Prazo do Vivo Rio Pro apresentado por Corona começa neste sábado em Saquarema

By João Carvalho | 21 de junho de 2024 | noticias, principal

PRAIA DE ITAÚNA, Saquarema, Rio de Janeiro (Sexta-feira, 21 de junho) – O prazo do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema começa neste sábado e a primeira chamada para a etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT), foi marcada para as 7h00 na Praia de Itaúna. Mas, a sexta-feira já foi agitada na Capital Nacional do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Pela manhã, teve uma ação do WSL One Ocean de preservação ambiental na Lagoa de Saquarema. No início da tarde aconteceu o Rising Tides, programa especial da WSL para impulsionar o surfe feminino. E à noite, teve a Festa de Abertura com apresentação inédita de drones e shows com destaque especial para o Papatinho.

Neste sábado começam a funcionar as várias ativações para o público na Vila dos Patrocinadores, que fez tanto sucesso no ano passado. Foi quando a WSL Latin America, organizadora da etapa brasileira do CT em Saquarema, implantou um novo significado para o “day-off”, quando não tem competição por falta de boas ondas. O Vivo Rio Pro apresentado por Corona inaugurou o “day-en”, de entretenimento, ou seja, todos os dias têm diversas atrações na Vila dos Patrocinadores, com shows musicais nos fins de tardes rolando até o término do maior festival de surfe da América Latina em Saquarema.

WSL One Ocean foi a primeira ativação da sexta-feira (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

No domingo à tarde, o show será no céu de Itaúna, do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido popularmente como Esquadrilha da Fumaça. No ano passado, foi estimado que um público de 70.000 pessoas lotou a Praia de Itaúna e arredores para assistir essa apresentação inédita em campeonatos de surfe no mundo. E na Vila dos Patrocinadores, terão diversas atividades gratuitas para o público com distribuição de brindes nos estandes da Vivo, Corona, Banco do Brasil, Mãe Terra, Natura Kaiak, SHISEIDO, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema e SporTV.

Dentro d´água, o show também está garantido pelos melhores surfistas do mundo nas ondas de Itaúna. O Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema promove a penúltima etapa para definir os top-5 e as top-5 do ranking, que vão disputar os títulos mundiais da temporada no Lexus WSL Finals em Trestles, em setembro na Califórnia. Quatro surfistas do Brasil estão na briga direta pelas vagas. O tricampeão mundial Gabriel Medina está em sexto no ranking, com o campeão mundial Italo Ferreira em sétimo e o defensor do título do Vivo Rio ProYago Dora, em oitavo, mesma posição da Tatiana Weston-Webb na categoria feminina.

Yago Dora defende o título do Vivo Rio Pro (Foto: Daniel Smorigo/World Surf League)

Além dos titulares da “seleção brasileira” da WSL nesta segunda metade da temporada, mais cinco participarão como convidados em Saquarema, João ChiancaSamuel PupoLuana SilvaTainá Hinckel e Sophia Medina. O Vivo Rio Pro apresentado por Corona já entra na história, como a primeira etapa do CT que os irmãos Gabriel Sophia Medina vão competir juntos. Ambos já festejaram vitória na Praia de Itaúna, a Sophia no Saquarema Surf Festival de 2021 e o Gabriel no Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, válido pelo Challenger Series de 2022.

WSL ONE OCEAN – Na sexta-feira, a primeira atividade do dia foi o WSL One Ocean, uma ação de conscientização e preservação ambiental que é realizada em todas as etapas do CT. No Vivo Rio Pro, aconteceu na Lagoa de Saquarema uma ação de limpeza no manguezal e plantio de mudas nativas, com parceria da Prefeitura Municipal, da ONG selecionada pela WSL Pure, o Instituto APRENDER, além do Projeto Mar Sem Lixo, EcoLocal.

Participaram das ativações do WSL One Ocean, alunos de escolas da rede pública, colaboradores da WSL e competidores como os havaianos Imaikalani deVaultBarron MamiyaSeth Moniz e Bettylou Sakura Johnson, do australiano Liam O´Brien, do sul-africano Matthew McGillivray e do Saquá também, o novo mascote da etapa brasileira do CT em Saquarema.

Barron Mamiya e Seth Moniz com o Saquá (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

“A gente escolheu esse lugar, porque aqui é muito importante para o ecossistema da onda de Itaúna”, destacou Fernanda Muller, do Instituto APRENDER. “É um local que faz parte do entorno dessa onda e que ajuda a garantir a qualidade das ondas que estão logo ali na saída do rio. Então, a gente escolheu aqui para fazer essa ação de conscientização das pessoas, de que precisamos proteger não só o pico de surfe, mas todo o seu entorno também e ter um desenvolvimento sustentável, não só na economia local, mas também no meio ambiente, que é o que vai dar sustentação para essa economia e nas pessoas”.

RISING TIDES – O Rising Tides é uma ação da WSL que busca promover o desenvolvimento do surfe feminino nos países por onde passa o Championship Tour. No Vivo Rio Pro, pelo segundo ano consecutivo o Rising Tides aconteceu em frente ao Centro de Treinamento de Surf – Leo Neves, construído na Praia de Itaúna pela Prefeitura de Saquarema, homenageando o bicampeão brasileiro que já fez parte da elite mundial e é da cidade. É uma oportunidade única para uma nova geração conhecer de perto algumas estrelas do esporte, como a vice-campeã mundial de 2021, Tatiana Weston-Webb.

Tatiana Weston-Webb surfando no Rising Tides (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

“O Rising Tides é um programa muito legal, a gente consegue encontrar com meninas pra surfar no mundo inteiro e compartilhar um pouco da nossa vida com elas”, disse Tatiana Weston-Webb“É um programa incrível, que eu gosto muito de fazer parte praticamente em todas as etapas. Especialmente aqui no Brasil, porque dá pra conhecer uma nova geração que está findo firme e forte. Acho que aqui no Brasil eu participei de todos os Rising Tides e tem meninas que vão brilhar no futuro”.

Uma das surfistas que já participou do Rising Tides anos atrás e agora vai competir no Vivo Rio Pro apresentado por Corona, é a Sophia Medina. Ela também esteve na ação da sexta-feira na Praia de Itaúna, junto com seu pai e sua mãe. “Estou feliz de estar aqui no meu primeiro CT. É uma oportunidade imensa, não é qualquer um que está num evento desse, então é uma honra pra mim participar disso tudo. É muito legal estar aqui também com a nova geração do surfe feminino brasileiro. Um dia eu já fui uma delas também, eu me espelhava na Carissa Moore e ela estava aqui naquele ano”, relembra Sophia.

Sophia Medina voltando ao Rising Tides como atleta (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

Quem também chamou atenção das meninas participantes do Rising Tides, foi o novo mascote do Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema, o Saquá, que prestigiou o programa e foi bastante assediado para tirar fotos com as surfistas e público em geral. Cerca de 15 meninas, todas do Centro de Treinamento de Surf – Léo Neves, fizeram parte da ação com a embaixatriz do Rising Tides do Brasil esse ano, Michelle des Bouillons e as surfistas da WSL, Tatiana Weston-Webb, a líder do ranking e campeã do Vivo Rio Pro no ano passado, Caitlin SimmersSawyer LindbladLuana Silva e Sophia Medina.

Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema promove a oitava etapa do World Surf League Championship Tour 2024 com patrocínios  da Vivo, Corona, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura Municipal de Saquarema, Natura Kaiak, Bamba, Mãe Terra, Florence, EY, SHISEIDO, YETI, Bonsoy, Eventbrite, Surfline, True Surf e será transmitido ao vivo pelo SportvGloboplayWorldSurfleague.com e Aplicativo da WSL.

Meninas do Rising Tides com o Saquá (Foto: Thiago Diz/World Surf League)

PRIMEIRA FASE DO VIVO RIO PRO EM SAQUAREMA:

CATEGORIA FEMININA – 1.a=Quartas de Final /  2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: Molly Picklum (AUS), Johanne Defay (FRA), Sawyer Lindblad (EUA)
2.a: Caitlin Simmers (EUA), Tatiana Weston-Webb (BRA), Tainá Hinckel (BRA)
3.a: Caroline Marks (EUA), Bettylou Sakura Johnson (HAV), Sophia Medina (BRA)
4.a: Brisa Hennessy (CRC), Gabriela Bryan (HAV), Luana Silva (BRA)

CATEGORIA MASCULINA – 1.o=Oitavas de Final /  2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: Ethan Ewing (AUS), Cole Houshmand (EUA), Connor O´Leary (JPN)
2.a: Griffin Colapinto (EUA), Kanoa Igarashi (JPN), Seth Moniz (HAV)
3.a: Jack Robinson (AUS), Ryan Callinan (AUS), Samuel Pupo (BRA)
4.a: John John Florence (HAV), Ramzi Boukhiam (MAR), João Chianca (BRA)
5.a: Jordy Smith (AFR), Barron Mamiya (HAV), Imaikalani deVault (HAV)
6.a: Gabriel Medina (BRA), Rio Waida (IDN), Leonardo Fioravanti (ITA)
7.a: Italo Ferreira (BRA), Crosby Colapinto (EUA), Liam O´Brien (AUS)
8.a: Yago Dora (BRA), Jake Marshall (EUA), Matthew McGillivray (AFR)

RANKING DA WORLD SURF LEAGUE – 7 etapas:

TOP-20 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o- John John Florence (HAV) – 41.465 pontos
2.o- Jack Robinson (AUS) – 30.725
3.o- Griffin Colapinto (EUA) – 30.515
4.o- Ethan Ewing (AUS) – 27.250
5.o- Jordy Smith (AFR) – 24.790
6.o- Gabriel Medina (BRA) – 24.235
7.o- Italo Ferreira (BRA) – 24.045
8.o- Yago Dora (BRA) – 23.835
9.o- Jake Marshall (EUA) – 22.770
10.o- Crosby Colapinto (EUA) – 22.120
11.o- Rio Waida (IDN) – 21.055
12.o- Barron Mamiya (HAV) – 20.630
13.o- Cole Houshmand (EUA) – 20.630
14.o- Kanoa Igarashi (JPN) – 20.420
15.o- Ryan Callinan (AUS) – 20.130
16.o- Ramzi Boukhiam (MAR) – 20.130
17.o- Matthew McGillivray (AFR) – 19.480
18.o- Liam O´Brien (AUS) – 17.365
19.o- Leonardo Fioravanti (ITA) – 16.800
20.o- Imaikalani deVault (HAV) – 16.800

TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a- Caitlin Simmers (EUA) – 38.185 pontos
2.a- Caroline Marks (EUA) – 37.745
3.a- Brisa Hennessy (CRC) – 36.885
4.a- Molly Picklum (AUS) – 34.645
5.a- Johanne Defay (FRA) – 34.645
6.a- Gabriela Bryan (HAV) – 32.510
7.a- Bettylou Sakura Johnson (HAV) – 29.935
8.a- Tatiana Weston-Webb (BRA) – 29.015
9.a- Tyler Wright (AUS) – 26.460
10.a- Sawyer Lindblad (EUA) – 25.120

—————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

Gabriel Gontijo – WSL Latin America Communications – ggontijo@worldsurfleague.com


SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: A World Surf League (WSL) é a casa do surf competitivo no planeta, coroando campeões mundiais desde 1976, apresentando os melhores surfistas do mundo. A WSL supervisiona o cenário competitivo global do surf e estabelece o padrão para o desempenho de alta performance no ambiente mais dinâmico de todos os esportes. Com um firme compromisso com os seus valores, a WSL prioriza a proteção do oceano, a igualdade de gêneros e a rica herança do esporte, ao mesmo tempo que destaca a progressão e a inovação.Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,