Títulos sul-americanos Pro Junior serão decididos no Brasil e Peru

By WSL Latin America | 29 de outubro de 2019 | noticias, principal

O calendário recorde de etapas da WSL Latin America para a categoria de surfistas profissionais com até 18 anos de idade, chega em sua reta final com dois eventos decisivos em novembro. Das cinco provas já disputadas, quatro foram no Brasil e uma no Chile. Restam duas para definir os campeões sul-americanos de 2019 e os classificados para o Mundial Pro Junior da World Surf League, três pelo ranking masculino e duas pelo feminino. As inscrições seguem abertas no sistema online do www.wsllatinamerica.com para o Oi Pro Junior Series e para o Oi Longboard Pro, que acontecerão nos mesmos dias 08 a 10 de novembro na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP), como para o Mancora Junior Pro Peru, dias 14 e 15 em Mancora, no norte do Peru.

Das quatro etapas realizadas no Brasil, três foram do Oi Pro Junior Series em palcos históricos do surfe no país. A abertura do novo evento patrocinado pela Oi, para a nova geração do esporte, aconteceu na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, junto com a primeira do Oi Longboard Pro. As outras foram só do Oi Pro Junior Series na Praia de Stella Maris, em Salvador (BA), e a terceira na Praia da Joaquina, em Florianópolis (SC). Além dessas, tiveram mais duas válidas pelo Circuito Sul-americano Pro Junior da WSL Latin America, o Héroes de Mayo Iquique Pro no Chile e o Pena Little Monster na Praia da Taíba, Ceará.

Tainá Hinckel (Foto: Pedro Monteiro / Oi)

O grande destaque do ano é a catarinense Tainá Hinckel, que venceu três das quatro etapas que disputou. No Oi Pro Junior Series está invicta, levando os troféus de campeã no Rio de Janeiro e em Salvador. Também ganhou o Pena Little Monster no Ceará e ficou em terceiro lugar nas semifinais do Héroes de Mayo Iquique Pro no Chile, mas não pôde participar da quinta etapa, o Oi Pro Junior Series de Florianópolis. Mesmo com um resultado a menos, Tainá lidera o ranking com folgas para repetir seu título sul-americano de 2016 e já está garantida para mais um Mundial Pro Junior da WSL, na última semana de novembro em Taiwan.

A outra vaga está sendo disputada principalmente pelas surfistas que ainda têm chances matemáticas de título sul-americano, as brasileiras Julia Duarte e Isabela Saldanha e as peruanas Daniella Rosas e Sol Aguirre, bicampeã sul-americana em 2017 e 2018. A carioca Julia Duarte tirou o segundo lugar no ranking de Sol Aguirre na etapa passada, a terceira do Oi Pro Junior Series em Santa Catarina, mesmo ficando nas semifinais. A vencedora foi a paulista Isabela Saldanha, atleta do Instituto Medina que vai competir em casa em Maresias. As peruanas Sol Aguirre e Daniella Rosas, também terão a oportunidade de decidir em casa a segunda vaga para o Mundial, no Mancora Junior Pro Peru na semana seguinte.

Daniel Templar na Praia da Joaquina (Foto: Marcio David / Oi)

BATALHA ABERTA – Já na categoria masculina, a batalha tanto para o título sul-americano, como pelas três vagas para o Mundial, está completamente aberta. O surfista de Saquarema, Daniel Templar, lidera o ranking com 2.440 pontos e até o 36.o colocado na classificação atual, ainda tem chances matemáticas de ultrapassar essa marca nas duas últimas etapas. A diferença de pontos é bem pequena, principalmente entre os quatro primeiros. O catarinense Lucas Vicente está em segundo lugar com 2.310 pontos, seguido pelo potiguar Mateus Sena com 2.220 e o paulista Daniel Adisaka com 2.125.

A briga principal pelo título de melhor surfista profissional da América do Sul com até 18 anos, pode incluir ainda o peruano Raul Rios, que ocupa a quinta posição no ranking com 1.790 pontos, o catarinense Leo Casal em sexto lugar com 1.780, os paulistas Fernando Junior em sétimo com 1.775 e Eduardo Motta em oitavo com 1.720. Já a lista dos que ainda podem conseguir uma das três vagas no Mundial Pro Junior é bem mais extensa, com muitos tendo chances com os 2.000 pontos em jogo no Oi Pro Junior Series e no Mancora Junior Pro Peru.

Chloe Calmon (Foto: Pedro Monteiro / Oi)

DECISÃO DO LONGBOARD – Na Praia de Maresias, agora em novembro, os melhores surfistas com até 18 anos do continente, voltarão a competir junto com as estrelas dos pranchões, como no primeiro Oi Pro Junior Series no Rio de Janeiro. Nesta última etapa, o Oi Longboard Pro decide os títulos sul-americanos de Longboard da WSL Latin America. Os dois eventos patrocinados pela Oi, são os únicos da modalidade na América do Sul esse ano.

A carioca Chloé Calmon lidera o ranking mundial da World Surf League e largou na frente na busca pelo seu igualmente primeiro título sul-americano, com vitória na Barra da Tijuca. O peruano Piccolo Clemente, bicampeão mundial e tri sul-americano, também venceu o Oi Longboard Pro na capital carioca e ambos estão confirmados para competir nas ondas da Praia de Maresias, em São Sebastião. Não só eles, como os atuais campeões sul-americanos, o carioca Phil Rajzman e a pernambucana já tricampeã, Atalanta Batista, além de mais destaques do longboard brasileiro e de outros países da América do Sul.

Ainda existem vagas para completar o limite de participantes nas categorias masculina e feminina nas duas etapas decisivas da categoria Pro Junior, bem como para o Oi Longboard Pro, que podem ser feitas pelo sistema online no www.wsllatinamerica.com

———————————————————–

João Carvalho – WSL Latin America Media Manager – jcarvalho@worldsurfleague.com

———————————————————–

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE – A World Surf League (WSL) tem como objetivo celebrar o melhor surfe do mundo nas melhores ondas do mundo, através das melhores plataformas de audiência. A Liga Mundial de Surf, com sede em Santa Mônica, na Califórnia, atua em todo o globo terrestre, com escritórios regionais na Austrália, África, América do Norte, América do Sul, Havaí, Europa e Japão.

A WSL vem promovendo os melhores campeonatos do mundo desde 1976, realizando mais de 230 eventos globais masculinos e femininos no ano para definir os campeões mundiais do World Surf League Championship Tour, Big Wave Tour, Redbull Airborne, Qualifying Series e das categorias Junior e Longboard, além do WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte, enquanto incentiva a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Os principais campeonatos de surf do mundo são transmitidos ao vivo pelo www.worldsurfleague.com e pelo aplicativo grátis da WSL. A World Surf League é pioneira em streaming online para uma enorme legião de fãs apaixonados e interessados em ver as grandes estrelas, como Kelly Slater, Stephanie Gilmore, John John Florence e muitos brasileiro, como Gabriel Medina, Adriano de Souza, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Silvana Lima, Tatiana Weston-Webb, competindo no campo de jogo mais dinâmico e imprevisível de todos os esportes no mundo.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.

———————————————————–

TOP-10 DO SUL-AMERICANO PRO JUNIOR MASCULINO – 5 etapas:

01: Daniel Templar (BRA) – 2.440 pontos

02: Lucas Vicente (BRA) – 2.310

03: Mateus Sena (BRA) – 2.220

04: Daniel Adisaka (BRA) – 2.125

05: Raul Rios (PER) – 1.790

06: Leo Casal (BRA) – 1.780

07: Fernando Junior (BRA) – 1.775

08: Eduardo Motta (BRA) – 1.720

09: Uriel Sposaro (BRA) – 1.675

10: Cauã Costa (BRA) – 1.400

—-ranking completo no link:

https://www.worldsurfleague.com/athletes/tour/mjun?regionId=8&year=2019

TOP-10 DO SUL-AMERICANO PRO JUNIOR FEMININO – 5 etapas:

01: Tainá Hinckel (BRA) – 3.560 pontos

02: Julia Duarte (BRA) – 2.760

03: Sol Aguirre (PER) – 2.685

04: Isabela Saldanha (BRA) – 2.630

05: Coco Cianciarulo (ARG) – 2.190

06: Maju Freitas (BRA) – 1.980

07: Daniella Rosas (PER) – 1.870

08: Pamella Mel (BRA) – 1.210

09: Alessia Moro (PER) – 1.180

10: Lara Barrios (PER) – 1.115

—-ranking completo no link:

https://www.worldsurfleague.com/athletes/tour/wjun?regionId=8&year=2019

TOP-10 DO RANKING SUL-AMERICANO DE LONGBOARD – 1 etapas:

01: Piccolo Clemente (PER) – 1.000 pontos

02: Alexandre Escobar (BRA) – 750

03: Julian Schweizer (URU) – 560

03: Jefson Silva (BRA) – 560

05: Phil Rajzman (BRA) – 420

05: Rodrigo Sphaier (BRA) – 420

07: Rodrigo Sousa (BRA) – 395

07: Pedro Ribeiro (BRA) – 395

09: Carlos Bahia (BRA) – 300

09: Jeferson Silva (BRA) – 300

09: Marcelo Freitas (BRA) – 300

09: Wenderson Biludo (BRA) – 300

TOP-10 DO RANKING FEMININO DE LONGBOARD – 1 etapa:

01: Chloe Calmon (BRA) – 1.000 pontos

02: Maria Fernanda Reyes (PER) – 750

03: Jasmim Avelino (BRA) – 560

03: Evelin Neves (BRA) – 560

05: Atalanta Batista (BRA) – 420

05: Cristiana Pires (BRA) – 420

07: Aline Adisaka (BRA) – 395

07: Ayllar Cinti (BRA) – 395

09: Monique Pontes (BRA) – 300

09: Maina Thompson (BRA) – 300

09: Shayana Avelino (BRA) – 300

09: Eliane Andrade (BRA) – 300

 

Tags:, , , , , , , , , , , , , , , , , ,