Competições masculinas e femininas movimentam primeiro dia de ação do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025

By WSL Latin America | 21 de novembro de 2025 | noticias, principal

O primeiro dia de disputas da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, evento Qualifying Series (QS) 4.000 válido pelo ranking sul-americano da WSL, foi marcado por grandes performances de surfistas locais, em baterias de 25 minutos, e muitas atividades paralelas na Praia d’Ulé. A competição começou às 9h, com a realização do Round dos 80 Masculino, seguido do Round dos 24 Feminino.

A próxima chamada está marcada para às 6h30 desta sexta-feira (22), com expectativa de realização do Segundo e Terceiro Round da competição masculina.

Surfistas locais, Luiz Neiva da Silva e Rodrigo Cardoso, eliminam terceiro colocado do ranking QS sul-americano, na primeira bateria do dia.

No primeiro momento do dia, com um mar que apresentava condições difíceis, os primeiros representantes do Espírito Santo a caírem na água garantiram a classificação para o Round de 64 Masculino, ao mostrarem toda a familiaridade e o conhecimento com as ondas locais.

Os capixabas Luiz Neiva da Silva (BRA) e Rodrigo Cardoso (BRA), comprovaram que realmente entendem as nuances da Praia D’Ulé. Cardoso se manteve na liderança durante a primeira metade da bateria com apenas três ondas surfadas, mas caiu para a segunda colocação ao ser superado pelo seu conterrâneo, Luiz, ao final do confronto. Criado na região de Regência Augusta (ES), o vencedor teve como estratégia pegar o maior número de ondas possível e, assim, conseguiu garantir a melhor onda da bateria (4.67) e a primeira colocação.

Já Daniel Templar (BRA) que, até então, era o terceiro colocado na disputa por uma vaga no Challenger Series (CS), não conseguiu realizar boas leituras das ondas, assim como os seus adversários. Em um resultado surpreendente, ele acabou sendo eliminado precocemente da penúltima etapa do ano.

Luiz Neiva Da SilvaLuiz Neiva Da Silva – WSL / Pedro Paiva

Após o fim da bateria, Luiz Neiva, com um sorriso estampado no rosto, fechou sua participação com uma entrevista para a transmissão ao vivo da WSL e do portal Terra:

“A emoção tá lá em cima. O quintal de casa tá cheio, com todo mundo jogando aquela energia positiva. Esse evento vai ser animal”, afirmou Luiz. “O mar tá um pouquinho complicado ali, então começar passando em primeiro é bem gratificante. As ondas estavam muito mexidas, mas tinha uma direita que sobrou e eu consegui pegar. Fiz duas manobras, uma rasgada e uma batida. Era aquela direita mesmo que eu tinha em mente e, no final, deu certo”, completou o atleta, sobre as condições dentro d’água.

Na próxima fase, o capixaba Luiz Neiva da Silva enfrentará o ex-surfista do Championship Tour (CT), Jadson André (BRA), na bateria de número um. Enquanto o outro local, Rodrigo Cardoso, enfrentará o também ex-CT Alex Ribeiro (BRA), na bateria seguinte.

Mais do que um resultado, a classificação dos dois atletas locais na primeira bateria do evento também simboliza a representatividade e o valor que uma etapa inédita e histórica, promovida pela World Surf League (WSL) e pelo Banco do Brasil, pode oferecer à comunidade dos surfistas e moradores da região capixaba.

Mateus Sena se garante no próximo Round com o maior somatório e a maior nota do dia

Na quinta bateria da competição masculina, quem roubou a cena foi o surfista natalense Mateus Sena (BRA), que garantiu a sua classificação para o Round dos 64 Masculino com a maior nota (7.50) e o maior somatório (13.10) do dia.

Mateus SenaMateus Sena – WSL / Pedro Paiva

Conectado com o mar, Sena aproveitou para colocar todo o seu repertório em prática. Apresentando um surfe agressivo, com direito a bons combos de manobras, execução de aéreos e precisão na hora de finalizar.Quem também se garantiu na próxima rodada foi o ex-CT Michael Rodrigues (BRA), na última bateria do round de abertura.

Dos 11 representantes capixabas que entraram na água nesse primeiro dia de competição, seis avançaram para o próximo round, totalizando 12 atletas do Espírito Santo que seguem vivos na competição. São eles: Luiz Neiva da Silva (BRA), Rodrigo Cardoso (BRA), Eric Grattz (BRA), Kauai Côgo (BRA), Kallebe Kymerson (BRA), Isabela Mayara (BRA), Rafael Teixeira (BRA), Krystian Kymerson (BRA), Guilherme Carvalho (BRA), João Cypriano (BRA), Caio Freire (BRA) e Alice Pitanga (BRA).

Campeã da etapa anterior, Daniella Rosas, abre a competição feminina com vitória

Uma das grandes candidatas a vencer a temporada atual do QS, Daniella Rosas (PER), estreou na Etapa BB Seguros – Guarapari/ES, com domínio total sobre as suas adversárias brasileiras Isabela Saldanha (BRA) e Aurora Ribeiro (BRA).

A peruana, que já venceu duas etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe em 2025, chegou forte para o campeonato e abriu o placar da primeira bateria do Round de 24 Feminino com a maior nota (5.00) da competição feminina. Sua primeira onda, garantiu a liderança até o fim dos 25 minutos de bateria e a sua permanência na competição, assim como Aurora, que também avançou na segunda colocação.

Daniella RosasDaniella Rosas – WSL / Pedro Paiva

Buscando a terceira vitória no ano e a classificação para o CS, Daniella, que atualmente ocupa a quarta colocação do ranking, vai encarar a segunda colocada, Laura Raupp (BRA), a surfista local Alice Pitanga (BRA) e a baiana Maria Eduarda César (BRA).

“Estou super feliz e contente por passar essa bateria. Não quero colocar muita pressão em mim. Acho que esse é o meu último campeonato do ano, então estou focada em mim e curtindo a etapa. Competir aqui em Guarapari é incrível, é muito lindo. Essa é minha primeira vez surfando aqui no Espírito Santo. Espero que as condições melhorem nesses próximos dias, essa bancada parece promissora”, confessou Daniella, na entrevista pós-bateria.

Limpeza de praia e atividades BB Asset marcam a manhã do primeiro dia de evento

Em paralelo às ações dentro d’água, a terceira etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 também contou com diversas atividades gratuitas neste primeiro dia de evento, que reforçam o compromisso da WSL em pensar todo o ecossistema sustentável e as comunidades das regiões por onde passa.

Hoje, o público pôde desfrutar das Aulas de Surfe e Clínicas de Altinha by BB Asset, além da Limpeza da Praia e a Aula de Gerenciamento de Resíduos promovidas em parceria com a Associação de Moradores da Praia d’Ulé e do Grupo Escoteiro Barão de Teffé de Vila Velha.

Circuito Banco do Brasil de Surfe - etapa BB Seguros / GuarapariCircuito Banco do Brasil de Surfe – etapa BB Seguros / Guarapari – WSL / Pedro Paiva

Mauro, Diretor de Esportes da Associação de Moradores da Praia d’Ulé, pontuou a importância da promoção de ações sustentáveis para o desenvolvimento da comunidade local: “Receber um evento desse porte e com esse nível de profissionalismo aqui é uma grande satisfação. A WSL mostrou que tem todo um cuidado e um trabalho com a limpeza e a reciclagem. Para a nossa comunidade local isso é muito importante, principalmente para que as pessoas possam ver o impacto, não só ambiental, como também social e econômico. O evento está trazendo um grande público e novas rendas para Guarapari. Tudo está muito bacana. A comunidade precisava ver e reconhecer o poder do surfe profissional”

Continuidade na competição masculina está prevista para esta sexta-feira

A ação no Masculino, nesta sexta-feira (21) está prevista para continuar, com o Round de 64, seguido do Round de 32. Grandes surfistas brasileiros, como Lucas Silveira (BRA), Weslley Dantas (BRA) e Edgard Groggia (BRA) e Matheus Navarro (BRA) e Cauã Costa (BRA), que entrarão na água no segundo dia de competição da Etapa BB Seguros – Guarapari/ES.

A promessa é para um dia cheio, com muita ação e show de surfe. Serão realizadas, no total, 24 baterias, além das atividades gratuitas oferecidas ao público pelo Banco do Brasil.