Rip Curl WSL Finals retorna para Lower Trestles em 2022
By WSL Latin America | 18 de janeiro de 2022 | noticias, principal
LOS ANGELES, Califórnia/EUA (Terça-feira, 18 de janeiro de 2022) – A World Surf League (WSL) anuncia hoje a praia que vai sediar o Rip Curl WSL Finals esse ano e o calendário atualizado do Championship Tour (CT) de 2022. Como parte do contrato de três anos com a Rip Curl, a segunda edição da decisão dos títulos mundiais no Rip Curl WSL Finals, também será realizada em Lower Trestles, San Clemente, Califórnia, como em 2021. A competição acontece em um único dia, dentro do período de 8 a 16 de setembro, uma época ideal de boas condições para as ondas de alta performance de Lower Trestles.
A temporada 2022 do World Surf League Championship Tour terá dez etapas e a do Brasil será a oitava. O Oi Rio Pro apresentado pela Corona retorna ao calendário depois de 2 anos, na data de 23 a 30 de junho em Saquarema, já na reta final para definir os top-5 e as top-5 do ranking, que vão decidir os títulos mundiais de 2022 em San Clemente.
“A edição inaugural do Rip Curl WSL Finals foi um grande sucesso”, disse o CEO da WSL, Erik Logan. “Ver os 5 melhores do ano se enfrentando em ondas incríveis e os títulos mundiais feminino e masculino sendo decididos no mesmo dia, na água, pela primeira vez, foi muito especial. Esse novo formato cativou nosso público e impulsionou o esporte como nunca visto antes. Foi o dia com a maior audiência digital da história das transmissões ao vivo da WSL. Então, estamos todos empolgados em retornar para Lower Trestles nesta temporada”.
A Rip Curl prossegue com seu compromisso de apoio ao surfe profissional, através do contrato de três anos para a realização do Rip Curl WSL Finals, com sua segunda edição sendo anunciada para o mesmo palco da estreia do evento em 2021.
“Estamos extremamente felizes com a confirmação do Rip Curl WSL Finals por mais um ano em Lower Trestles”, disse Brooke Farris, CEO da Rip Curl. “É uma onda de alta performance e com qualidade internacional, um cenário perfeito para os melhores surfistas do mundo ultrapassarem os limites dentro d´água. A nossa marca nasceu em Bells Beach, na Austrália, mas a Rip Curl tem um legado incrível em Trestles, que é o coração do surfe na Califórnia. Estamos muito animados em continuar construindo a história da Rip Curl nessa parceria com a WSL, para coroar os campeões mundiais absolutos do nosso esporte”.
Novo formato do CT terá todas as etapas combinadas para homens e mulheres competirem
Pela primeira vez na história, todas as etapas do World Surf League Championship Tour formarão um calendário único para as categorias masculina e feminina, mantendo-se a igualdade na premiação para homens e mulheres. O novo formato do CT também apresentará um corte de participantes no meio da temporada, antes de definir os classificados para o Rip Curl WSL Finals em Lower Trestles.
A temporada regular do WSL CT de 2022 terá 10 eventos passando por sete países, começando em janeiro com a realização da primeira etapa 100% masculina e feminina nas lendárias ondas do maior palco do esporte, Banzai Pipeline, no Havaí. Outra atração é o retorno de G-Land, na Indonésia, após 24 anos para os homens e onde as mulheres competirão pela primeira vez.
Já a grande novidade é a estreia de El Salvador no WSL Championship Tour e os/as melhores surfistas do mundo também voltarão ao Brasil após 2 anos, para disputar o Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema. A temporada regular vai até agosto, quando no Taiti serão definidos os top-5 e as top-5 que participarão da segunda edição do Rip Curl WSL Finals em setembro.
Calendário do WSL Championship Tour 2022:
1.a etapa: Jan 29-10 Fev: Billabong Pro Pipeline no Havaí
2.a: Fev 11-23: Hurley Pro Sunset Beach apresentado por Shiseido no Havaí
3.a: Mar 03-13: MEO Pro Portugal em Supertubos, Peniche, Portugal
4.a: Abr 10-20: Rip Curl Pro Bells Beach em Victoria, Austrália
5.a: Abr 24-04 Mai: Margaret River Pro em Main Beach, Western Australia
Corte do meio da temporada: Redução de 36 para 24 participantes na categoria masculina e de 18 para 12 feminina:
6.a: Mai 28-06 Jun: Quiksilver / ROXY Pro G-Land na Indonésia
7.a: Jun 12-20: Surf City El Salvador Pro apresentado pela Corona
8.a: Jun 23-30: Oi Rio Pro apresentado pela Corona em Saquarema, Brasil
9.a: Jul 12-21: Corona Open J-Bay em Jeffreys Bay, África do Sul
10.a: Ago 11-21: Tahiti Pro em Teahupo´o, Taiti
Os top-5 do masculino e as top-5 do feminino disputam os títulos mundiais:
Set 08-16: Rip Curl WSL Finals em Lower Trestles, Califórnia, Estados Unidos
Com novos locais e um circuito renovado, o WSL CT 2022 começará com 36 homens e 18 mulheres participando de cada etapa. No meio da temporada, o número de competidores será reduzido para 24 homens e 12 mulheres. Os top-22 do ranking masculino e as top-10 do feminino, já estarão automaticamente classificados para o CT de 2023 e seguirão disputando as vagas para o Rip Curl WSL Finals na segunda metade do circuito. A quantidade de 24 e 18 participantes será completada por wildcards (convidados), dois homens e duas mulheres em cada etapa, sendo um wildcard indicado pela WSL e o outro pelo evento em cada categoria.
Os rankings para definir quem continuará competindo na segunda metade da temporada, computarão os quatro melhores resultados nas cinco primeiras etapas. Esse será o único descarte do ano, pois os que avançarem, registrarão todos os pontos das cinco últimas etapas, para determinar os top-5 e as top-5 que decidirão os títulos mundiais de 2022 em Trestles. Ou seja, os rankings finais computarão nove das dez etapas realizadas.
Atualizações COVID-19
A saúde e a segurança de nossos atletas, staff e das comunidades locais das competições, são de extrema importância para a WSL, que tem protocolos definidos para serem implementados em todos os eventos. A WSL continua monitorando a pandemia do COVID-19 e trabalhando em colaboração com parceiros governamentais e autoridades de saúde locais, para tomar as melhores decisões visando a segurança e saúde dos atletas do nosso esporte.
Com as complexidades para viagens internacionais durante esta pandemia e a natureza da situação, manteremos a flexibilidade para ajustar nosso calendário, caso haja necessidade. Todas as etapas e datas do circuito estão sujeitas a alterações, devido às restrições aplicáveis relacionadas ao COVID-19. A WSL continua trabalhando em nome dos nossos atletas, para que eles possam viajar com segurança durante toda a temporada de 2022.
Assista Ao Vivo
O Billabong Pro Pipeline vai inaugurar a nova temporada no sábado, 29 de janeiro de 2022. O evento será transmitido AO VIVO pelo WorldSurfLeague.com, pelo WSL app, pelo YouTube da WSL e também pelos canais Sportv no Brasil.
Para mais informações, acesse o WorldSurfLeague.com
SOBRE A WORLD SURF LEAGUE: Estabelecida em 1976, a World Surf League (WSL) é a casa do melhor surf do mundo. Uma empresa global de esportes, mídia e entretenimento, a WSL supervisiona circuitos e competições internacionais, tem uma divisão de estúdios de mídia que cria mais de 500 horas de conteúdo ao vivo e sob demanda, por meio da afiliada WaveCo, empresa que criou a melhor onda artificial de alto desempenho do mundo.
Com sede em Santa Monica, Califórnia, a WSL possui escritórios regionais na América do Norte, América Latina, Ásia-Pacífico e EMEA. A WSL coroa anualmente os campeões mundiais de surf profissional masculino e feminino. A divisão global de Circuitos supervisiona e opera mais de 180 competições globais a cada ano do Championship Tour e dos níveis de desenvolvimento, como o Challenger Series, Qualifying Series e Junior Series, bem como os circuitos de Longboard e Big Wave.
Lançado em 2019, o WSL Studios é um produtor independente de projetos de televisão sem roteiros, incluindo documentários e séries, que fornecem acesso sem precedentes a atletas, eventos e locais globalmente. Os eventos e o conteúdo da WSL, são distribuídos na televisão linear para mais de 743 milhões de lares no mundo inteiro e em plataformas de mídia digital e social, incluindo o WorldSurfLeague.com. A afiliada WaveCo inclui as instalações do Surf Ranch Lemoore e a utilização e licenciamento do Kelly Slater Wave System.
A WSL é dedicada a mudar o mundo por meio do poder inspirador do surfe, criando eventos, experiências e histórias autênticas, afim de motivar a sempre crescente comunidade global para viver com propósito, originalidade e entusiasmo.
Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com
Tags:Billabong Pro Pipeline, CT, featured, Oi Rio Pro apresentado pela Corona, Saquarema, WCT, World Surf League Championship Tour, WSL, WSL Latin America