Luana Silva é vice-campeã do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero

By WSL Latin America | 1 de julho de 2025 | noticias, principal

Cole Houshmand quebra um hiato de seis anos de títulos dos brasileiros na etapa verde e amarela do Tour.

Depois de três dias sem competição na água, o VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero conheceu seus campeões na Praia de Itaúna, em Saquarema, neste domingo. Com recorde de público nas areias de Itaúna, pela primeira vez depois de seis anos um brasileiro não venceu a competição. A brasileira Luana Silva (BRA) virou a “Rainha de Saquá” com o vice-campeonato da nona etapa do Championship Tour (CT) da WSL, e Miguel Pupo (BRA) terminou em terceiro.

Com resultado histórico, Luana Silva conquista segundo lugar em Saquarema

A representante brasileira no Finals Day do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero, Luana Silva se despediu da etapa com o melhor resultado da história do surfe feminino brasileiro no CT em Saquarema. Após passar do corte realizado no meio da temporada, a atleta apresentou performances excelentes a cada bateria para chegar na final, eliminando a atual campeã mundial, Catlin Simmers (EUA), a veterana Tyler Wright (AUS) e a campeã olímpica Caroline Marks (EUA), respectivamente.

“É loucura com doideira, não sei explicar muito (risos). Tô sem palavras. Quando eu entrei no mar, eu olhei pra trás e vi a praia cheia e lotada… eu nunca vivi uma coisa dessas, então é muito legal fazer parte de um Finals Day aqui em Saquarema. Todo mundo na torcida aqui, tá demais. Isso é um sonho.”, comentou Luana sobre o seu primeiro Finals Day no Brasil.

Na finalíssima, a brasileira encarou a até então a número três do ranking feminino, Molly Picklum (AUS), em uma bateria que terminou com a vitória da australiana, mas muitos aplausos para Lulu nas areias de Itaúna, rendendo ainda o apelido de “Rainha de Saquá”.

“Eu tô tentando navegar esse balanço igual a todo mundo, não sei se eu sou a Rainha de Saquarema não, mas eu tô no meu melhor”, celebra Luana.

Molly Picklum vence e passa vestir a lycra amarela

Com boas performances desde o início do campeonato, Molly Picklum já ensaiava a conquista do título a cada bateria surfada. Na rodada de estreia, a australiana anotou o maior somatório do dia, com 13.50 pontos. Na sequência, Molly passou com facilidade nas quartas-de-final pela wildcard Arena Rodriguez (PER), e soube escolher as melhores ondas na semifinal contra Erin Brooks (CAN), que lhe renderam notas 6.33 e 6.67. Já na Final contra Luana, Molly garantiu o troféu de campeã quando anotou um 8.17 derradeiro para Luana.

Na imagem: Molly Picklum vence o VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero e passa a liderar o ranking feminino do CT da WSL. Créditos: WSL/Thiago Diz

“Eu estou muito feliz de ter chegado até aqui, e agora é ir para J-Bay vestindo a lycra amarela. Obviamente ainda temos dois eventos pela frente, mas é um empurrão a mais e eu estou adorando”, festeja Molly, que sobe duas posições na tabela do feminino e assume o primeiro posto na corrida para o WSL Final Five.
Líder do ranking até a etapa do Brasil, a havaiana Gabriela Bryan (HAV) desce para a segunda posição na corrida pelo título.

Miguel Pupo termina em terceiro em Itaúna

Algoz de Filipe Toledo (BRA) nas oitavas-de-final e Yago Dora (BRA) nas quartas-de-final, Miguel Pupo (BRA) foi o brasileiro mais bem colocado do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero, encerrando sua participação em terceiro lugar no geral e entrando no Top 10 do ranking do CT.


Na imagem: Miguel Pupo é o brasileiro mais bem colocado no VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero. Créditos: WSL/Camila Othon

Além do duelo contra Cole Houshmand (EUA) na primeira bateria da semifinal que o tirou do jogo, Miguel travou uma batalha ainda maior durante toda a competição: uma séria lesão na lombar.

“A batalha fora d’água foi dura, a lesão na lombar atrapalhou bastante. No dia da bateria ali com o Filipe eu cheguei a travar. Não conseguia levantar nem sentar, mas segui batalhando. Fui pra água e deu tudo certo, graças a Deus, e graças à minha equipe e ao pessoal da equipe médica do evento também. Eles me ajudaram bastante. Eles ficaram juntos comigo o evento inteiro, me ajudando e cuidando de mim, e por conta deles eu acho que eu cheguei tão longe. Se eu não tivesse ninguém cuidando, se eu não tivesse essa equipe por trás 24h por dia, talvez eu não estivesse aqui brigando na semifinal, brigando por um título”, conta Miguel, que já projeta sua ida à Jeffreys Bay.

“J-Bay é uma onda muito boa. É um clássico do surf. É muito bom sempre voltar lá. Meus melhores resultados têm sido de backside esse ano, então eu acho que eu posso levar isso a meu favor para J-Bay. Eu espero dar o meu melhor lá também, e subir aos pouquinhos. Parece que eu não estou dando muito salto no ranking, mas eu vou subindo aos poucos e eu espero seguir desse jeito. E eu sonho estar no Finals”, finaliza o brasileiro.

Cole Houshmand quebra um hiato de seis anos de títulos dos brasileiros na etapa verde e amarela do Tour

Se a final feminina contou com um resultado histórico para as brasileiras no Tour, o contrário aconteceu no masculino. Depois de seis anos de títulos consecutivos para os brasileiros Italo Ferreira, Yago Dora, Filipe Toledo e Adriano e Souza em Saquarema, chegou a vez do californiano Cole Houshmand colocar água no champagne da torcida verde e amarela que lotou a praia desde o Point até quase a Barrinha.

Na decisão do VIVO Rio Pro 2025, em uma bateria contra um de seus melhores amigos, o também californiano Griffin Colapinto (EUA), Cole foi imbatível, performando de forma muito consistente e potente, com um surfe muito encaixado com as poderosas ondas de Itaúna. Com uma longa esquerda para o meio da praia de três manobras usando bastante a borda da prancha, Cole arrancou nota 9.4 dos juízes, a maior do dia.
“Todo mundo aqui é muito apaixonado e tem milhares pessoas na praia. Então, pra mim, é a realização de um sonho. Sempre quis vencer aqui, e essa vitória é incrível. Saquarema é bom demais, eu adoro. Nos últimos dias estive de boa, curtindo as festas, a vida noturna… só me divertindo mesmo. Aqui é legal, parece um paraíso. Então é isso: relaxar, curtir e poder surfar”, celebra Cole.


Na imagem: Cole Houshmand celebra título do VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero Créditos: WSL/Thiago Diz

Após o Brasil, o californiano está de olho em sua estreia na próxima etapa do Championship Tour, na África do Sul.

“Vou pra casa por alguns dias pra ficar com minha família e depois vou pra J-Bay. Nunca estive lá antes, então estou me sentindo muito bem”, finaliza Cole.

VIVO RIO PRO APRESENTADO POR CORONA CERO – FINALS DAY

QUARTAS DE FINAL FEMININO
BATERIA 1: Caroline Marks (EUA) 12.16 vence Tatiana Weston-Webb (BRA) 4.10
BATERIA 2: Luana Silva (BRA) 12.80 vence Tyler Wright (AUS) 8.84
BATERIA 3: Molly Picklum (AUS) 10.50 vence Arena Rodriguez (PER) 7.17
BATERIA 4: Erin Brooks (CAN) 9.84 vence Lakey Peterson (EUA) 8.94

QUARTAS DE FINAL MASCULINO
BATERIA 1: Miguel Pupo (BRA) 12.33 vence Yago Dora (BRA) 10.30
BATERIA 2: Cole Houshmand (EUA) 13.50 vence Jake Marshall (EUA) 13.26
BATERIA 3: Griffin Colapinto (EUA) 14.90 vence Jordy Smith (RSA) 9.80
BATERIA 4: Ethan Ewing (AUS) 14.43 vence Italo Ferreira (BRA) 13.40

SEMIFINAIS FEMININO
BATERIA 1: Luana Silva (BRA) 10.43 vence Caroline Marks (EUA) 6.57
BATERIA 2: Molly Picklum (AUS) 13.06 vence Erin Brooks (CAN) 7.60

SEMIFINAIS MASCULINO
BATERIA 1: Cole Houshmand (EUA) 15.06 vence Miguel Pupo (BRA) 13.83
BATERIA 2: Griffin Colapinto (EUA) 14.84 venceu Ethan Ewing (AUS) 14.20
FINAL FEMININO
Molly Picklum (AUS) 15.00 vence Luana Silva (BRA) 9.23

FINAL MASCULINO
Cole Houshmand (EUA) 16.90 vence Griffin Colapinto (EUA) 14.40

Para mais informações, visite WorldSurfLeague.com

O VIVO Rio Pro apresentado por Corona Cero conta orgulhosamente com o apoio da VIVO, Corona Cero, Red Bull, Banco do Brasil, Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro, Prefeitura de Saquarema, Natura Kaiak, Mãe Terra, Riachuelo, Probiótica, Dr. Peanut, YETI, EY, Apple Watch, True Surf e Surfline, além do apoio adicional do Aeroporto Internacional do Galeão e da Mormaii E-Motors, e com os parceiros oficiais de mídia Grupo Globo e InterTV.

Para atualizações completas, baterias, rankings e conteúdos dos bastidores, acesse WorldSurfLeague.com.