Amuro Tsuzuki barra Silvana Lima e vence o QS 10000 da Espanha
By WSL Latin America | 4 de setembro de 2019 | noticias, principal
A japonesa Amuro Tsuzuki derrotou todas as favoritas para faturar o título do QS 10000 Abanca Galicia Surf Classic Pro nesta quarta-feira na Playa Pantin, em La Coruña, na Espanha. Ela começou o dia ganhando da cearense Silvana Lima, depois passou pelas semifinais para superar outra top da elite mundial na decisão, Bronte Macaulay. A australiana assumiu a liderança no ranking do WSL Qualifying Series e a campeã entrou na lista das seis que se classificam para o World Surf League Championship Tour. Ainda na quarta-feira, tiveram mais seis baterias da segunda fase do QS 10000 masculino e seis sul-americanos avançaram, aumentando para quinze o número dos que já estão entre os 48 melhores.
O Abanca Galicia Surf Classic Pro foi iniciado no domingo com o QS 10000 feminino e os homens começaram a estrear na segunda-feira, quando também foram definidas as quartas de final das meninas. A gaúcha Tatiana Weston-Webb foi barrada nas oitavas pela australiana Macy Callaghan, mas a cearense Silvana Lima passou por Sara Wakita, porém foi derrotada pela também japonesa Amuro Tsuzuki nas quartas de final, que abriram a quarta-feira de boas ondas na Playa Pantin. Na grande final, ela começou bem com nota 5,67 e dominou toda a bateria, até confirmar a vitória somando um 6,50 no placar de 12,17 a 8,44 pontos da nova líder do ranking, a australiana Bronte Macaulay.
“Isso tudo está parecendo um sonho e, no momento, eu realmente não consigo acreditar que venci”, disse Amuro Tsuzuki. “Eu treinei bastante e trabalhei duro para chegar aqui e agora tudo parece muito incrível de acreditar. A maioria das pessoas no Japão nem considera o surfe como um esporte. Espero que essa minha vitória aqui hoje, faça eles mudarem essa ideia e que, talvez, aumente o interesse das pessoas em investir no surfe em nosso país”.
Com os pontos do segundo QS 10000 feminino da história do WSL Qualifying Series, Amuro Tsuzuki saltou da 56.a para a oitava posição no ranking. Ela está entre as seis indicadas para a elite das top-17 da World Surf League, porque três surfistas que estão à sua frente, vão garantindo suas vagas entre as top-10 do CT, a brasileira Tatiana Weston-Webb em quarto no QS, a americana Caroline Marks em quinto e a costa-ricense Brisa Hennessy em sexto. Quem também entrou no G-6 na Espanha foi a australiana Keely Andrew, nono lugar em Pantin.
Entre as sul-americanas que estão fora da zona de classificação para o CT 2020, Silvana Lima passou a ser mais bem colocada. A cearense só tem três resultados dos cinco computados, pois estava recuperando-se da cirurgia que teve que fazer nos dois joelhos em 2018. Com o quinto lugar no Abanca Galicia Surf Classic Pro, Silvana alcançou o 31.o lugar no ranking e a próxima é a bicampeã sul-americana, Dominic Barona, em 56.o. A equatoriana só passou uma bateria na Espanha e ficou em 37.o lugar. Da América do Sul, quem também competiu em Pantin foi a argentina Josefina Ané, que perdeu na estreia em 55.o lugar.
QS 10000 MASCULINO – No terceiro QS 10000 masculino do WSL Qualifying Series 2019, do total de 112 participantes do Abanca Galicia Surf Pro Classic, 32 eram da América do Sul, 26 do Brasil, quatro do Peru, um da Argentina e um do Uruguai. Os brasileiros já ganharam as duas primeiras etapas com status máximo, com o paulista Deivid Silva no Ballito Pro da África do Sul e o catarinense Yago Dora no tradicional Vans US Open of Surfing em Huntington Beach, na Califórnia. E a busca pela terceira vitória segue firme na Espanha, com metade dos 26 brasileiros passando para a rodada dos 48 melhores nas ondas da Playa Pantin. Três ainda vão disputar as duas baterias que restaram para fechar a segunda fase.
Na quarta-feira, o dia começou com dobradinha verde-amarela de Yago Dora e Lucas Silveira, sobre o sul-africano Dylan Lightfoot e o francês Marco Mignot. A segunda bateria também quase termina com classificação dupla, mas o australiano Liam O´Brien pegou as melhores ondas para vencer e o paulista Miguel Pupo ganhou a segunda vaga do surfista de Saquarema, João Chianca, campeão do QS 3000 Héroes de Mayo Iquique Pro no Chile. Como Pupo, Marcos Correa passou sua bateria em segundo, mas o também paulista Wiggolly Dantas ganhou a primeira dele na Playa Pantín e o dia terminou com vitória peruana de Miguel Tudela, despachando o número 5 do QS, Barron Mamiya, do Havaí.
Os outros nove sul-americanos se classificaram na terça-feira, com o ex-líder do ranking, Jadson André, conquistando a primeira vitória brasileira do dia, na quarta bateria. Antes, o paranaense Peterson Crisanto e o baiano Marco Fernandez, já haviam avançado em segundo lugar e, logo após a vitória do potiguar, o paulista Jessé Mendes também ganhou a dele. Duas baterias depois, o argentino Leandro Usuña barrou um top do CT, o australiano Jack Freestone, nono colocado no QS e no grupo dos dez que se classificam para a elite de 2020. O vencedor da bateria foi o taitiano Mihimana Braye.
O pernambucano Ian Gouveia também passou em segundo, tendo que eliminar o uruguaio Marco Giorgi na vitória do havaiano Imaikalani Devault. Ainda teve o top do CT, Deivid Silva, estreando com vitória e mais uma dobradinha brasileira para fechar a terça-feira, com o jovem catarinense Mateus Herdy, atual campeão mundial Pro Junior da World Surf League, vencendo essa bateria com participação tripla do Brasil. Na briga pela segunda vaga, o terceiro do ranking do QS, Alex Ribeiro, superou o ex-top do CT, Tomas Hermes.
48 MELHORES – Já são dezesseis sul-americanos classificados para a terceira fase, das doze últimas baterias formadas por quatro competidores nas etapas do QS 10000. Entre os 48, já tem 14 brasileiros e três ainda podem aumentar esse número nas duas baterias que ficaram para a quinta-feira. São tantos, que dois confrontos terão três disputando duas vagas para a fase classificatória para as oitavas de final. Na segunda bateria, estão Jadson André, Peterson Crisanto e Marco Fernandez, com o australiano Matt Banting. Na décima, os paulistas Miguel Pupo e Wiggolly Dantas, o carioca Lucas Silveira e o francês Charles Martin.
Na nona bateria serão dois, Yago Dora e Marcos Correa, contra o australiano Liam O´Brien e o americano do CT, Griffin Colapinto. Ainda tem uma dupla participação sul-americana na terceira, com o brasileiro Jessé Mendes e o argentino Leandro Usuña, enfrentando o australiano Connor O´Leary e o americano Nat Young. Os outros estão sozinhos com três adversários de outros países, Ian Gouveia na quinta bateria, Deivid Silva na sexta, Alex Ribeiro na sétima, Mateus Herdy na oitava e o peruano Miguel Tudela na 11.a, ainda aguardando dois oponentes que serão definidos nas duas últimas baterias da segunda fase, que abrem a quinta-feira na Espanha.
O QS 10000 Abanca Galícia Surf Classic Pro está sendo transmitido ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e a primeira chamada para a 23.a bateria da segunda fase, do capixaba Krystian Kymerson e do catarinense Matheus Navarro, com o costa-ricense Carlos Muñoz e o francês Nomme Mignot, será às 9h00 da quinta-feira na Espanha, 4h00 da madrugada no horário de Brasília. Na segunda do dia, fechando a segunda fase, tem mais um brasileiro, Samuel Pupo, junto com francês Joan Duru, o sul-africano Adin Masencamp e o americano Nolan Rapoza, que neste ano venceu o QS 3000 Maui and Sons Arica Pro Tour nos tubos desafiadores de El Gringo, no Chile.
—————————————————————-
João Carvalho – WSL South America Media Manager
(48) 999-882-986 – jcarvalho@worldsurfleague.com
—————————————————————-
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.
A WSL vem promovendo os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 230 eventos globais masculinos e femininos no ano para definir os campeões mundiais do World Surf League Championship Tour, Big Wave Tour, Redbull Airborne, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, além do WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, enquanto incentiva a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.
Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis da WSL. A World Surf League é pioneira em streaming online para uma enorme legião de fãs apaixonados e interessados em ver as grandes estrelas, como Kelly Slater, Stephanie Gilmore, John John Florence e muitos brasileiro, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, competindo no campo de jogo mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes no mundo.
Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.
—————————————————————-
TOP-6 DO WSL QUALIFYING SERIES – após 30 etapas:
01: Bronte Macaulay (AUS) – 20.950 pontos
02: Sage Erickson (EUA) – 19.600
03: Isabella Nichols (AUS) – 19.580
04: Tatiana Weston-Webb (BRA) – 18.400 é top-10 do CT
05: Caroline Marks (EUA) – 14.000 é top-10 do CT
06: Brisa Hennessy (CRI) – 13.500 é top-10 do CT
07: Alyssa Spencer (EUA) – 13.280
08: Amuro Tsuzuki (JPN) – 12.950
09: Keely Andrew (AUS) – 12.650
09: Chelsea Tuach (BRB) – 12.650
——–sul-americanas até 100:
31: Silvana Lima (BRA) – 6.950 pontos
56: Dominic Barona (EQU) – 3.795
67: Josefina Ané (ARG) – 3.137
74: Melanie Giunta (PER) – 2.645
76: Tainá Hinckel (BRA) – 2.485
77: Anne dos Santos (BRA) – 2.465
102: Sol Aguirre (PER) – 1.745
QS 10000 ABANCA GALÍCIA SURF CLASSIC PRO NA ESPANHA:
RESULTADOS DO ÚLTIMO DIA DO QS 10000 FEMININO:
Campeã: Amuro Tsuzuki (JPN) por 12,17 pontos (6,50+5,67) – US$ 30.000 e 10.000 pontos
Vice-campeã: Bronte Macaulay (AUS) com 8,44 pontos (5,17+3,27) – US$ 15.000 e 8.000 pontos
SEMIFINAIS – 3.o lugar com 6.500 pontos e US$ 10.000:
1.a: Bronte Macaulay (AUS) 15.33 x 14.63 Macy Callaghan (AUS)
2.a: Amuro Tsuzuki (JPN) 14.10 x 9.27 Chelsea Tuach (BRB)
QUARTAS DE FINAL – 5.o lugar com 5.200 pontos e US$ 5.000:
1.a: Bronte Macaulay (AUS) 15.50 x 11.67 Philippa Anderson (AUS)
2.a: Macy Callaghan (AUS) 17.57 x 10.14 Isabella Nichols (AUS)
3.a: Chelsea Tuach (BRB) 12.50 x 9.03 Sage Erickson (EUA)
4.a: Amuro Tsuzuki (JPN) 16.50 x 13.43 Silvana Lima (BRA)
RESULTADOS DAS SUL-AMERICANAS NAS OUTRAS FASES:
OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar com 3.700 pontos e US$ 3.550:
4.a: Macy Callaghan (AUS) 12.33 x 10.54 Tatiana Weston-Webb (BRA)
8.a: Silvana Lima (BRA) 14.30 x 12.67 Sara Wakita (JPN)
TERCEIRA FASE – 1.a e 2.a=Oitavas de Final e 3.a=17.o lugar com 2.200 pontos e US$ 2.500:
4.a: 1-Tatiana Weston-Webb (BRA)=12.33, 2-Keely Andrew (AUS)=10.30, 3-Samantha Sibley (EUA)=9.57
7.a: 1-Johanne Defay (FRA)=15.33, 2-Silvana Lima (BRA)=12.93, 3-Tia Blanco (PRI)=10.30
SEGUNDA FASE – 3.a=25.o lugar (US$ 1.800 e 1.100 pts) e 4.a=37.o lugar (US$ 1.450 e 1.000 pts):
6.a: 1-Tatiana Weston-Webb (BRA), 2-Cannelle Bulard (FRA), 3-India Robinson (AUS), 4-Isabel Gundin (ESP)
7.a: 1-Brisa Hennessy (CRI), 2-Chelsea Tuach (BRB), 3-Ariane Ochoa (ESP), 4-Dominic Barona (EQU)
10: 1-Silvana Lima (BRA), 2-Sara Wakita (JPN), 3-Gabriela Bryan (HAV), 4-Minori Kawai (JPN)
PRIMEIRA FASE – 3.a=49.o lugar (US$ 900 e 600 pts) e 4.a=55.o lugar (US$ 750 e 587 pts):
2.a: 1-Leticia Canales Bilbao (ESP), 2-Philippa Anderson (AUS), 3-Camilla Kemp (PRT), 4-Josefina Ané (ARG)
4.a: 1-Maud Le Car (FRA), 2-Dominic Barona (EQU), 3-Zoe McDougall (HAV), 4-Claire Bevilacqua (ITA)
BATERIAS DOS SUL-AMERICANOS NO QS 10000 MASCULINO:
TERCEIRA FASE – baterias já formadas após a 22.a das 24 baterias da Segunda Fase:
———-3.o=25.o lugar (US$ 1.800 e 1.100 pts) e 4.o=37.o lugar (US$ 1.450 e 1.000 pts)
2.a: Jadson André (BRA), Peterson Crisanto (BRA), Matt Banting (AUS), Marco Fernandez (BRA)
3.a: Jessé Mendes (BRA), Connor O´Leary (AUS), Nat Young (EUA), Leandro Usuña (ARG)
5.a: Frederico Morais (PRT), Ian Gouveia (BRA), Gatien Delahaye (FRA), Jacob Willcox (AUS)
6.a: Deivid Silva (BRA), Jorgann Couzinet (FRA), Imaikalani Devault (HAV), Crosby Colapinto (EUA)
7.a: Matt Wilkinson (AUS), Alex Ribeiro (BRA), Beyrick De Vries (AFR), Morgan Cibilic (AUS)
8.a: Jack Robinson (AUS), Stu Kennedy (AUS), Matthew McGillivray (AFR), Mateus Herdy (BRA)
9.a: Griffin Colapinto (EUA), Yago Dora (BRA), Liam O´Brien (AUS), Marcos Correa (BRA)
10: Miguel Pupo (BRA), Wiggolly Dantas (BRA), Lucas Silveira (BRA), Charles Martin (FRA)
11: Miguel Tudela (PER), Vicente Romero (ESP), 2.o da 23.a bateria da 2.a fase e 2.o da 24.a
SEGUNDA FASE – 3.o=49.o lugar (US$ 900 e 600 pts) e 4.o=73.o lugar (US$ 750 e 550 pts):
——-resultados da terça-feira:
1.a: 1-Timothee Bisso (FRA), 2-Peterson Crisanto (BRA), 3-Aritz Aranburu (ESP), 4-Elliot Paerata-Reid (NZL)
2.a: 1-Evan Geiselman (EUA), 2-Marco Fernandez (BRA), 3-Cam Richards (EUA), 4-O´Neill Massin (TAH)
3.a: 1-Matt Banting (AUS), 2-Charly Quivront (FRA), 3-Jackson Baker (AUS), 4-Luel Felipe (BRA)
4.a: 1-Jadson André (BRA), 2-Kalani Ball (AUS), 3-Tristan Guilbauld (FRA), 4-Ruben Vitoria (ESP)
5.a: 1-Jessé Mendes (BRA), 2-Mitch Crews (AUS), 3-Dean Bowen (AUS), 4-Weslley Dantas (BRA)
6.a: 1-Connor O´Leary (AUS), 2-Jake Marshall (EUA), 3-Alejo Muniz (BRA), 4-Eithan Osborne (EUA)
8.a: 1-Mihimana Braye (TAH), 2-Leandro Usuña (ARG), 3-Jack Freestone (AUS), 4-Cole Houshmand (EUA)
9.a: 1-Jacob Willcox (AUS), 2-Crosby Colapinto (EUA), 3-Alonso Correa (PER), 4-Soli Bailey (AUS)
10: 1-Gatien Delahaye (FRA), 2-Jorgann Couzinet (FRA), 3-Thiago Camarão (BRA), 4-Justin Becret (FRA)
11: 1-Imaikalani Devault (HAV), 2-Ian Gouveia (BRA), 3-Marco Giorgi (URU), 4-Maxime Huscenot (FRA)
12: 1-Deivid Silva (BRA), 2-Frederico Morais (PRT), 3-Billy Stairmand (NZL), 4-Thomas Debierre (FRA)
13: 1-Matt Wilkinson (AUS), 2-Stu Kennedy (AUS), 3-Bino Lopes (BRA), 4-Ian Gentil (HAV)
15: 1-Mateus Herdy (BRA), 2-Alex Ribeiro (BRA), 3-Tomas Hermes (BRA), 4-Michael February (AFR)
16: 1-Matthew McGillivray (AFR), 2-Beyrick De Vries (AFR), 3-Marc Lacomare (FRA), 4-Rafael Teixeira (BRA)
——-resultados da quarta-feira:
17: 1-Yago Dora (BRA), 2-Lucas Silveira (BRA), 3-Marco Mignot (FRA), 4-Dylan Lightfoot (AFR)
18: 1-Liam O´Brien (AUS), 2-Miguel Pupo (BRA), 3-João Chianca (BRA), 4-Gony Zubizaretta (ESP)
19: 1-Charles Martin (FRA), 2-Marcos Correa (BRA), 3-Andy Criere (FRA), 4-Reo Inaba (JPN)
20: 1-Wiggolly Dantas (BRA), 2-Griffin Colapinto (EUA), 3-Cooper Chapman (AUS), 4-Vasco Ribeiro (PRT)
22: 1-Miguel Tudela (PER), 2-Michael Dunphy (EUA), 3-Barron Mamiya (HAV), 4-Ramzi Boukhiam (MAR)
——-ficaram para abrir a quinta-feira:
23: Carlos Muñoz (CRI), Krystian Kymerson (BRA), Nomme Mignot (FRA), Matheus Navarro (BRA)
24: Joan Duru (FRA), Nolan Rapoza (EUA), Adin Masencamp (AFR), Samuel Pupo (BRA)
PRIMEIRA FASE – 3.o=97.o lugar (US$ 500 e 200 pts) e 4.o=105.o lugar (US$ 500 e 190 pts):
2.a: 1-Ruben Vitoria (ESP), 2-Mitch Crews (AUS), 3-Kiron Jabour (HAV), 4-Vitor Mendes (BRA)
3.a: 1-Leandro Usuña (ARG), 2-Crosby Colapinto (EUA), 3-Miguel Blanco (PRT), 4-Jake Elkington (AFR)
5.a: 1-Matt Wilkinson (AUS), 2-Michael February (AFR), 3-Hiroto Arai (JPN), 4-Joaquin del Castillo (PER)
6.a: 1-Rafael Teixeira (BRA), 2-Marco Mignot (FRA), 3-Keanu Asing (HAV), 4-Chris Zaffis (AUS)
8.a: 1-Michael Dunphy (EUA), 2-Samuel Pupo (BRA), 3-Jatyr Berasaluce (ESP), 4-Lucca Mesinas (PER)
Tags:Abanca Galicia Surf Classic Pro, Alex Ribeiro, Amuro Tsuzuki, Deivid Silva, Espanha, featured, Jadson André, Leandro Usuna, Mateus Herdy, Miguel Pupo, Miguel Tudela, Peterson Crisanto, Playa Pantin, QS 10000, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, Wiggolly Dantas, WSL Latin America, WSL Qualifying Series, WSL South America