Decisão do título mundial segue à espera das ondas no Havaí

By WSL Latin America | 17 de dezembro de 2019 | noticias, principal

A terça-feira foi mais um dia de expectativa no Havaí, mas o mar não melhorou durante toda a manhã e mais um day-off teve que ser anunciado no Billabong Pipe Masters em homenagem à Andy Irons, na chamada das 11h00 em Pipeline. O prazo está acabando e tem que escolher até sexta-feira, o melhor dia de ondas para fechar o World Surf League Championship Tour 2019 e decidir o campeão mundial, as últimas vagas para a elite de 2020 e para as Olimpíadas de Tokyo, e o título da Tríplice Coroa Havaiana. As oitavas de final vêm sendo adiadas desde quinta-feira e a primeira chamada da quarta-feira é as 7h30 no Havaí, 14h30 no Brasil.

Pipeline na manhã da quarta-feira (Foto: @WSL / Kelly Cestari)

Pela primeira vez na história, três brasileiros chegaram na última etapa na briga direta pelo título mundial. Filipe Toledo ficou na terceira fase, assim como o sul-africano Jordy Smith. O californiano Kolohe Andino está na disputa, mas sua única chance é a derrota dos líderes do Jeep Leaderboard nos duelos brasileiros das oitavas de final e ainda vencer o Pipe Masters para ganhar o título. Já a batalha entre o potiguar Italo Ferreira e o paulista Gabriel Medina, é fase a fase, com o campeão podendo até ser definido em uma grande final entre eles.

Se ambos perderem na mesma fase, Italo se torna o primeiro surfista da Região Nordeste do Brasil a ser campeão mundial. Ele vai entrar na primeira bateria daqui pra frente e, caso perca antes da final, Medina terá que passar a dele para conquistar o título e entrar no seleto grupo de cinco tricampeões na história da World Surf League, desde o início do Circuito Mundial em 1976: Mark Richards, Tom Curren, Kelly Slater, Andy Irons e Mick Fanning, que conseguiu seu terceiro título no ano antes de Gabriel Medina ganhar o primeiro dele em 2014.

Os dois terão que enfrentar outros brasileiros nas oitavas de final, que abrem o último dia do Billabong Pipe Masters em homenagem à Andy Irons. Italo Ferreira entra na primeira com o paranaense Peterson Crisanto, que está na briga pelas últimas vagas para o CT 2020, em uma ameaçada penúltima posição no grupo dos 22 primeiros do ranking que são mantidos. Gabriel Medina está na quinta bateria com o também paulista Caio Ibelli, que o derrotou na etapa de Portugal, impedindo-o de seguir tentando o tri mundial antecipado na Europa.

VAGAS NO CT 2020 – Mais dois brasileiros vão disputar classificação para as quartas de final no último dia da temporada. Ambos estão fora dos top-22 e ameaçam a permanência de Peterson Crisanto na divisão principal da World Surf League. O catarinense Yago Dora entra na segunda bateria com o australiano Julian Wilson, mas já confirmou seu nome entre os dez indicados pelo ranking do WSL Qualifying Series, junto com o potiguar Jadson André e os paulistas Alex Ribeiro, Miguel Pupo e até Deivid Silva, que é o último dos top-22.

Yago consegue superar a pontuação de Deivid Silva se passar essa bateria com Julian Wilson. Já a única chance do paulista Jessé Mendes continuar na “seleção brasileira” do CT é chegar nas semifinais. Se Yago passar então, já terá que ser finalista do Billabong Pipe Masters para entrar no G-22. Jessé está na penúltima oitava de final com um concorrente direto, o californiano Griffin Colapinto, que divide o vigésimo lugar no ranking com Peterson Crisanto.

OLIMPÍADAS – O último dia do Billabong Pipe Masters também vai decidir os últimos classificados pelo ranking da World Surf League, para a estreia do surfe como esporte olímpico no Japão. O time brasileiro já está definido e terá Gabriel Medina, Italo Ferreira, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb, disputando medalhas nas Olimpíadas de Tokyo 2020. Só restam duas vagas, a segunda dos Estados Unidos que está entre John John Florence e Kelly Slater e a segunda da Austrália, com Jack Freestone tendo que vencer o Pipe Masters para ir junto com Owen Wright, mas só se Julian Wilson perder para Yago Dora nas oitavas de final.

Kolohe Andino é o outro classificado pelos Estados Unidos e mais seis surfistas já garantiram seus nomes, entre os dez indicados pelo ranking masculino da WSL, para disputar medalhas para os seus países nas Olimpíadas de Tokyo, Italo Ferreira e Gabriel Medina pelo Brasil, Jeremy Flores e Michel Bourez pela França, Jordy Smith pela África do Sul e Kanoa Igarashi pelo Japão.

O ranking feminino do World Surf League Championship Tour classificou oito surfistas: Carissa Moore e Caroline Marks pelos Estados Unidos, Stephanie Gilmore e Sally Fitzgibbons pela Austrália, Tatiana Weston-Webb e Silvana Lima pelo Brasil, Johanne Defay pela França e Brisa Hennessy, pela Costa Rica.

O prazo do Billlabong Pipe Masters vai até 20 de dezembro no Havaí e a grande final do World Surf League Championship Tour 2019 está sendo transmitida pelo www.worldsurfleague.com e pelo Facebook Live e aplicativo da World Surf League. No Brasil, a decisão do título mundial também passa ao vivo nos canais ESPN. A primeira chamada da quarta-feira foi marcada para as 7h30 no Havaí, 14h30 no fuso horário de Brasília.

——————————————————————

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

——————————————————————

OITAVAS DE FINAL DO BILLABONG PIPE MASTERS:

———Derrota=9.o lugar=3.320 pontos e US$ 14.100:

1.a: Italo Ferreira (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)

2.a: Julian Wilson (AUS) x Yago Dora (BRA)

3.a: Jack Freestone (AUS) x Ricardo Christie (NZL)

4.a: Kelly Slater (EUA) x Seth Moniz (HAV)

5.a: Gabriel Medina (BRA) x Caio Ibelli (BRA)

6.a: John John Florence (HAV) x Soli Bailey (AUS)

7.a: Griffin Colapinto (EUA) x Jessé Mendes (BRA)

8.a: Kolohe Andino (EUA) x Michel Bourez (TAH)

SPEED RANKING DO JEEP WSL LEADERBOARD 2019:

—-atualizado com resultados da terceira fase no Havaí:

01: Italo Ferreira (BRA) – 53.060 pontos

02: Gabriel Medina (BRA) – 51.995

03: Jordy Smith (AFR) – 49.985

04: Filipe Toledo (BRA) – 49.145

05: Kolohe Andino (EUA) – 46.655

06: Kanoa Igarashi (JPN) – 40.185

07: John John Florence (HAV) – 36.275

08: Owen Wright (AUS) – 34.780

09: Jeremy Flores (FRA) – 32.515

10: Kelly Slater (EUA) – 32.080

11: Julian Wilson (AUS) – 31.515

12: Seth Moniz (HAV) – 29.525

13: Michel Bourez (TAH) – 27.890

14: Ryan Callinan (AUS) – 27.535

15: Caio Ibelli (BRA) – 26.885

16: Wade Carmichael (AUS) – 26.760

17: Jack Freestone (AUS) – 26.110

18: Adrian Buchan (AUS) – 25.630

19: Griffin Colapinto (EUA) – 24.685

20: Conner Coffin (EUA) – 23.345

20: Peterson Crisanto (BRA) – 23.345

22: Deivid Silva (BRA) – 21.920

—–brasileiros fora dos top-22:

23: Yago Dora (BRA) – 21.355 pontos

24: Willian Cardoso (BRA) – 19.930

24: Jessé Mendes (SP) – 19.930

26: Michael Rodrigues (BRA) – 19.640

32: Jadson André (RN) – 14.320

35: Adriano de Souza (SP) – 8.995

43: Mateus Herdy (SC) – 1.860

45: Krystian Kymerson (ES) – 1.330

56: Alex Ribeiro (SP) – 265

——————————————————————

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América Latina, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem promovendo os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 230 eventos globais masculinos e femininos no ano para definir os campeões mundiais do World Surf League Championship Tour, Big Wave Tour, Redbull Airborne, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, além do WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, enquanto incentiva a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis da WSL. A World Surf League é pioneira em streaming online para uma enorme legião de fãs apaixonados e interessados em ver as grandes estrelas, como Kelly Slater, Stephanie Gilmore, John John Florence e vários brasileiros, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, competindo no campo de jogo mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

———————————————————–

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , , ,