Dez brasileiros vão disputar vagas nas oitavas de final do Lexus US Open of Surfing
By João Carvalho | 8 de agosto de 2024 | noticias, principal
HUNTINGTON BEACH, Califórnia, EUA (Quinta-feira, 8 de agosto) – O Lexus US Open of Surfing apresentado por Pacífico realizou 16 baterias em boas ondas na quinta-feira em Huntington Beach e dez brasileiros avançaram para disputar classificação para as oitavas de final da quarta etapa do World Surf League (WSL) Challenger Series 2024 na Califórnia. O líder do ranking, Ian Gouveia, passou sua primeira bateria e está a um passo de já garantir o seu retorno a elite do Championship Tour. Mateus Herdy foi um dos destaques do dia e venceu uma das três dobradinhas verde-amarelas no maior palco do surfe nos EUA. O show continua na sexta-feira, ao vivo no WorldSurfLeague.com.
Os brasileiros dominam o ranking do Challenger Series e agora são seis entre os top-10 que irão completar a elite do CT em 2025. Ian Gouveia assumiu a liderança com a vitória na etapa passada na África do Sul e estreou na primeira bateria da quinta-feira no famoso píer de Huntington Beach. Ele agora já confirma seu retorno ao grupo dos melhores surfistas do mundo se passar mais uma, contra os também brasileiros Jadson André, Rafael Teixeira e o japonês Riaru Ito. Essa é uma das duas baterias com participação tripla do Brasil, valendo só duas vagas nas oitavas de final do Lexus US Open of Surfing.
A primeira vai abrir a terceira fase, com João Chianca, Miguel Pupo e Edgard Groggia, enfrentando o australiano Jarvis Earle, que venceu o confronto que Ian Gouveia avançou em segundo lugar, eliminando o japonês Keijiro Nishi e o californiano Nat Young. Miguel Pupo ganhou a primeira dobradinha brasileira da quinta-feira, completada por Jadson André contra o americano Michael Dunphy e Joshua Burke, de Barbados. Com a classificação, Miguel passou a ser o sexto brasileiro na lista dos 10 que se classificarão para o CT 2025. Ele saiu da elite no corte do meio da temporada esse ano e tenta recuperar a vaga.
“Estou com pranchas e quilhas novas, que usei pela primeira vez direto na bateria”, contou Miguel Pupo. “Eu queria pegar esquerdas, mas só entrou direitas, então não ia lutar contra o mar. Peguei uma boa e depois foquei em conseguir uma segunda nota para ficar mais confortável. Tem sido difícil esses últimos anos pra mim. Me lesionei, tive que fazer uma cirurgia e já não sou tão jovem, mas estou fazendo o meu melhor para conseguir bons resultados. Estou feliz por ter começado bem aqui”.
Logo após a classificação dupla de Miguel Pupo e Jadson André, veio outra dobradinha com Rafael Teixeira e Edgard Groggia, sobre os norte-americanos Levi Slawson e Owen Moss. Mas, na quarta bateria do dia, o japonês Riaru Ito surpreendeu os favoritos e grandes amigos, João Chianca e Samuel Pupo, derrotando os dois e o francês Maxime Huscenot. Chumbinho é um dos participantes que vieram direto das Olimpíadas no Taiti, para competir no Lexus US Open. Ele passou em segundo, barrando o Samuca, o vice-líder no Challenger Series que tenta recuperar a vaga no CT perdida no corte.
Depois das duas primeiras baterias da terceira fase, com três brasileiros disputando apenas duas vagas para as oitavas de final, entra o atual campeão sul-americano da World Surf League, Mateus Herdy, contra o californiano top do CT, Crosby Colapinto, o australiano número 5 do ranking, Mikey McDonagh, e o mexicano Alan Cleland, que também disputou os Jogos Olímpicos de Paris. Mateus e Michael Rodrigues deram um show de aéreos nas ondas de Huntington Beach, confirmando a terceira e última dobradinha verde-amarela da quinta-feira, contra o francês Justin Becret e o havaiano Kai Martin.
“Esse é o melhor Huntington que já surfei na minha vida”, destacou Mateus Herdy, que fez o maior somatório brasileiro do dia, 16,43 pontos. Essa marca só ficou abaixo dos 18,24 que o francês Marco Mignot conseguiu três baterias depois. “Eu fiquei feliz de estar na água com muitas oportunidades. Às vezes, no QS não tem tanta onda boa assim, então só me soltei e o que a onda pedia, eu tentava fazer. Acho que essa bateria foi um sinal de que estou fazendo as coisas certas, levando o campeonato mais leve, sem me preocupar tanto. Então é continuar assim, curtir um pouco mais, porque nos outros eu ficava muito tenso”.
O catarinense e o cearense Michael Rodrigues, que há muitos anos mora em Florianópolis também, ficaram na porta de entrada dos top-10 que se classificaram para o CT no ano passado. Michael está neste grupo de novo, ocupando a sétima posição no ranking, mas Mateus Herdy não conseguiu bons resultados nas três primeiras etapas deste ano e chegou na Califórnia em 44.o lugar. Michael vai disputar vaga para as oitavas de final do Lexus US Open com o havaiano Ian Gentil e os australianos Jacob Willcox e Joel Vaughan, logo após a bateria do Mateus.
Depois, na quinta bateria, tem Caio Ibelli contra o peruano Lucca Mesinas, o sul-africano Luke Slijpen e o recordista do campeonato, Marco Mignot. O outro brasileiro que se classificou na quinta-feira foi o catarinense Alejo Muniz, que ocupa a terceira posição no ranking e estreou com vitória sobre o defensor do título da etapa calilforniana em Huntington Beach, Eli Hanneman, do Havaí. Nessa bateria, o carioca Lucas Silveira foi eliminado em terceiro lugar. Alejo vai disputar a penúltima classificatória para as oitavas de final, con o havaiano Jackson Bunch e os norte-americanos Kolohe Andino e Dimitri Poulos.
ESTREIA DAS CABEÇAS DE CHAVE – Na sexta-feira também deve acontecer a estreia das 16 cabeças de chave do Lexus US Open of Surfing, que entram na segunda fase já disputando classificação para as oitavas de final. A número 7 do ranking que indica 5 surfistas para o CT 2025, Luana Silva, está na segunda bateria junto com outra surfista que disputou as Olimpíadas no Taiti, Nadia Erostarbe, da Espanha. As duas vão enfrentar as australianas Philippa Anderson e a campeã mundial Junior da WSL, Sierra Kerr, que passaram suas baterias na primeira fase realizada na quarta-feira.
Na quarta bateria, a outra cabeça de chave do Brasil, Sophia Medina, semifinalista na etapa passada em Ballito, na África do Sul, vai estrear junto com a vice-líder do ranking, Erin Brooks, do Canadá, contra a japonesa Sara Wakita e a portuguesa Francisca Veselko. E a única sul-americana que passou pela primeira fase na quarta-feira, Laura Raupp, completou a sexta bateria e vai enfrentar a francesa Vahine Fierro, a australiana Bronte Macaulay e a havaiana Keala Tomoda-Bannert. Tainá Hinckel, a também surfista olímpica Sol Aguirre e a outra peruana, Daniella Rosas, perderam em suas estreias na primeira fase.
O Lexus US Open of Surfing apresentado por Pacifico realiza a quarta etapa do WSL Challenger Series 2024 com patrocínios da Red Bull, Hurley, SHISEIDO, YETI, Apple, Eventbrite, 805 Beer, Visit Huntington Beach, Bonsoy, Hoag Hospital, Cup Noodles, Sambazon, Sun Cruiser, Tractor Beverage Co, I-SEA, Skullcandy, Rad Power Bikes, Pura Vida, Onewheel, Jack’s Surfboards, Huntington Surf and Sport, Proximo Spirits, Milagro Tequila e Surfwater. A competição é transmitida ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.
PRÓXIMAS BATERIAS DO LEXUS US OPEN OF SURFING:
SEGUNDA FASE FEMININA – 1.a e 2.a=Oitavas de Final:
——3.a=17.o lugar (1.900 pontos) e 4.a=25.o lugar (1.700 pts)
1.a: Sawyer Lindblad (EUA), Ellie Harrison (AUS), Kirra Pinkerton (EUA), Anon Matsuoka (JAP)
2.a: Nadia Erostarbe (ESP), Luana Silva (BRA), Sierra Kerr (AUS), Philippa Anderson (AUS)
3.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Tessa Thyssen (FRA), Nanaho Tsuzuki (JAP), Sarah Baum (AFR)
4.a: Erin Brooks (CAN), Sophia Medina (BRA), Sara Wakita (JAP), Francisca Veselko (POR)
5.a: Lakey Peterson (EUA), Yolanda Hopkins (POR), Teresa Bonvalot (POR), Nora Liotta (HAV)
6.a: Vahine Fierro (FRA), Bronte Macaulay (AUS), Keala Tomoda-Bannert (HAV), Laura Raupp (BRA)
7.a: Bella Kenworthy (EUA), Alyssa Spencer (EUA), Louise Lepront (AFR), Rosie Smart (AUS)
8.a: Isabella Nichols (AUS), Macy Callaghan (AUS), Zoe Benedetto (EUA), Amuro Tsuzuki (JAP)
TERCEIRA FASE MASCULINA – 1.o e 2.o=Oitavas de Final:
——3.o=17.o lugar (1.900 pontos) e 4.o=25.o lugar (1.700 pts)
1.a: João Chianca (BRA), Miguel Pupo (BRA), Edgard Groggia (BRA), Jarvis Earle (AUS)
2.a: Ian Gouveia (BRA), Jadson André (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Riaru Ito (JAP)
3.a: Crosby Colapinto (EUA), Mikey McDonagh (AUS), Mateus Herdy (BRA), Alan Cleland (MEX)
4.a: Ian Gentil (HAV), Michael Rodrigues (BRA), Jacob Willcox (AUS), Joel Vaughan (AUS)
5.a: Caio Ibelli (BRA), Marco Mignot (FRA), Lucca Mesinas (PER), Luke Slijpen (AFR)
6.a: Cole Houshmand (EUA), George Pittar (AUS), Winter Vincent (AUS), Dakoda Walters (AUS)
7.a: Alejo Muniz (BRA), Dimitri Poulos (EUA), Jackson Bunch (HAV), Kolohe Andino (EUA)
8.a: Eli Hanneman (HAV), Morgan Cibilic (AUS), Jett Schilling (EUA), Shion Crawford (HAV)
RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA EM HUNTINGTON BEACH:
SEGUNDA FASE – entrada dos 48 cabeças de chave:
——3.o=33.o lugar (700 pontos) e 4.o=49.o lugar (600 pontos)
1.a: 1-Jarvis Earle (AUS), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-Keijiro Nishi (JPN), 4-Nat Young (EUA)
2.a: 1-Miguel Pupo (BRA), 2-Jadson André (BRA), 3-Michael Dunphy (EUA), 4-Joshua Burke (BRB)
3.a: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Edgard Groggia (BRA), 3-Levi Slawson (EUA), 4-Owen Moss (EUA)
4.a: 1-Riaru Ito (JAP), 2-João Chianca (BRA), 3-Samuel Pupo (BRA), 4-Maxime Huscenot (FRA)
5.a: 1-Mikey McDonagh (AUS), 2-Joel Vaughan (AUS), 3-Oscar Berry (AUS), 4-Kyuss King (AUS)
6.a: 1-Mateus Herdy (BRA), 2-Michael Rodrigues (BRA), 3-Justin Becret (FRA), 4-Kai Martin (HAV)
7.a: 1-Jacob Willcox (AUS), 2-Alan Cleland (MEX), 3-Deivid Silva (BRA), 4-Cauã Costa (BRA)
8.a: 1-Ian Gentil (HAV), 2-Crosby Colapinto (EUA), 3-Reef Heazlewood (AUS), 4-John Mel (EUA)
9.a: 1-Marco Mignot (FRA), 2-Cole Houshmand (EUA), 3-Kade Matson (EUA), 4-Dylan Moffat (AUS)
10: 1-Lucca Mesinas (PER), 2-Winter Vincent (AUS), 3-Alister Reginato (AUS), 4-Kian Martin (SUE)
11: 1-George Pittar (AUS), 2-Caio Ibelli (BRA), 3-Kai Odriozola (ESP), 4-Daniel Emslie (AFR)
12: 1-Dakoda Walters (AUS), 2-Luke Slijpen (AFR), 3-Luel Felipe (BRA), 4-Nolan Rapoza (EUA)
13: 1-Alejo Muniz (BRA), 2-Eli Hanneman (HAV), 3-Lucas Silveira (BRA), 4-Luke Thompson (AFR)
14: 1-Dimitri Poulos (EUA), 2-Shion Crawford (HAV), 3-Hiroto Ohhara (JAP), 4-Taro Watanabe (EUA)
15: 1-Jett Schilling (EUA), 2-Jackson Bunch (HAV), 3-Heitor Mueller (BRA), 4-Gatien Delahaye (FRA)
16: 1-Morgan Cibilic (AUS), 2-Kolohe Andino (EUA), 3-Charly Quivrton (FRA), 4-Kanoa Igarashi (JAP)
RESULTADOS DA QUARTA-FEIRA EM HUNTINGTON BEACH:
PRIMEIRA FASE – 3.o=65.o lugar (300 pts) e 4.o=73.o lugar (250 pts):
1.a: 1-Jarvis Earle (AUS), 2-Michael Dunphy (EUA), 3-Jackson Baker (AUS), 4-Kai Paula (HAV)
2.a: 1-Owen Moss (EUA), 2-Riaru Ito (JAP), 3-Tully Wylie (AUS), 4-Guilherme Ribeiro (POR)
3.a: 1-Kyuss King (AUS), 2-Kai Martin (HAV), 3-Jorgann Couzinet (FRA), 4-Frederico Morais (POR)
4.a: 1-Cauã Costa (BRA), 2-John Mel (EUA), 3-Carlos Munoz (CRC), 4-Jordan Lawler (AUS)
5.a: 1-Dylan Moffat (AUS), 2-Kian Martin (SUE), 3-Robert Grilho (HAV), 4-Eithan Osborne (EUA)
6.a: 1-Daniel Emslie (AFR), 2-Luel Felipe (BRA), 3-Mihimana Braye (TAH), 4-Joh Azuchi (JAP)
7.a: 1-Luke Thompson (AFR), 2-Taro Watanabe (EUA), 3-Rinta Oooto (JAP), 4-Paul Sampson (AFR)
8.a: 1-Heitor Mueller (BRA), 2-Kolohe Andino (EUA), 3-Tide-Lee Ireland (AFR), 4-Ryan Huckabee (EUA)
PRIMEIRA FASE – 3.a=33.o lugar (700 pts) e 4.a=41.o lugar (650 pts):
1.a: 1-Kirra Pinkerton (EUA), 2-Philippa Anderson (AUS), 3-Ella McCaffray (EUA), 4-Janire G. Etxabarri (ESP)
2.a: 1-Sierra Kerr (AUS), 2-Anon Matsuoka (JAP), 3-Daniella Rosas (PER), 4-Paige Hareb (NZL)
3.a: 1-Nanaho Tsuzuki (JAP), 2-Francisca Veselko (POR), 3-Ariane Ochoa (ESP), 4-Mafalda Lopes (POR)
4.a: 1-Sara Wakita (JAP), 2-Sarah Baum (AFR), 3-Sol Aguirre (PER), 4-Zoe McDougall (HAV)
5.a: 1-Teresa Bonvalot (POR), 2-Laura Raupp (BRA), 3-Sara Freyre (EUA), 4-Minami Nonaka (JAP)
6.a: 1-Keala Tomoda-Bannert (HAV), 2-Nora Liotta (HAV), 3-Leilani McGonagle (CRC), 4-Talia Swindal (EUA)
7.a: 1-Louise Lepront (AFR), 2-Amuro Tsuzuki (JAP), 3-Eweleiula Wong (HAV), 4-Jessie Van Niekerk (AFR)
8.a: 1-Zoe Benedetto (EUA), 2-Rosie Smart (AUS), 3-Tainá Hinckel (BRA), 4-Sanoa Dempfle-Olin (CAN)
—————————————————–
João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com
Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.WorldSurfLeague.com.
Para mais informações, visite o
Tags:Alejo Muniz, Caio Ibelli, Califórnia, Cauã Costa, Challenger Series, Daniella Rosas, Deivid Silva, Edgard Groggia, featured, Heitor Mueller, Huntington Beach, Ian Gouveia, Jadson André, João Chianca, Laura Raupp, Lexus US Open of Surfing, Luana Silva, Lucas Silveira, Lucca Mesinas, Luel Felipe, Mateus Herdy, Michael Rodrigues, Miguel Pupo, Rafael Teixeira, Samuel Pupo, Sol Aguirre, Sophia Medina, Taina Hinckel, World Surf League, WSL Latin America, WSL South America