para assistir o início do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil. E a maioria ficou até o fim do dia, para acompanhar as primeiras atrações extras promovidas pela WSL Latin America. Elas aconteceram após o término da rodada inicial feminina e a primeira a entrar no mar pesado de Itaúna no sábado, foi a do vice-campeão mundial de Jet Waves, Bruno Jacob, que deu um show nas ondas de Itaúna com várias manobras radicais com seu Jet Ski.

Depois, o Onda do Bem Outubro Rosa, destacando a prevenção ao câncer de mama, numa parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Saquarema, fechou o sábado. Campeãs consagradas, como Jacqueline Silva, Suelen Naraísa, Cláudia Gonçalves, Taís Almeida, Barbara Muller e Michelle des Bouillons destaque nas ondas gigantes, participaram de uma competição de Tag Team por equipes, com celebridades que também surfam, como Rachel Apollonio, Susu Kato, Manu Caiado e Larissa Murai.

Participantes do Onda do Bem Outubro Rosa (Foto: @WSL / Thiago Diz)

ATRAÇÕES DO DOMINGO – Neste domingo, também após a competição, por volta das 16 horas, terá mais uma atração extra especial do Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil na Praia de Itaúna, a Bateria Legends. Ela vai reunir quatro surfistas que representaram o Brasil no cenário internacional, como Rico de Souza e Otávio Pacheco, que fazem parte da primeira geração de surfistas brasileiros e se enfrentam desde os Festivais de Surfe da década de 70 em Saquarema (RJ) e Ubatuba (SP).

Eles vão entrar no mar junto com Victor Ribas e Guilherme Herdy, que defenderam o Brasil na elite mundial do CT nos anos 90 e 2000. Vitinho chegou a ser o terceiro melhor surfista do mundo em 1999, feito que só foi superado em 2014, quando Gabriel Medina conquistou o primeiro dos seus três títulos mundiais. Após essa bateria especial com quatro legends do surfe brasileiro, mais uma grande atração promovida pela WSL Latin America vai fechar o domingo na Praia de Itaúna, o espetáculo de acrobacias aéreas da Esquadrilha Céu, que está prevista para ser iniciada às 16h30 do domingo.

O Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil é uma realização da WSL Latin America com patrocínios da Corona, Banco do Brasil, Prefeitura Municipal de Saquarema, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Vivo, Natura Kaiak, Yeti e TikTok. A competição está sendo transmitida ao vivo pelos canais Sportv e pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo e Canal da WSL no YouTube.

RESULTADOS DO SÁBADO NO CORONA SAQUAREMA PRO:

PRIMEIRA FASE – 3.o=65.o lugar (US$ 1.100 e 300 pts) e 4.o=73.o lugar ($ 1.000 e 250 pts):
1.a: 1-Shion Crawford (HAV), 2-Vitor Ferreira (BRA), 3-Marlon Harrison (AUS), 4-Joshua Burke (BRB)
2.a: 1-Jordan Lawler (AUS), 2-Mihimana Braye (TAH), 3-Marco Giorgi (URU), 4-Gabriel André (BRA)
3.a: 1-Nacho Gundesen (ARG), 2-Teva Bouchgua (MAR), 3-Kian Martin (SUE), 4-John Mark Tokong (FIL)
4.a: 1-Te Kehukehu Butler (NZL), 2-Valentin Neves (BRA), 3-Tiago Carrique (FRA), 4-Adur Amatriain (ESP)
5.a: 1-Heitor Mueller (BRA), 2-Gatien Delahaye (FRA), 3-Kalani Ball (AUS), 4-Connor Slijpen (AFR)
6.a: 1-Cauã Costa (BRA), 2-Ryan Kainalo (BRA), 3-Tenshi Iwami (JPN), 4-Tyler Gunter (EUA)
7.a: 1-Jarvis Earle (AUS), 2-Gabriel Klaussner (BRA), 3-Daiki Tanaka (JPN), 4-Krystian Kymerson (BRA)
8.a: 1-Sheldon Simkus (AUS), 2-Billy Stairmand (NZL), 3-Matheus Navarro (BRA), 4-Marcos Correa (BRA)

PRIMEIRA FASE – 3.a=33.o lugar (US$ 1.500 e 700 pts) e 4.a=41.o lugar ($ 1.250 e 650 pts):
1.a: 1-Eweleiula Wong (HAV), 2-Daniella Rosas (PER), 3-Catalina Zariquiey (PER), 4-Ella McCaffray (EUA)
2.a: 1-Kirra Pinkerton (EUA), 2-Zoe Steyn (AFR), 3-Yolanda Hopkins (POR), 4-Sara Wakita (JPN)
3.a: 1-Silvana Lima (BRA), 2-Zoe McDougall (HAV), 3-Nyxie Ryan (AUS), 4-Karol Ribeiro (BRA)
4.a: 1-Carolina Mendes (POR), 2-Leilani McGonagle (CRC), 3-Natasha Van Greunen (AFR), 4-Bruna Carderelli (BRA)
5.a: 1-Laura Raupp (BRA), 2-Sophia Medina (BRA), 3-Ariane Ochoa (ESP), 4-Taís Almeida (BRA)
6.a: 1-Tessa Thyssen (FRA), 2-Camilla Kemp (ALE), 3-Nanaho Tsuzuki (JPN), 4-Jessie Van Niekerk (AFR)
7.a: 1-Amuro Tsuzuki (JPN), 2-Arena Rodriguez Vargas (PER), 3-Minami Nonaka (JPN), 4-Sol Aguirre (PER)
8.a: 1-Erin Brooks (CAN), 2-Tainá Hinckel (BRA), 3-Anon Matsuoka (JPN), 4-Pauline Ado (FRA)

PRÓXIMAS BATERIAS DO CORONA SAQUAREMA PRO:

SEGUNDA FASE – entrada das 16 cabeças de chave – 1.a e 2.a=Oitavas de Final:
—–3.a=17.o lugar (US$ 2.100 e 1.900 pts) e 4.a=25.o lugar (US$ 2.000 e 1.700 pts)
1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) e Francisca Veselko (POR), Eweleiula Wong (HAV), Zoe Steyn (AFR)
2.a: Ellie Harrison (AUS) e Vahine Fierro (FRA), Kirra Pinkerton (AUS), Daniella Rosas (PER)
3.a: Isabella Nichols (AUS) e Bella Kenworthy (EUA), Silvana Lima (BRA), Leilani McGonagle (CRC)
4.a: Alyssa Spencer (EUA) e Sophie McCulloch (AUS), Carolina Mendes (POR), Zoe McDougall (HAV)
5.a: India Robinson (AUS) e Nadia Erostarbe (ESP), Laura Raupp (BRA), Camilla Kemp (ALE)
6.a: Bronte Macaulay (AUS) e Sarah Baum (AFR), Tessa Thyssen (FRA), Sophia Medina (BRA)
7.a: Luana Silva (BRA) e Teresa Bonvalot (POR), Amuro Tsuzuki (JPN), Tainá Hinckel (BRA)
8.a: Sawyer Lindblad (EUA) e Zahli Kelly (AUS), Erin Brooks (CAN), Arena Rodriguez Vargas (PER)

SEGUNDA FASE MASCULINA – entrada dos 48 cabeças de chave:
—–3.o=33.o lugar (US$ 1.500 e 700 pts) e 4.o=49.o lugar (US$ 1.250 e 600 pts)
1.a: Jacob Willcox (AUS), Dylan Moffat (AUS), Marc Lacomare (FRA), Shion Crawford (HAV)
2.a: Jackson Baker (AUS), Reef Heazlewood (AUS), Miguel Tudela (PER), Vitor Ferreira (BRA)
3.a: Mateus Herdy (BRA), Nolan Rapoza (EUA), Carlos Munoz (CRC), Jordan Lawler (AUS)
4.a: Jake Marshall (EUA), Kauli Vaast (FRA), Ian Gouveia (BRA), Mihimana Braye (TAH)
5.a: Crosby Colapinto (EUA), Dimitri Poulos (EUA), Edgard Groggia (BRA), Nacho Gundesen (ARG)
6.a: Imaikalani deVault (HAV), Jackson Bunch (HAV), Luke Thompson (AFR), Teva Bouchgua (MAR)
7.a: Morgan Cibilic (AUS), Jett Schilling (EUA), Daniel Emslie (AFR), Te Kehukehu Butler (NZL)
8.a: João Chianca (BRA), Adin Masencamp (AFR), Joel Vaughan (AUS), Valentin Neves (BRA)
9.a: Miguel Pupo (BRA), Jorgann Couzinet (FRA), Timothe Bisso (FRA), Heitor Mueller (BRA)
10: Michael Rodrigues (BRA), Joan Duru (FRA), Jabe Swierkocki (EUA), Gatien Delahaye (FRA)
11: Deivid Silva (BRA), Justin Becret (FRA), Maxime Huscenot (FRA), Cauã Costa (BRA)
12: Eli Hanneman (HAV), Jadson André (BRA), Alister Reginato (AUS), Ryan Kainalo (BRA)
13: Frederico Morais (POR), Mikey McDonagh (AUS), Leo Casal (BRA), Jarvis Earle (AUS)
14: Kade Matson (EUA), Marco Mignot (FRA), Lucas Silveira (BRA), Gabriel Klaussner (BRA)
15: Samuel Pupo (BRA), George Pittar (AUS), Rafael Teixeira (BRA), Sheldon Simkus (AUS)
16: Cole Houshmand (EUA), Alejo Muniz (BRA), Lucca Mesinas (PER), Billy Stairmand (NZL)

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) promove as principais competições de surfe no planeta, coroando os campeões mundiais desde 1976, com os melhores surfistas do mundo se apresentando nas melhores ondas do mundo. A WSL é composta por uma divisão de Circuitos e Competições, que supervisiona e opera mais de 180 eventos globais a cada ano; pela WSL WaveCo, que produz as melhores ondas artificiais de alta performance; e pela WSL Studios, com produções independentes de conteúdos e projetos com e sem roteiros.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com


 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,