Cinco brasileiros são indicados para o Red Bull Big Wave Awards de 2022 e alemão bate recorde de Rodrigo Koxa
By WSL Latin America | 24 de maio de 2022 | noticias, principal
LOS ANGELES, Califórnia/EUA (Terça-feira, 24 de maio) – A World Surf League (WSL) está anunciando hoje, a lista dos atletas indicados para o Red Bull Big Wave Awards de 2022. Uma premiação de 350.000 dólares será distribuída nas três categorias masculinas e femininas: de Melhor Onda do Ano, Maior Onda de Tow-In e Maior Onda na Remada. Os fotógrafos e videomakers das ondas vencedoras, também receberão premiação em dinheiro. Além de divulgar a lista dos indicados para o Red Bull Big Wave Awards, a WSL anuncia oficialmente que um novo recorde de Maior Onda Surfada de Tow-In será registrado no GUINNESS WORLD RECORDS™.
Sebastian Steudtner é o novo recordista de Maior Onda Surfada (Tow-In)
O alemão Sebastian Steudtner terá o seu nome escrito no GUINNESS WORLD RECORDS™ pela maior onda surfada por um homem. Como parte do Red Bull Big Wave Awards, a WSL analisou, mediu e verificou oficialmente, a onda vencedora do Big Wave Awards 2021 de Sebastian Steudtner na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal, surfada no dia 29 de outubro de 2020, com uma altura de 86 pés (26,21 metros) da base até a crista da onda.
A onda ganhou o prêmio de Maior Onda Surfada de Tow-In no Red Bull Big Wave Awards 2021, se tornando elegível para a verificação do Recorde Mundial. A onda de Steudtner foi analisada, medida e confirmada, como o novo título do GUINNESS WORLD RECORDS™ para a Maior Onda Surfada na categoria masculina.
A conquista foi anunciada numa cerimónia especial no famoso farol no topo da Praia do Norte. Um juiz oficial do GUINNESS WORLD RECORDS presenteou Sebatian Steudtner com um certificado, como o atual recordista da Maior Onda Surfada. O alemão bateu por 6 pés (2 metros), o recorde do brasileiro Rodrigo Koxa, que foi surfada no dia 8 de novembro de 2017, na mesma Praia do Norte de Nazaré, em Portugal.
Vários quadros das imagens de vídeo foram extraídos e conferidos geometricamente, com base na posição e inclinação da câmera. Usando objetos conhecidos, como o jet-ski e a medição real da geometria do corpo de Steudtner, foi possível calibrar as imagens para conversão de pixels para pés. A localização da base e da crista da onda, foi determinada a partir da análise do vídeo de dois ângulos diferentes.
Indicados anunciados pelo Red Bull Big Wave Awards de 2022
O Red Bull Big Wave Awards deste ano recebeu mais de 300 inscrições, com algumas das ondas mais pesadas e incrivelmente surfadas durante a temporada de premiações de ondas grandes, de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022. Todas as ondas foram avaliadas por um painel de jurados formado por juízes da WSL, ex-surfistas profissionais e especialistas em ondas grandes.
Os indicados deste ano são de vários países do mundo, do Brasil, Austrália, Estados Unidos, Havaí, Portugal e França. A maioria das ondas inscritas, é nos famosos picos de ondas grandes de Nazaré e Pe’ahi (também conhecido como “Jaws”) no Havaí. Mas, a lista deste ano também inclui ondas surfadas em Mavericks e em Half Moon Bay, na Califórnia, EUA, Teahupo’o no Taiti, Shipstern Bluff na Austrália, Himalaia na costa norte de Oahu e Outer Reef Kahului, Maui, ambos no Havaí.
Os vencedores dos prêmios de algumas das ondas mais insanas do ano, serão anunciados no dia 7 de julho de 2022.
Melhor Onda do Ano
O prêmio de Melhor Onda do Ano é concedido aos surfistas – homem e mulher – que demonstram o nível mais avançado e comprometido do surfe em ondas grandes, surfadas com sucesso, conforme julgado pelas imagens de vídeo disponíveis. Embora o tamanho bruto seja levado em consideração, em última análise, é o nível de desempenho que será recompensado.
Indicadas da categoria feminina:
● Justine Dupont em Teahupo’o, Taiti, em 13 de agosto de 2021
● Justine Dupont em Teahupo’o, Taiti, em 6 de outubro de 2021
● Annie Reickert em Outer Reef Kahului, Havaí, em 5 de dezembro de 2021
● Paige Alms em Jaws, Havaí, em 9 de janeiro de 2022
● Michelle des Bouillons em Nazaré, Portugal, em 10 de fevereiro de 2022
Indicados da categoria masculina:
● Billy Kemper em Jaws, Havaí, em 2 de novembro de 2021
● Francisco Porcella em Jaws, Havaí, em 2 de novembro de 2021
● Pedro Scooby em Nazaré, Portugal, em 13 de dezembro de 2021
● Lucas “Chumbo” Chianca em Nazaré, Portugal, em 25 de fevereiro de 2022
● Mikey Brennan em Shipstern Bluff, Australia, em 26 de março de 2022
Maior Onda de Tow-In
O prêmio de Maior Onda de Tow-In é para os surfistas – homem e mulher – que conseguiram pegar e surfar a maior onda do ano, utilizando o auxílio de jet-ski. Nesse ano, a modalidade de Tow-in apresenta indicações exclusivamente de Nazaré.
Na categoria feminina, tem duas ondas da brasileira Michelle des Bouillons, concorrendo com três da mundialmente famosa surfista de ondas grandes, Justine Dupont. A francesa está estabelecendo um novo patamar este ano, com indicações em cada uma das três categorias.
A categoria masculina inclui o campeão deste ano do TUDOR Nazaré Tow Surfing Challenge apresentado pelos Jogos Santa Casa, Lucas “Chumbo” Chianca, juntamente com seu parceiro de equipe, Nic Von Rupp. Chumbo mostrou seu nível de conforto nas ondas pesadas de Nazaré e continua testando o limite do que é possível. Outro brasileiro de destaque nas ondas de Portugal é Pedro Scooby, que também se juntou a Von Rupp durante um dos primeiros grandes swells do ano, com ambos ganhando indicações para as ondas que surfaram.
Indicadas da categoria feminina:
● Michelle des Bouillons em Nazaré, Portugal, em 11 de dezembro 2021
● Michelle des Bouillons em Nazaré, Portugal, em 13 de dezembro de 2021
● Justine Dupont em Nazaré, Portugal, em 8 de janeiro de 2022
● Justine Dupont em Nazaré, Portugal, em 8 de janeiro de 2022
● Justine Dupont em Nazaré, Portugal, em 8 de janeiro de 2022
Indicados da categoria masculina:
● Lucas “Chumbo” Chianca em Nazaré, Portugal, em 8 de janeiro de 2022
● Pedro Scooby em Nazaré, Portugal, em 8 de janeiro de 2022
● Nic Von Rupp em Nazaré, Portugal, em 8 de janeiro de 2022
● João Macedo em Nazaré, Portugal, em 25 de fevereiro de 2022
● Mason Barnes at Nazaré, Portugal, em 26 de fevereiro de 2022
Maior Onda na Remada
O prêmio de Maior Onda na Remada vai para os surfistas – homem e mulher – que usaram o esforço próprio na remada, para dropar e surfar as maiores ondas do ano com sucesso.
Indicadas da categoria feminina:
● Paige Alms em Jaws, Havaí, em 2 de novembro de 2021
● Annie Reickert em Jaws, Havaí, em 2 de novembro de 2021
● Justine Dupont em Nazaré, Portugal, em 19 de novembro de 2021
● Katie Mae McConnell em Himalayas, Havaí, em 22 de janeiro de 2022
● Raquel Heckert em Himalayas, Havaí, em 22 de janeiro de 2022
Indicados da categoria masculina:
● Billy Kemper em Jaws, Havaí, em 2 de novembro de 2021
● Ben Andrews em Mavericks, California, em 11 de janeiro de 2022
● Lucas “Chumbo” Chianca em Nazaré, Portugal, em 12 de janeiro de 2022
● Pedro Calado em Nazaré, Portugal, em 12 de janeiro de 2022
● Jamie Mitchell em Nazaré, Portugal, em 9 de fevereiro de 2022
Os indicados deste ano incluem grandes nomes, como a duas vezes campeã mundial de ondas grandes da WSL, Paige Alms, e o quatro vezes campeão do Pe’ahi Challenge, Billy Kemper. Os havaianos marcaram sua autoridade em ondas grandes com vitórias anteriores no Big Wave Awards e continuam surfando excelentes ondas em Jaws. A brasileira Raquel Heckert é outra surfista também conhecida em Jaws, que está mostrando seu talento com uma indicação por sua onda surfada em Himalaia, no North Shore da ilha de Oahu, no Havaí.
Os vencedores do Red Bull Big Wave Awards de 2022 serão anunciados no dia 7 de julho de no WorldSurfLeague.com/redbullbigwaveawards. Todas as ondas vencedoras ficam elegíveis para verificação do Recorde Mundial, se o júri determinar que elas desafiam os atuais Recordes Mundiais. As possíveis verificações de recordes mundiais serão anunciadas no dia 1º de novembro de 2022.
Para assistir todas as ondas indicados para os três prêmios, acesse o WorldSurfLeague.com/redbullbigwaveawards.
Mais informações no WorldSurfLeague.com.
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.
Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.
Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.
A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.
Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.
Tags:featured, Guinness World Records, Lucas Chumbo Chianca, Michelle des Bouillons, Pedro Calado, Pedro Scooby, Raquel Heckert, Red Bull Big Wave Awards, Sebastian Steudtner, World Surf League, WSL Latin America