Domínio absoluto de ex-CTs e eliminação de líderes dos rankings QS marcam penúltimo dia do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025
By WSL Latin America | 23 de novembro de 2025 | noticias, principal
O penúltimo dia da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025, Etapa BB Seguros – Guarapari/ES, amanheceu com praia cheia e boas condições dentro d’água, com ondas maiores e vento mais fraco. A programação começou com as últimas duas baterias do Round dos 32 Masculino e, em seguida, foram realizadas as Oitavas e Quartas de Final de ambas as competições. E, para fechar mais um dia de muita ação na água, a bateria especial de exibição, Tag Team Rocket 977 Legend, recebeu convidados ilustres do surfe capixaba.
O Finals Day está previsto para este domingo, com chamada programada para às 6h30, e possível início às 7h. O evento terá reinício com as Semifinais Femininas e Masculinas, respectivamente, antes das grandes finais da etapa inédita do Circuito, que vale 4.000 pontos para o ranking do Qualifying Series (QS) sul-americano.
Gabriel Klaussner faz virada emocionante sobre Weslley Dantas
As Quartas de Final masculinas começaram com emoções nos últimos minutos, reviravoltas e eliminações inesperadas. O jovem Gabriel Klaussner (BRA), de apenas 20 anos, consagrou-se o primeiro semifinalista masculino, após protagonizar a eliminação do atual líder do ranking QS South America, Weslley Dantas (BRA).
O confronto foi um verdadeiro teste físico e emocional para a jovem promessa. Klaussner manteve a liderança por 18 minutos, até que o Dantas, demonstrando toda a sua determinação, conseguiu a virada quando faltavam apenas seis minutos para o fim. Com a prioridade a seu favor, o surfista de Ubatuba (SP) manteve a calma e aproveitou a vantagem tática faltando apenas 5 segundos para o fim do duelo. Ele precisava de 4.77 pontos para retomar a primeira posição e vencer seu conterrâneo e utilizou sua última onda para acelerar e executar um único e preciso aéreo na junção. A manobra arriscada e espetacular conquistou os juízes e entrou para o somatório de Gabriel em forma de 6.33 pontos.
Com isso, o jovem surfista garante a sua vaga no Finals Day, após uma virada dramática sobre, até então, um dos grandes candidatos ao título inédito. Agora, Klaussner tem outro grande desafio pela frente. Ele vai enfrentar Jadson André (BRA) na Semifinal de número 1 da competição masculina.
Gabriel Klaussner – WSL / Pedro Paiva
“Tô muito feliz. Esse ano eu já fiquei algumas vezes na quinta colocação, então, estou muito feliz de passar essa barreira. É um resultado muito importante, muito bom”, expressou Gabriel, com muita confiança.
Apesar da vitória, o surfista não deixou de agradecer o seu adversário, por todo o suporte durante um momento delicado que os atletas viveram dentro d’água esse ano:
“Gratidão eterna pelo Weslley (Dantas), foi ele quem me salvou lá em Itacoatiara (RJ) quando meu tímpano estourou e eu quase afoguei, foi ele que me tirou da água. Então, foi especial passar essa bateria”, finalizou.
Silvana Lima derrota líder do ranking QS em busca do primeiro título no ano
As Quartas de Final das competições femininas foram de emoções intensas, com a veterana Silvana Lima (BRA) eliminando a líder do ranking QS South America, Tainá Hinckel (BRA), para avançar novamente às Semifinais do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.
A atleta, que chegou em Guarapari (ES) com um total de 16.000 pontos, ocupando a terceira posição na briga por uma vaga no Challenger Series (CS), venceu, com total dominância, a penúltima bateria das Quartas de Final da competição feminina. Apesar de ser a surfista mais experiente em disputa, com 41 anos de idade e um histórico de lesões, Silvana provou que sua inteligência tática e performance seguem afiadíssimas.
Logo no início do confronto de gerações, Silvana rapidamente garantiu as melhores ondas e disparou na liderança com as maiores notas da bateria, um 4.50 e um 7.00 pontos. A estratégia funcionou. Sua adversária, Tainá, conseguiu desbancar uma nota 6.97, entretanto, o valor não foi suficientemente alto para a virada. Apresentando um sólido repertório de manobras, com aéreos, fortes rasgadas e grandes finalizações, a cearense segue na competição, determinada a conquistar sua primeira vitória no ano.
Silvana Lima – WSL / Pedro Paiva
“Eu acredito em mim mesma, sabe? É aquela coisa: eu posso, eu consigo, eu vou acreditar. Tô muito feliz, foi uma bateria muito boa, com a Tainá (Hinckel) é sempre boa. Eu já perdi para a Tainá, para a Laura (Raupp) várias vezes e para a Dani (Daniella Rosas) também. Então, a gente fica com aquela expectativa de que uma hora vai. Estou ‘amarradona’ por chegar em mais um Finals Day e mais uma semifinal. Ainda tô viva e em busca da minha primeira vitória esse ano, ‘simbora’! (risos)”, comemorou Silvana, após a vitória.
Outro momento de destaque nessa fase, foi a vitória de Isabelle Nalu (BRA). Ela enfrentou a campeã da etapa anterior do Circuito e atleta do CS, Daniella Rosas (PER). No confronto, Nalu mostrou tranquilidade e confiança para garantir a vaga em um duelo disputado, que terminou com apenas 0.60 pontos de diferença nos somatórios. Agora, a surfista terá pela frente mais uma atleta do CS, na primeira Semifinal, ela vai encarar Laura Raupp (BRA), Campeã do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2024 e favorita para levar os 4.000 pontos desta Etapa.
Jadson André e Michael Rodrigues fazem notas excelentes e conquistam vaga no Finals Day
Entregando constância e performance ao longo de todo o campeonato, os ex-integrantes da elite do surfe mundial, Jadson André e Michael Rodrigues (BRA), estão classificados para o Finals Day da Etapa BB Seguros – Guarapari/ES, onde enfrentarão jovens promessas.
Após avançar no Round dos 16, Jadson André protagonizou uma virada emocionante em um duelo muito equilibrado contra Mateus Sena (BRA), surfista que, assim como Jadson, é potiguar e vinha entregando excelentes performances na Praia d’Ulé.
Jadson Andre – WSL / Pedro Paiva
A vitória de Jadson veio graças a sua sexta onda surfada. Ao dropar de backside, o atleta realizou um combo de duas rasgadas espetaculares, para colocar o placar da bateria ao seu favor. Sua execução não só levou o público ao delírio, como lhe rendeu a segunda maior nota (8.00) do dia. Com essa execução e resultado, Jadson celebrou muito a virada no placar sobre seu conterrâneo e assegurou seu lugar no Finals Day, mantendo viva a meta de conquistar a inédita Etapa do Circuito.
Na entrevista, o surfista volta a enfrentar Gabriel Klaussner na primeira bateria das Semifinais Masculinas, compartilhou como vem se sentindo em relação ao seu desempenho no campeonato: “Eu tô destruído fisicamente, mas tô muito bem de cabeça. Se eu estivesse destruído mentalmente e muito forte, não ia adiantar. É a ‘cabecinha’ que funciona. Então eu tô bastante cansado mesmo, mas estou vivendo um momento muito incrível. Venho treinando muito, surfando muito e, é isso aí, tá dando certo”.
Já Michael Rodrigues, que apresenta-se muito encaixado com seus equipamentos e conectado com o mar, venceu todas as suas baterias, apresentando 100% de aproveitamento desde que iniciou o trajeto no Round dos 80 Masculino. Agora, o atleta vai em busca do título inédito e enfrentará a jovem promessa, Rodrigo Saldanha (BRA), na Semifinal de número 2.
Sua primeira performance do dia, foi no desafio que definiu os últimos 16 classificados na competição masculina. Em um desafio recheado de talentos, o surfista do CS garantiu a maior nota do evento (9.33), até o momento.
Enfrentando o campeão da etapa anterior do Circuito, Matheus Navarro (BRA), e as jovens promessas Rodrigo Saldanha (BRA) e Kailani Renno (BRA), Michael ocupava a terceira colocação e havia surfado apenas uma onda na primeira metade da bateria.
No entanto, faltando apenas 11 minutos para o fim, o atleta encontrou a oportunidade perfeita para mostrar que, de fato, ele é um dos melhores surfistas quando o assunto é performance e adaptabilidade em ondas menores. Michael conseguiu encaixar não só um, mas dois aéreos consecutivos na mesma onda, combinando um reverse e, em seguida, um full rotation. Com a confiança renovada, o catarinense ainda garantiu a liderança da bateria ao surfar uma terceira onda nos minutos finais de confronto.
Michael Rodrigues – WSL / Pedro Paiva
“É uma felicidade muito grande. Mas, para mim não muda muito fazer a maior nota, o importante é passar. Antes de competir na bateria eu tava querendo muito fazer uma nota 10. Eu vi várias opções de 10, vi uma junção do Caio Costa, vi umas ondas do Cauã (Costa) ali e falei ‘nossa, tem altas ondas'”, confessou o surfista após o feito.
Após estabelecer o novo recorde do evento, Michael superou novamente mais três atletas nas Oitavas de final e Caio Costa (BRA), sem demonstrar dificuldades, na fase seguinte, para encerrar sua participação no penúltimo dia de competição.
Filipe Toledo prestigia o evento inédito e realiza Clínica de Surfe gratuita para crianças da região
A Etapa inédita do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 ganhou um brilho extra neste sábado, com a presença do Bicampeão Mundial da World Surf League (WSL), Filipe Toledo (BRA). Pela manhã, o surfista prestigiou os competidores na Praia d’Ulé e, durante a tarde, participou da Clínica BB de Surfe e do Programa WSL Novas Ondas, oferecidos pelo Banco do Brasil, patrocinador do atleta e do evento.
Filipinho acompanhou as disputas e demonstrou todo o seu apoio ao desenvolvimento do surfe nacional e, principalmente, ao surfe capixaba. Às 14h, ele fez a alegria da nova geração ao promover um bate-papo inspirador e, em seguida, comandar a Clínica BB de Surfe, para crianças da região. A participação do bicampeão foi um sucesso absoluto e reforçou, uma vez mais, o compromisso da WSL e do Banco do Brasil em desenvolver a modalidade e seu legado ao redor do país.
Circuito Banco do Brasil de Surfe – etapa BB Seguros / Guarapari – WSL / Chris Bender
“É incrível estar aqui, principalmente por ser a primeira vez que o Espírito Santo recebe um evento desse porte. Nos últimos anos eu frequentei muito a região, minha esposa é daqui, a família dela vive aqui, então eu venho muito pra cá. Tenho muitos conhecidos, a galera que surfa, os locais e alguns da nova geração também. É muito legal voltar e receber esse carinho especial da galera e ver o quanto eles estão valorizando o evento” descreveu, Toledo, sobre essa ocasião única.
A ação foi um verdadeiro sucesso na Praia d’Ulé. Ela não só fomentou a conexão dos jovens locais com o mar e com os valores do surfe, como também ofereceu a eles uma oportunidade única de aprender e interagir com um dos atletas de maior influência da elite do surfe mundial. A Clínica BB de Surfe e o WSL Novas Ondas se consolidaram como duas das atividades mais emocionantes e significativas da Etapa.
Bateria simbólica entre surfistas veteranos fecha programação do penúltimo dia de competições na Praia d’Ulé
A Tag Team Rocket 977 Legend, uma bateria de exibição que reuniu nomes consagrados do surfe capixaba, fechou o sábado de competições com muita nostalgia e representatividade nas águas da Praia d’Ulé.
Divididos em duas equipes de quatro atletas e um técnico, uma com representantes da região de Vitória (ES) e a outra com representantes de Vila Velha (ES), os veteranos da comunidade de surfistas do Espírito Santo encerraram o penúltimo dia de competição em Guarapari.
Circuito Banco do Brasil de Surfe – etapa BB Seguros / Guarapari – WSL / Pedro Paiva
A equipe de Vitória (ES), foi composta pelo técnico Newton Miranda e pelos veteranos Renato Larica, Renato Barroso, Nelson Ferreira e Nenelson Perini. Enquanto a equipe de Vila Velha (ES), que venceu o desafio, tinha Michel Grattz como técnico e as lendas Marcelo Frigini, Alexandre Coelho, Robson Barros e Leonardo Viana.
Durante os 40 minutos de bateria, o clima descontraído dos veteranos traduziu o significado da chegada de uma Etapa do Circuito no estado, ao mesmo tempo que reconheceu quem abriu caminho para o atual momento dos capixabas no cenário do surfe nacional e mundial. Um momento que reforçou, mais uma vez, o compromisso do Circuito Banco do Brasil de Surfe em valorizar a memória da modalidade no país, através de diferentes gerações de atletas.
Novas ondas com Rafael Teixeira – WSL / Chris Bender